TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Energia Eólica: Energia do Futuro

Por:   •  7/7/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.711 Palavras (7 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 7

ESCOLA:

Escola Estadual 11 de Agosto

DIRED:

14ª Dired

ALUNOS:

Jonas Medeiros de Paiva.

Marcondes Matheus de Morais Silva.

Flávia Kaline de Paiva Silva.

PROFESSOR ORIENTADOR:

Jose Everton Pinheiro Monteiro.

Energia eólica: Energia do Futuro!

Umarizal-RN, dezembro de 2011.

SUMÁRIO

1. RESUMO...............................................................................................................

1

2. INTRODUÇÃO......................................................................................................

2

3. OBJETIVOS..........................................................................................................

3

4. METODOLOGIA ................................................................................................

3

5. RESULTADOS......................................................................................................

3

6. CONCLUSÕES.....................................................................................................

4

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............................................................

4

8. ANEXOS.................................................................................................................

5

1. RESUMO

A humanidade se acostumou com fontes de energias não renováveis, energias estas que aos poucos estão gerando graves problemas para o nosso planeta, sendo assim, trazemos o vento como uma fonte renovável, pela sua fácil forma de formação, resfriamento nos pólos e aquecimento no equador, daí surge a ideia de energia eólica, um tipo de energia que não polui o meio ambiente gerada através do vento. Temos como objetivo desenvolver um projeto que mostre o que é a energia eólica seus princípios, suas vantagens e desvantagens. Mostrar que um dia quando o petróleo acabar e a água se tornar mais escassa essa seria uma solução para a produção de energia limpa, já que a mesma é inesgotável, não emite gases poluentes nem geram resíduos, diminuindo a emissão de gases do efeito estufa. Foi realizada comparação entre os diferentes tipos e tamanhos de hélice para provar que as hélices dos aerogeradores de eixo horizontal também influenciam na quantidade de energia produzida pelo aerogerador. O presente projeto foi desenvolvido através de sucessivas pesquisas, elaboração de maquetes e experimentos em relação ao tamanho e número de hélices de aerogeradores de eixo horizontal, obtendo resultados plausíveis para a comprovação da situação problema. A partir dos resultados obtidos provamos que o tamanho e o número de hélice de um aerogerador de eixo horizontal pode influenciar na quantidade de energia produzida. Em nossos experimentos comprovamos que mini aerogeradores de três hélices, com o diâmetro variando entre 6,5 a 8,5 cm têm uma maior produção de energia, obtendo melhores valores com aerogeradores de 6,5 cm de diâmetro. Mostramos assim a proporcionalidade entre voltagem produzida (volts) , tamanho de hélice (diâmetro em cm), número de hélice, admitindo um fluxo de vento específico para os resultado do experimento, foi admitido um fluxo de vento gerado por um secador da marca NKS com potencia de 2200 watts.

Palavras chaves: Energia Eólica, Aerogeradores, Hélices, Diâmetro.

2. INTRODUÇÃO

O presente projeto visa mostrar o que é a energia eólica, uma fonte alternativa de energia proveniente do vento que poderá ser mais utilizada no futuro, por ser inesgotável, não emitir gases poluentes e não gerar resíduos.

Com o passar dos anos a humanidade acostumou-se com o uso de energias não renováveis, gerando impactos alarmantes somados a globalização com os avanços tecnológicos.

A partir da realização desse projeto visamos extinguir as duvidas sobre a definição, funcionamento, vantagens e desvantagens da energia eólica. Graças às sucessivas pesquisas e experimentos estaremos ampliando o conhecimento sobre a mesma e abrindo caminhos para novas pesquisas sobre essa fonte de energia.

3. OBJETIVOS

O presente trabalho teve por objetivo desenvolver um projeto que mostre o que é a energia eólica seus princípios, suas vantagens e desvantagens. Mostrar que um dia quando o petróleo acabar e a água se tornar mais escassa essa seria uma solução para a produção de energia limpa. Comparar os diferentes tipos e tamanhos de hélice e provar que as hélices dos aerogeradores de eixo horizontal também influenciam na quantidade de energia produzida pelo aerogerador.

4. MATERIAIS E MÉTODOS

Foram realizadas pesquisas bibliográficas, com o objetivo de atingir o entendimento total sobre o referente tema do projeto. Com o auxilio de livros e citações acadêmicas da área ambiental, foi desenvolvida a elaboração do projeto com a construção da primeira maquete, no qual utilizamos coolers de computadores velhos da escola e fizemos alterações em seu interior, em sua bobina fizemos ele deixar de ser um receptor de energia para se tornar um gerador de energia, mudando as saídas dos fios da bobina. Esses coolers modificados foram colados em canos de PVC e instalados à LED’s. Foi difícil, mas conseguimos. O projeto experimental foi realizado usando bobinas de Cooler e um secador para indução de massas de ar, onde conseguimos energia para acender LED’s, comprovando assim a geração de energia através do vento.

A partir daí

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com