TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção de camundongos transgênicos

Por:   •  29/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 3

Produção de Camundongos Transgênicos

        Transgênicos são os produtos finais de um processo que permite o melhoramento genético de animais ou plantas, inserindo neles um material genético exógeno de outros animais, plantas e até bactérias. A técnica tem um amplo espectro de uso podendo ser usado na medicina, farmácia, agropecuária e meio ambiente.

        O termo “animal transgênico” começou a ser usado na década de 80. Isso pois na época os camundongos foram os primeiros à receber o “melhoramento” e posteriormente os animais de produção como suínos, coelhos e ovinos além de outras espécies como bovinos, caprinos, aves e peixes. Todos com finalidades distintas.

        Dentre os principais animais transgênicos os camundongos tem um papel fundamental, principalmente na medicina. Isso por que além serem mais compatíveis com os seres humanos já existem inúmeras técnicas genéticas que garantem uma pureza de seus alelos, o que facilita seu estudo.

        A maioria dos camundongos é obtida por linhagens consanguíneas. Isso gera linhagens geneticamente padronizadas, ou seja, a garantia da pureza genética (homozigose de todos os locos gênicos).

        Os camundongos são animais com o código genético muito próximo do ser humano. Também existem outros com semelhante compatibilidade como o chimpanzé e o porco, porém os roedores apresentam vantagens como ter um ciclo de vida curto e necessitarem de menos espaço. Porém também existem os lados negativos, como eles tem um ciclo de vida curto acabam tendo um tempo fisiológico diferente do humano (não só por isso, mas por uma série de fatores desde metabólicos até genéticos) e muitas vezes até incompatibilidade metabólica.

        As mutações eventualmente ocorrem em uma frequência baixa e quando acontecem geralmente servem de estudo de doenças hereditárias em humanos ou se torna utensílio científico. Porém as frequências são muito baixas e por isso elas se tornam geneticamente estáveis.

        Com o rápido desenvolvimento da engenharia genética atualmente as possibilidades aumentam progressivamente. Aumentando cada vez mais o leque de possibilidades de pesquisa de doenças e síndromes humanas. Hoje nós podemos acrescentar um gene clonado, um fragmento de DNA e então fazer um animal transgênico. As “mutações induzidas” geram uma pesquisa mais rápida e eficaz em humanos.

        Todas as características são essenciais para a boa identificação de doenças e síndromes, que dão uma boa base para o entendimento das doenças (muitas vezes homólogas) nos homens. Por exemplo, os genes da diabetes e da obesidade, que tem seu comportamento observado para um maior entendimento dos mesmos nos humanos.

        Contudo é claro que não existe uma precisão tão grande nas pesquisas com camundongos. Mesmo assim é vantajoso, pois mesmo que certa doença não se manifeste igualmente nas duas espécies podemos ter uma noção de seu comportamento mesmo que em uma menor escala.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Animais transgênicos: o começo de uma nova era? Disponível em:

Genética de camundongos. Disponível em:
<
 http://www.biotecnologia.com.br/revista/bio09/genetica.pdf>

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com