TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Pouco da Origem da Zootecnia

Por:   •  9/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 3

Um pouco da origem da Zootecnia

A origem da Zootecnia está ligada inicialmente à arte, e data de 6000 a.C com o aprisionamento e domesticação dos animais. Nesse período eles foram aprisionados com a finalidade de idolatria, ou seja, eram oferecidos em sacrifício aos deuses, da mesma forma eram aprisionados com a finalidade de aproveitar a pele e o couro para vestimenta e também como companhia. Somente mais tarde é que foram aprisionados com a finalidade de alimentação.

Após vários milênios, a Zootecnia passa a ser estudada como uma ciência. Progressos importantes sobre a criação dos animais domésticos verificaram-se em fins do século XVIII com o surgimento de ciências como a Genética, Bromatologia e Fisiologia. Com a instalação do Instituto Agronômico de Versailles, em 1848, na França, a técnica de criação dos animais domésticos no ensino da Agricultura passa a ter forma própria, vindo a constituir um ramo de conhecimento específico. É criada, então, naquele estabelecimento, a Zootecnia, com o conceito atual de que a exploração de animais, além de procurar aumentar a produtividade, deve se basear em lucratividade

Relação da Zootecnia com as demais ciências

A Zootecnia está fortemente ligada à Biologia e à Economia.

Econômica porque todos os atos criatórios são presididos pelos princípios da economia: dar proveito

Biológica porque o bom funcionamento da máquina animal depende do conhecimento dos órgãos (Anatomia), do seu funcionamento (Fisiologia, Mecânica, Genética), das suas relações com o ambiente (Ecologia, Higiene, etc.).

Na parte econômica estuda-se as formas de aumentar a produção de animais e seus derivados, seja na criação de bovinos, suínos, aves, ovos, mel, leite, etc.

Na parte que se refere à Agronomia, estuda-se a parte biológica do animal. A fim de atentar-se ao bem-estar e promover o bom funcionamento do organismo, são abordados temas como Anatomia (conhecimento dos órgãos), Fisiologia, Mecânica, Genética (conhecimento do funcionamento) e Ecologia, Higiene (conhecimento das relações com o ambiente)

A Zootecnia tem como objetivo principal a obtenção dos lucros provenientes da criação animal e da sua utilização nas mais diversas formas.

Ainda podemos relacionar a Zootecnia com outras áreas como: Matemática (Bioestatística), Tecnologia dos Alimentos (Engenharia), Melhoramento Animal (Genética e Biotecnologia), Sanidade (Medicina Veterinária), Nutrição Animal (Bioquímica), Agrostologia (Agronomia), Bioclimatologia e Etologia (Ecologia) e Anatomia (Fisiologia).

Por exemplo na Sanidade, é muito importante fazer a prevenção de doenças a fim de reduzir os custos com medidas curativas. Em outras palavras, é muito mais barato fazer uso de uma medida preventiva do que ter que usar medicamentos, o que também gera uma redução de ganho pelos animais.

Em relação à Ambiência, é importante saber que cada espécie possui uma zona de conforto térmico ideal para melhor produzir. Por exemplo as vacas leiteiras, em temperatura acima de 35 graus Celsius podem perder até 40% de sua produção diária de leite. Galinhas em stress calórico podem diminuir a postura, pôr ovos de casca mole e até morrer. Da mesma forma, quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com