TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Regional Sul Mato Grossense: Aspectos do conteúdo regional nas escolas de Dourados.

Por:   •  20/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.864 Palavras (8 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 8

História Regional Sul Mato Grossense: Aspectos do conteúdo regional nas escolas de Dourados.

INTRODUÇÃO:

Este projeto de pesquisa é voltado à área de ensino e tem por definição traçar uma linha de raciocínio entre os vários temas relacionados a história regional nós livros didáticos das escolas públicas de Dourados – MS e suas reais relevâncias. “Definir o tema é pensar o objeto e não apenas escolher um assunto. Neste sentido a definição não é um ato só inicial: ela se articula com a problematização, formando com esta momentos e expressões de um único movimento” (Vieira, 2003: 30)

Através da reflexão acima exposta pelas autoras Maria Vieira, Maria Peixoto e Maria Khoury fica fácil entender a função e o objetivo que um tema tem dentro de qualquer seguimento, deste modo o mote acima além de trazer à tona a história regional vai trazer como recorte espacial a cidade de Dourados-MS entre os anos de 2000 a 2010 no qual serão analisadas três escolas distintas, são elas: Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, Escola Estadual Presidente Getúlio Vargas e Escola Estadual Castro Alves entre as séries do Fundamental e Médio, mais especificamente entre o 6º ano até o 3º colegial.

O exercício de qualquer profissão é técnico, no sentido em que é necessária a utilização de técnicas para executar as operações e ações próprias. Assim, o médico, o dentista necessita desenvolver habilidades específicas para operar os instrumentos próprios de seu fazer. O professor também. (PIMENTA / LUCENA LIMA, 2004: 37)

Para tal será necessário um exercício das técnicas e abordagem essenciais, como cita Pimenta, para uma construção técnica de um texto minimamente coeso e coerente. Assim sendo quem melhor que profissional da área da história para fazer o entendimento das relações humanas e as fontes, neste caso a correlação entre alunos e a história regional vigente nos livros didáticos e deste modo avaliar também seus objetivos e dinâmicas associadas.

JUSTIFICATIVA:

O livro didático constitui a principal fonte de informação impressa e utilizada por grande parte dos professores e dos alunos brasileiros, sobretudo daqueles que tem menor acesso aos bens econômicos e culturais. Nesse sentido, o livro didático tem papel fundamental no processo de escolarização e letramento em nosso país, ocupando na prática muitas vezes o papel de principal referência para a formação e inserção no mundo da escrita.

Trata-se de um tema pouco explorado que visa a observação, discussão, comparação e relevância efetiva dos conteúdos que tratam do tema: História regional sul-mato-grossense. Outro aspecto importante desse estudo é a conclusão da real assimilação desses temas, através de um simples questionamento sobre o que os alunos compreendem e se recordam quando confrontados com os temas sobre suas aulas de história regional, assim como sua identificação pessoal quanto aos dados tratados para que desta forma possam cumprir de maneira plena sua cidadania somado a uma construção proveitosa e consciênte de seu entorno social, consciência social esta que não deve ser considerada uma via única para a construção de uma sociedade mas sim como parte de um conjunto de várias outras consciências que se identificam dentro da mesma cidade e realidade onde residem. Neste caso a cidade de Dourados-MS. Afinal dizia Bronislaw Baczko em sua obra “Imaginação Social”:

Os imaginários sociais constituem outros tantos pontos de referência no vasto sistema simbólico que qualquer colectividade produz e através da qual, como disse Mauss, ela se percepciona, divide e elabora os seus próprios objectivos. É assim que, através dos seus imaginários sociais, uma colectividade designa a sua identidade; elabora uma certa representação de si; estabelece a distribuição dos papéis e das posições sociais; exprime e impõe crenças comuns; constrói uma espécie de código de ‘bom comportamento’, designadamente através da instalação de modelos formadores tais como o do ‘chefe’, o “bom súbdito”, o ‘guerreiro corajoso’, etc. (Baczko, 1985: 309)

Neste sentido podemos concluir que um estudo voltado ao tema proposto se justifica por si só, uma vez que se faz sempre necessário um parecer técnico sobre qualquer que seja o assunto em pauta no âmbito escolar, ou seja, na fundação de um indivíduo. Deste modo o estudo dos livros didático e seus temas serão os principais alvos dessa investigação e que darão, portanto, sustentação ao projeto, ainda mais quando essas fontes, no caso os livros didáticos, são tão abundantes dentro das estruturas escolares.

OBJETIVO:

Analisar os livros didáticos e compreender o contexto onde o mesmo está inserido.

• Levantar e cruzar os dados referentes ao conteúdo da história regional sul-mato-grossense com ênfase nos temas colocados em sala de aula das escolas do sistema público da cidade de Dourados,

• Observar o resultado de tais temas para a vida efetiva dos estudantes para que possamos entender e responder questões como: Os temas propostos pelo livro didático sobre a história regional dão conta de expor todos os pontos relevantes para um aprendizado até os tempos atuais? Os temas expostos sobre a história regional fazem jus ao que se é cobrado pela Universidade Federal da cidade, a UFGD? E por fim será que tais temas propostos dariam conta de tornar os estudantes mais conscientes e entendedores da própria história local?

• Expor se tal aprendizado faz parte do projeto político pedagógico das escolas envolvidas para deste modo mensurar sua viabilidade como aprendizado.

QUADRO TEÓRICO:

Para fundamentar o estudo acima será necessário um levantamento dos diferentes livros didáticos, principal fonte desse estudo, voltados ao assunto durante o período temporal proposto, o cruzamento de dados dos mesmos para averiguação do que se manteve e o que se alterou, no que diz respeito aos temas sobre a história regional, para que desta forma se possa apontar um panorama teórico-metodológico sobre a real necessidade do ensino de tais tema no sistema público de ensino.

Os manuais didáticos se tornaram instrumentos para auxiliar o professor e, principalmente, para formá-lo de acordo com as novas necessidades postas para a escola, pois expressavam também os valores, os conhecimentos considerados necessários para a formação das crianças e jovens, e, por meio de seus textos e suas imagens, a instituição escolar poderia construir consensos e homogeneidade cultural. (Vera Teresa, 2010, p. 168)

Reforço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com