TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Por:   •  1/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.302 Palavras (18 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

VENCER SEMPRE

Polo São Vicente 2022

VENCER SEMPRE

Nome: GUILHERME RIBEIRO TAVARES FARIAS MAGNO

RA: 2112469

Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Semestre: 3° SEMESTRE

Polo São Vicente 2022

A elaboração do presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de reserva de equipamentos de informática para uma escola particular local. O trabalho busca acompanhar o desenvolvimento do sistema desde a sua fase mais inicial, desde a definição de nicho e mercados de atuação da fábrica de software, até a análise de requisitos funcionais e não funcionais do projeto a ser desenvolvido, o design dos protótipos de alta e baixa fidelidade das telas do aplicativo para validação de ideias e prova de conceito. Durante o desenvolvimento e arquitetura do projeto foram estabelecidos padrões para garantir a qualidade do sistema em todas as fases de seu ciclo de vida, visando facilitar o desenvolvimento e a manutenção do sistema, seguindo as normas e as boas práticas estabelecidas pelo MPS-BR (Melhoria no Processo de Software Brasileiro). Foram desenvolvidos roteiros de testes a fim de garantir a qualidade do produto final e evitar gastos futuros com manutenção. O desenvolvimento e a arquitetura do projeto ambos foram desenhados de acordo com o paradigma Orientado a Objetos, garantindo um software extensível, manutenível, com aplicação real e que resolve problemas reais, reutilizável e confiável.

Palavras chaves: desenvolvimento, software, qualidade, testes, arquitetura, sistema

The objective of the present work is to develop a computer equipment reservation management system for a local private school. The work seeks to follow the development of the system from its initial phase, from the definition of the niche and markets of the software factory, to the analysis of functional and non-functional requirements of the project to be developed, the design of high and low fidelity prototypes of the application screens to validate ideas and proof of concept. During the project's development and architecture, standards were established to ensure the system's quality in all phases of its life cycle, aiming to facilitate the system's development and maintenance, following the standards and good practices established by the MPS-BR (Brazilian Software Process Improvement). Test scripts were developed in order to guarantee the quality of the final product and avoid future maintenance costs. The development and architecture of the project were both designed according to the Object-Oriented paradigm, ensuring an extensible, maintainable, real application software that solves real problems, reusable and reliable.

Keywords: development, software, quality, tests, architecture, system.

  1. INTRODUÇÃO        5
  2. ECONOMIA E MERCADO        5
  1. MERCADO CONSUMIDOR        5
  2. Estabelecendo relações contratuais        6
  1. SOBRE O DESENVOLVIMENTO        7
  1. METODOLOGIA DE QUALIDADE        7
  2. MPS-BR        8
  1. Níveis de maturidade        8
  1. O SOFTWARE        9
  1. REGRAS DE NEGÓCIO        9
  2. REQUISITOS FUNCIONAIS        9
  3. REQUISITOS NÃO FUNCIONAIS        10
  1. IHMS DESCRITIVOS        11
  2. SOBRE POO        18
  1. OBJETOS E CLASSES        18
  2. HERANÇA        19
  3. POLIMORFISMO        20
  1. ROTEIRO DE TESTES        20
  2. CONSIDERAÇÕES FINAIS        24
  3. REFÊRENCIAS        25
  1. INTRODUÇÃO

A internet e a informatização, têm se tornado cada vez mais parte do dia a dia e da rotina de toda a população, seja para o entretenimento e diversão ou para a facilitação de processos e atividades antes realizadas manualmente. Smartphones, computadores e uma infinidade de outros equipamentos tecnológicos e inteligentes estão cada dia mais presentes no nosso cotidiano, facilitando nossas vidas e acelerando processos.

Tendo em vista essa evolução, o Colégio Vencer Sempre percebeu que deveria realizar modificações na forma como faziam o controle de reserva de equipamentos de informática e salas por professores. O controle era feito utilizando manualmente, em planilhas e fichas físicas, fazendo com que muitas informações se perdessem ou fossem mal compreendidas pelos professores que desejavam reservar um equipamento.

O Colégio Vencer Sempre decidiu, então, informatizar esse sistema, facilitando e agilizando todo o processo de agendamento. Com um novo sistema, os professores poderão facilmente visualizar quais equipamentos de informática e quais salas estarão disponíveis em quais dias, além de poder facilmente verificar os seus agendamentos pendentes.

  1. ECONOMIA E MERCADO

  1. MERCADO CONSUMIDOR

Como a prestadora de serviço se trata de uma fábrica de software que está iniciando suas atividades, é necessário, primeiramente, identificar o mercado no qual a empresa atuará para fornecer serviços e, consequentemente, alcançar a base de sua clientela e gerar os lucros para a sustentação da empresa.

Antes de determinar o mercado de atuação e os preços a serem exercidos pelas atividades fornecidas, é necessário conceituar como a economia funciona. Para isso, será utilizado como apoio o conceito de Eduardo Machado (2016) a respeito da microeconomia:

"Da ótica de análise de agente econômico, a microeconomia busca compreender o equilíbrio do mercado de bens e serviços na formação dos preços em diversos mercados, a partir do equilíbrio entre a oferta e a demanda. Considera que os preços são elementos de equilíbrio no uso eficiente dos recursos escassos da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)   pdf (474.9 Kb)   docx (343.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com