TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMOSTRAGEM DE COLETA DE INVERTEBRADOS EM QUATRO ÁREAS DISTINTAS

Por:   •  2/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.845 Palavras (8 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO[pic 1]

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E ENGENHARIAS

CHANSISLAYNE GABRIELA DA SILVA - 2016102498

IOHARA WERNECK MENDONÇA - 2016102499

ISADORA MARIA SANTANA VIOLETTI - 2016102493

MARIA EDUARDA FLEGLER KUSTER - 2016102501

AMOSTRAGEM DE COLETA DE INVERTEBRADOS EM QUATRO ÁREAS DISTINTAS

ALEGRE – ES

 2016

  1. INTRODUÇÃO

O trabalho abordará animais invertebrados, mas o que seria dizer invertebrado?

Os animais invertebrados, pertencentes ao Reino Animalia, correspondem aqueles que não possuem crânio, nem coluna dorsal. Em muitos casos, possuem corpo mole, entretanto há alguns, como os artrópodes, que são conhecidos por possuírem um exoesqueleto de calcário, associado às funções do esqueleto interno dos vertebrados, com o objetivo de sustentação, maior facilidade para locomoção, bem como o de proteção.

De acordo com o local onde vivem, alguns invertebrados são terrestres (formiga, caracóis, minhocas), muitos voam (moscas, joaninhas, gafanhotos), há ainda os aquáticos, tanto de água doce como salgada (camarão, siri, polvo e estrela do mar). Além disso, alguns vivem no corpo humano e de outros animais: são chamados parasitas (pulga e piolho).

Os invertebrados não enfeitam o mundo, mas o constroem silenciosamente. Estão envolvidos em todos os processos básicos de um ecossistema. Produzem, sintetizam, e distribuem nutrientes. Polinizam plantas. Fertilizam, drenam e aeram o solo.

O ciclo de nutrientes depende dos invertebrados, uma vez que são eles que fazem a decomposição da matéria orgânica e o transporte de minerais.

Eles estão na base da cadeia alimentar dos mais diferentes habitats. E em alguns casos eles são o hábitat, como as colônias de corais, que são o lar de várias espécies de peixes.

A amostragem desses animais é importante para ser estudado e fazer análise de suas populações, principalmente em relação ao um plantio é extremamente indispensável para saber se o mesmo não pode se tornar uma praga e causar danos ao cultivo e o produtor ter prejuízos na produção.

1.2 Objetivos

1.2.1 Objetivo geral

Coletar invertebrados utilizando quatro métodos distintos: ativa, pitfal, serapilheira e armadilha de água.

1.2.2 Objetivos específicos

  • Conhecer a diversidade de animais dos locais amostrados;
  • Comparar eficiência de cada método;
  • Observar a diversidade de animais que cada armadilha pode coletar;
  • Aprender os meios corretos de fazer coleta de animais;
  • Aplicar diferentes técnicas de coleta de animais;
  • Preparar, identificar e armazenar os animais coletados.

2. REVISÃO DE LITERATURA

2.1. Coleta de amostragem da serapilheira

Segundo Godinho e colaboradores (2013) afirma que a serapilheira pode ser encontrada em camadas, sendo os resíduos orgânicos que fica sobre o solo, como: galhos, folhas, furtos, sementes e podendo ser encontrado algumas espécies de invertebrados e seus dejetos. Para fazer a coleta, a serapilheira é colocada no saco plástico específico, levada para laboratório a fim de se observar melhor. A amostra é posta na mesa e analisada para ver se tem algum animal presente.  

2.2. Coleta de armadilha de água

Segundo Krug e Alves-dos-Santos (2008) afirma que a armadilha de água utiliza recipientes coloridos, podendo ser pratos ou bandejas, devido a cor chama atenção do animal, dentro dele é colocado uma solução com água e detergente, sendo em média 150 ml de água para 4 a 5 gotas de detergente. A mesma deve ser colocada sobre o solo e deixar um determinado período de tempo para que o animal seja capturado, depois da captura do mesmo, deve ser levado para um laboratório, para poder ser conservado.

2.3. Coleta ativa

Segundo Jordão (2003) afirma que a coleta ativa exige a presença do coletor, para fazer a mesma com auxílio de alguns instrumentos como: pinça, pincel, rede entomológica e o frasco mortífero, nele contém um algodão umedecido com éter ou acetato de metila e envolvido com um papel toalha, o animal deve ficar o frasco em média trinta minutos, sendo de acordo com o tamanho do animal coletado, depois da sua morte pode ser conservado.

2.4. Coleta pitfal

Segundo Araújo e colaboradores (2010) afirma que no solo há uma diversidade de animais invertebrados presente e com a armadilha pitfal é possível fazer a coleta dos mesmos. O recipiente coletor vai depender do tamanho do animal a ser coletado e o produto colocado dentre dele também, podendo ser água e detergente, álcool ou uma isca e caso ele for ficar mais que vinte quatro horas em campo sem deve ser colocado formol para que a coleta não entre em decomposição. A armadilha dever ser colocada de jeito que coincidi com nível do solo, assim os animais não perceberam e ajudaram na captura deles.

2.5. Conservação dos animais

Segundo Gallo e colaboradores (2002) a conservação pode ser em via líquida ou via seca. A via liquida é feita com álcool 70%, colocado em um frasco, sendo de acordo com o tamanho do animal a ser amostrado e ele dever ser todo coberto com álcool, na via seca os animais são alfinetados com alfinetes entomológicos, sendo em cima de um isopor ou bloco de montagem, junto deve ter uma etiqueta de identificação e localização.

3. METODOLOGIA

O projeto foi realizado em quatro áreas distintas:

Área 1 

A coleta realizada na área 1 foi a pitfal, localizada na comunidade de São Jorge, no município de Brejetuba, ES.

Foi colocado 5 copos plásticos na distância de 1,5 metros de cada um, no plantio de palmito, foi cavado com enxadão um buraco para colocar o copo, assim ele ficou no nível do solo, nele continha água e gotas de detergente, foi deixado no local na parte da tarde e no outro dia foi retirado e colocando os animais coletados no álcool 70% para ser conservados até no dia 30 de maio de 2016 que foi armazenado corretamente e fazendo uma etiqueta localização e identificação, no laboratório zoologia do CCA-UFES.      

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (150.9 Kb)   docx (96.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com