TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A aliança mercadológica entre a associação Sul – Mato

Por:   •  6/4/2015  •  Seminário  •  1.580 Palavras (7 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 7

A aliança mercadológica entre a associação Sul – Mato - Grossense de Produtores de novilho Precoce com a Rede Carrefour de Supermercados 

Autores: Silvia M.Q. Caleman

             Fábio Gilberto Gonzalez

             Renato Luiz Sproesser 

      O Sistema Agroindustrial (SAG) da carne bovina brasileira tem demonstrado nos últimos anos avanços significativos na produção. Entre 1994 e 2002 a produção e a exportação de carne bovina no Brasil sofreram um crescimento significativo.

      Diversos fatores contribuíram para o aumento da produção e exportação de carne bovina no Brasil. As ações desenvolvidas para prevenção da febre aftosa, a constatação da segurança representada pela produção a pasto do boi, os quais são fatores que atribuem segurança do alimento, gerando o desenvolvimento da marca “brazilian beef”, que, que coroa este conjunto de iniciativas para a inserção competitiva da carne bovina nos mercados internacionais.

      Em contraponto a esta realidade, o SAG da carne bovina enfrenta ainda uma série de dificuldades como o abate clandestino, baixos índices produtivos, ineficiência na cadeia de frios, entre outros estrangulamentos tradicionalmente citados pela literatura especializada. Em consonância aos avanços observados pela busca de um melhor posicionamento internacional do produto carne bovina, observa-se uma face transformadora deste SAG, representado pelas iniciativas em prol de uma melhor coordenação ao longo da cadeia produtiva de modo a atender consumidores internos mais exigentes (Bankuti et all,1999).

      As Alianças Mercadológicas são exemplos de iniciativas que buscam a coordenação desta cadeia produtiva. Os resultados aferidos por alianças mercadológicas no âmbito dos Programas de Novilho Precoce compreendem uma série de vantagens, e finalmente, para os consumidores inúmeras vantagens, e finalmente, para os produtores rurais a maior rentabilidade.

      Inúmeros são os exemplos de Alianças Mercadológicas que se desenvolvem nos últimos anos no Brasil, mas são diversos os fatores que dificultam a perpetuação destas Alianças Mercadológicas.

      A compreensão dos modelos de coordenação de Sistemas Agroindustriais (SAG) é fator determinante para a identificação de estratégias mais efetivas para o alcance de objetivos específicos, aqui definidos como a busca por maior competitividade para a cadeia produtiva da carne bovina.

      As Alianças Mercadológicas se apresentam como uma alternativa para a promoção de relações mais harmoniosas e convergentes em prol de melhores resultados para a cadeia como um todo. O objetivo é garantir vantagens a todos os segmentos, de modo a construir uma relação baseada em transparência e confiança.

      Observa-se que a força motriz de uma aliança mercadológica é a disposição do consumidor em reconhecer um produto dito diferenciado e, em conseqüência, pagar um “prêmio” por isto.

      Várias experiências com alianças mercadológicas vêem sendo desenvolvidas no Brasil, no sentido de se reduzir os custos de transação e de trazer um produto que o consumidor tenha uma percepção de qualidade diferenciada.

      O grande objetivo dessas alianças é fazer com que os agentes produtores sejam melhores remunerados. O foco das experiências sempre foi o mercado interno, uma vez que a lógica dessas experiências busca um diferencial de preços no varejo e procurou o envolvimento de grandes redes de supermercados (Rocha, 2001). As alianças podem ser coordenadas por Associações ou Grupos de Produtores ou Entidades representativas.

      As alianças podem ser coordenadas por Frigoríficos ou empresas de Carnes Processadas, como no caso do Programa Mafrig de Qualidade e o Projeto Braslo. O programa Mafrig de Qualidade surgiu em virtude das demandas por carne especializadas por churrascarias do Rio de Janeiro e São Paulo. Vem sendo apoiado pelo FUNDEPEC. O programa busca abater animais jovens de no mínimo 30 meses com espessura de gordura de 6 mm e peso de carcaça acima de 260 Kg pagando um diferencial de 3% de ágil ao produtor. O frigorífico atua com plantas em Promissão-SP e Bataguassu-MS.

      O Projeto Braslo se baseia no fornecimento de animais com um rendimento ótimo de desossa e de cortes dianteiros de alto padrão de qualidade para a Rede Mc Donald’s. o programa está em fase de desenvolvimento, e estão sendo feitos contatos com pecuaristas e frigoríficos no sentido de se chegar a um denominador comum para que se estabeleça padrões de qualidade e de processos de produção.

      A Associação Sul-mato-grossense de Produtores de Novilho Precoce - ASPNP, sediada em Campo Grande – MS, foi fundada em 1998 por um grupo de pecuaristas, visando atender a crescente demanda por carne bovina de qualidade comprovada e com identificação de origem, nos mercados nacional e internacional.

Os animais da aliança com a Rede de Supermercados Carrefour são abatidos no Frigorífico Marfrig, em Ribas do Rio Pardo – MS e os produtos com garantia de origem (GO) são distribuídos pela rede em São Paulo e demais Estados do Brasil.

      O Pecuarista e o Carrefour elegem em comum acordo o Frigorífico Marfrig como comprador de animais e fornecedor de carnes. O Pecuarista vende os animais ao Frigorífico Marfrig do qual o Carrefour compra a carne. O abate e a classificação são acompanhados por um fiscal da fazenda, ou pelo Médico Veterinário, Zootecnistas ou Agrônomos do Carrefour. A maturidade máxima é o animal “J4”, ou seja, desde dentes de leite a 4 (quatro) dentes completos. A espessura da gordura de cobertura é avaliada segundo as normas de tipificação de carcaça do Ministério da Agricultura: mínimo de 3 mm e máximo de 10 mm.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (170.3 Kb)   docx (34.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com