TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amostragem Dos Agentes Quimicos

Exames: Amostragem Dos Agentes Quimicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2013  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  2.065 Visualizações

Página 1 de 2

Amostragem dos agentes químicos

Amostragem dos agentes químicos na verdade, é um grande processo quantitativo que determina as concentrações e vem a ser comparados com os limites de exposição que são valores teto e máximo, níveis de ação, limite de tolerância, dentre outros no ambiente de trabalho. E para que se realize a estimativa dos níveis de contaminação dos agentes se deve contar com métodos analíticos, pessoal treinado, laboratórios especializados e instrumentos. Feita esta comparação, podemos fazer a identificação e medidas de controle, que gradativamente possam minimizar ou eliminar a dispersão dos agentes químicos no ambiente de trabalho, reduzindo a exposição a qual se encontram diversos trabalhadores, e fazendo verificações de que a exposição dos mesmos possa ocorrer em concentrações que sejam aceitáveis, ou seja, exposições abaixo do nível de ação, por isso é de extrema importância avaliar o ambiente de trabalho.

Com relação às amostragens dos agentes químicos mais frequentes temos: amostras consecutivas em jornada integral, instantânea e integral da jornada de trabalho; Também têm como objetivos de extrema importância: determinar se existe risco à saúde dos trabalhadores, avaliar a eficiência das medidas de controle adotadas, fornecer subsídios para o dimensionamento da proteção, estabelecer relações entre a exposição e seus efeitos à saúde.

Ao serem feitas amostragens para coleta de algum elemento ou substância, prioriza- se que os resultados das análises das amostras, representem as condições do ambiente como: o porquê de avaliar, a quem amostrar, o momento da coleta, a periodicidade, o tipo de amostra, a quantidade de amostras, e o procedimento a ser adotado.

O período das amostragens é função das concentrações verificadas no primeiro monitoramento, podem vir a ser: a cada três meses, seis meses ou anual, dependendo sempre das características do agente químico e do local de trabalho.

Verificando as amostragens dos agentes químicos, seguindo as etapas de avaliação, e reconhecimento dos riscos, teremos a escolha da melhor maneira de avaliar e buscar um bom resultado que leve a um ambiente de trabalho saudável, com trabalhadores saudáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com