TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quatro coisas pequenas, porém sábias

Tese: Quatro coisas pequenas, porém sábias. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2013  •  Tese  •  5.078 Palavras (21 Páginas)  •  713 Visualizações

Página 1 de 21

Quatro coisas pequenas, porém sábias

Há quatro coisas na terra que são pequenas, entretanto, são extremamente sábias: As formigas, criaturas sem força, todavia no verão preparam a sua comida; os coelhos, criaturas de pequeno poder, contudo fazem a sua casa nas rochas; os gafanhotos não têm rei, porém todos saem, e em bandos se repartem; a lagartixa apanha-se com as mãos, contudo anda nos palácios dos reis (Provérbios 30:24-28).

Nos pequenos frascos, é que encontramos os melhores perfumes, diz o ditado popular. Encontramos grandes tesouros escondidos nas pequenas coisas. Pequenas coisas que, erroneamente, denominamos de normais. O sorriso de uma criança, um abraço de um amigo ou um carinho de alguém que amamos, são pequenos atos e grandes sentimentos que palavras não poderiam expressar sua essência. É exatamente isto que este texto quer nos ensinar. Encontramos pequenos animais e insetos que foram dotados de tamanha sabedoria que mereceu um espaço na Bíblia para demonstrá-la. Pequenas “coisas” que são aptas para ensinar até os maiores sábios da terra. São irracionais, porém, dotados de instintos naturais, peculiares de cada um. A Palavra de Deus nos propõe algo possível, nós, seres humanos, racionais, podemos aprender algumas atitudes que, muitas delas, não são “instintos naturais”, mas sim, uma necessidade para vivermos uma vida de sabedoria. Temos muito que aprender com esses “bichinhos”. Grandes mistérios estão contidos nesta passagem Bíblica e espero que você, leitor, receba esta palavra revelada, em nome de Jesus.

1. As Formigas

“As formigas, criaturas sem força, todavia no verão preparam a sua comida;” (Provérbios 30:25)

O Formigueiro é algo muito interessante. Vários compartimentos, “guardas por todos os lados”, depósitos de comida, uma organização extraordinária. A sabedoria da formiga consiste, além de sua organização, na sua persistência. “Criaturas sem força” aparentemente, pois, algumas espécies podem carregar um objeto dez vezes mais pesado que o próprio corpo. É por isso que vemos aquelas formiguinhas carregando galhos, de um lado para o outro, e quando uns destes galhos caem, ela persiste, insiste em pega-los de volta. Se desistir de levar, não terá seu alimento para o inverno.

Como estamos levando nossas “cargas” do dia-a-dia? Com persistência? Quero dizer para você leitor, que tem falado que seus problemas são maiores do que você possa suportar: - não são, há uma palavra de Deus para você que está desta maneira, Ele não permitirá que esta carga seja mais forte do que a sua estrutura! “Não veio sobre vós tentação, senão humana. E fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar”. (I Coríntios 10:13)

Este problema na família, no casamento, no seu trabalho... Não desista de lutar, Deus te dará o escape! Talvez você esteja pensando: “Este problema é mais forte do que eu!”. Não fale assim, Deus não permitiria que isso acontecesse, Ele tem algo ainda melhor para você. “Vinde a mim todos aqueles que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mateus 11:28-30)

Jesus oferece uma troca entre nosso jugo sofredor e nosso fardo pesado por um jugo suave e um fardo leve. Jesus quer trocar a tristeza do homem pela a alegria do Espírito Santo, Ele quer trocar o choro pelo sorriso, a tempestade pela bonança. Cabe ao homem aceitar essa troca e dar o primeiro passo em direção à sua felicidade.

Existem alguns tipos de jugo, prisões ou algemas, que nós mesmos causamos como dívidas, promessas não cumpridas, entre outros embaraços.Existe também o jugo de Satanás que vem para roubar, matar e destruir. Muitos estão presos, com uma carga pesada de vícios, tristezas, depressões e muitos outros males que satanás colocou.

Jesus quer tirar esta carga pesada do homem e dar uma leve. Não desista de lutar, Deus está no controle da sua vida e não deixará que você padeça diante das cargas que estejam em suas costas.

Outra coisa que observamos nas formigas, é a sua prudência. Trabalha durante o verão e no inverno, tem o seu alimento. A formiga pensa no futuro, agindo no presente. Pesquisas francesas mostram que, o homem coloca 65% de sua capacidade intelectual no passado. Lembra-se de suas dores, suas lutas, decepções e sucessos do passado. Igualmente a mulher de Ló que olhou para trás e se transformou numa estátua de sal, encontramos pessoas estáticas, paradas como estátuas, num tempo que não volta mais. É por isso que encontramos ex-empresários que têm medo de investir outra vez, mulheres que têm medo de se relacionar com alguém novamente e muitos outros casos de pessoas que estão paradas e impossibilitadas de andar, de seguir a diante, com medo do cenário se repetir como foi no passado. Estas mesmas pesquisas mostram que o homem coloca 30% de sua capacidade no futuro. Ansiedade e inquietude tomam conta do coração do homem. É tanta preocupação com o futuro, que se esquece de agir no presente. E por fim, estas pesquisas mostram que o homem investe apenas 5% de sua capacidade no presente. Totalmente fora do contexto Bíblico, onde aprendemos com a formiga, a agir no presente para garantir o futuro.

Há pessoas que comem todo o seu alimento no verão e quando chega o inverno, não têm alimento. São aqueles que gastam mais do que ganham, aqueles que não devolvem seus dízimos, são aqueles que podem estudar e não querem, são aqueles que querem aproveitar o tempo presente e esquecem-se do futuro (lembra-se da estória da formiga e da cigarra?).

Pensar no futuro, agindo no presente, significa também se preparar para enfrentar os dias de tentações e adversidades. Vejamos como Jesus se preparou para enfrentar o dia da tentação: “Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto, onde por quarenta dias foi tentado pelo diabo. Naqueles dias não comeu coisa alguma, e terminados eles, teve fome.” (Lucas 4:1-2)

Três coisas fez Jesus “no verão” (presente) para enfrentar o “inverno” (futuro).

1. Jesus cheio do Espírito Santo. Uma pessoa cheia do Espírito Santo é uma pessoa de oração. Se quisermos prevalecer no momento de “inverno” temos de ter uma vida de oração. Oração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com