TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Agua no Solo

Por:   •  16/1/2022  •  Resenha  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha: Água no solo

A água é o elemento mais importante da vida na terra, e também um dos mais simples componentes químicos, suas moléculas individuais contêm um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio, sendo o hidrogênio com cargas parciais positivas e uma carga parcial negativa no oxigênio. O arranjo dos três átomos na molécula de água não é simétrico, suas cargas não são igualmente distribuídas tornando assim, a água, um composto polar.

 No solo, a água, pode infiltrar e se associar a partículas minerais, promovendo expansão e contração de partículas do solo, ou pode apenas escorrer através de sua superfície. O solo é composto basicamente de elementos minerais, ar, água e matéria orgânica; uma parte é considerada sólida enquanto a outra é denominada de espaço poroso do solo.

A porosidade é a parte do solo onde se é possível a ocupação da água, quando o solo se encontra totalmente ocupado de água em sua região porosa, é denominado de solo saturado. Quando ele se encontra com quantidades de agua e ar variáveis, é denominado solo não saturado. Dois processos chamados de capilaridade e adsorção, podem explicar o processo de retenção da agua. Na capilaridade, a retenção ocorre nos microporos do solo. Na adsorção, ocorre como filmes de água presos às superfícies dos sólidos do solo.

A energia potencial é a mais importante na determinação do estado e movimento da água no solo, que tende a se mover ou mudar de um estado de maior energia para um de menor. O potencial da água no solo é devido à diversas forças, cada uma delas é um componente do potencial total da água no solo Ψt, e é dado pela soma desses potenciais pressão, osmótica, gravitacional e mátrica.

O potencial osmótico (Ψosm), é caracterizado pela presença de solutos, que podem ser sais inorgânicos ou componentes orgânicos, na solução de solo. Reduz a atividade da água e apresenta valores zero ou negativos. Sua formula para calcular seu valor é: Ψos= RTC. Onde R= constante universal dos gases; T= Temperatura absoluta e C= concentração da solução (mol/L)

O potencial pressão (Ψp), ocorre apenas em solos que estejam saturados, apresentando sempre valores positivos.

O potencial gravitacional (Ψg) atua da mesma forma que a força gravitacional age em qualquer outro corpo.

O potencial mátrico (Ψm), é o resultado do fenômeno de adsorção e da capilaridade, influenciando na retenção e movimento de água no solo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com