TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

Por:   •  1/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 3

1 APRESENTAÇÃO

O objetivo foi descrever o ambiente de trabalho e a qualidade de vida dos profissionais do setor chacareiro no município de Vilhena, visando desde a estratégia usada como os recursos utilizados para o meio de produção suína e pecuária. Estudo observacional, transversal, quantitativo com duas famílias, profissionais rurais, sendo uma pecuarista e outra produtora de suínos. Os dados foram coletados no período vespertino dia 12 de novembro de 2022. Análises exploratórias e bivariadas foram utilizadas para o aprendizado no curso de Zootecnia.

O contexto do estudo pode ser estabelecido usando uma revisão breve e equilibrada dos meios e formas trabalhados nas áreas rurais visitadas. É interessante ressaltar que os produtores não possuem conhecimento técnico, mas sim conhecimento prático que demonstra o aprendizado com erros e acertos durante o manejo. Para conduzir o assunto em um contexto geral para o mais específico o relatório será abordado separadamente, esses fatos abordados serão determinantes para um bom entendimento e bons resultados.

4

2 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

Visita a Chacara de Suinocultura

No dia 12 de novembro de 2022 os alunos do curso técnico em zootecnia do serviço nacional de aprendizagem rural - SENAR de Vilhena, realizaram deslocamento com finalidade de realização da aula prática de visita de campo em duas propriedades na área rural no município de Vilhena.

A primeira visita técnica foi realizada na propriedade foi a do Senhor Casildo que realiza atividade de criação de suínos e frangos desde 2013 e faz comercialização através de venda direta na feira livre da cidade de Vilhena. Nesta propriedade é realizada a criação de suinos e a criação de frangos em confinamento.

Os suínos são separados em baias de madeira, onde vivem de acordo com a faixa etária as quais se encontram, subdivididos em unidades de reprodução, produção de leitões (crescimento), unidade de engorda, e área de abate.

Alguns dos problemas encontrados na propriedade foi a existência de um buraco ao lado da suinocultura, onde os dejetos são armazenados, aumentando a contaminação do ar, do solo, e propiciando também a criação de ratos e baratas, aumentando o risco também de pocivel ataque que cobras, pois onde existe ratos, geralmente propiciam a aproximação de cobras.

Um outro problema também que foi detectado, é que os criadores mantém cozimento de resto de animais para misturar com a ração, para ser servido aos suínos, o que é proibido pela legislação brasileira.

Em contrapartida, observamos também, que os produtores mantém plantação de abóboras para a complementação da alimentação dos suínos.

Visita a Chacara de Pecuária Leiteira

Na segunda propriedade, ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com