TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Biocombustíveis

Por:   •  23/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 3

Isadora Cristine de Abreu

RA: 0220701913036

Atividade biocombustíveis – 1,0 ponto

Pesquisar na internet e responder as perguntas:

  1. O que é e quais as aplicações do etanol?

O etanol (álcool etílico) é um álcool derivado de cereais e vegetais. No Brasil, utiliza-se a cana-de-açúcar para a produção do etanol, enquanto nos Estados Unidos e México é utilizado o milho. O etanol nada mais é do que uma substância obtida da fermentação de açúcares utilizada geralmente na indústria de perfumaria e de bebidas alcoólicas, como cerveja, vinho e aguardente. No Brasil, a maior parte de etanol é utilizada como combustível, mas também como matéria-prima de tintas e solventes. Há também o etanol hidratado, que possui 5% de água. O mesmo é utilizado na fabricação de alimentos e bebidas, produtos de limpeza, medicamentos, perfumes e combustível.

  1. Quais os benefícios ambientais, econômicos e de desempenho do uso do etanol em comparação com a gasolina?

O etanol é considerado por alguns como uma das melhores opções para os motores flex. E, na hora de abastecer, vale a pena pesar as vantagens que o combustível derivado da cana tem sobre a gasolina. A gasolina tem suas desvantagens como: emissões de gases, fontes não renováveis, ineficiência e preço variável. Já o etanol tem como vantagens fontes renováveis: ao contrário do petróleo, o etanol pode ser fabricado, reduzindo o impacto da extração de petróleo do meio ambiente. Menor pegada de carbono: o álcool produz muito menos gases nocivos do que combustíveis fósseis. Como resultado, temos menos gases causadores do efeito estufa na atmosfera, reduzindo o aquecimento global. Solúvel em água: o álcool por ser solúvel em água, reduz o impacto ambiental, caso haja algum vazamento, ao contrário do petróleo, que pode demorar décadas para se diluir em água. Mas vale lembrar que ele também existe desvantagens, tais como: menos eficiente, é preciso queimar mais etanol para produzir a mesma energia que a gasolina. Prejudicial ao motor, salvo motores flex e outros motores especialmente criados para a queima do etanol, os motores sofrem mais com uma maior quantidade de álcool, desgastando mais rapidamente, e precisando de mais manutenção. Preço muito variável, como depende também, na maioria das vezes, da produção de plantações, o preço do etanol pode variar de acordo com a safra de um dado ano.

  1. Diferencie etanol de 1ª , 2ª e 3ª  geração.

A diferença é que o etanol de primeira geração é produzido só com a parte comestível da planta (açúcares solúveis, originários do caldo da cana) e o de segunda geração é produzido com a parte não comestível da planta (as fibras que contém celulose). Já a terceira geração é uma nova fórmula de biocombustível, produzida através de microalgas, com potencial de produção em escala industrial e expectativa de atender ao mercado consumidor de biocombustíveis nos próximos anos.

  1. Cite 5 matérias primas vegetais que são usadas para a produção de etanol.

Atualmente, as principais matérias-primas utilizadas na produção de etanol no mundo são a cana-de-açúcar, o milho, a aveia, o arroz, a cevada, o trigo e o sorgo. O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de etanol proveniente da cana-de-açúcar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (443.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com