TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estatística Engenharia

Por:   •  17/5/2021  •  Relatório de pesquisa  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 3

a) Qual(is) a(s) variável (eis) de interesse presentes no exemplo acima: “Suplemento de Práticas de Esporte e Atividade Física,”? se a pessoa moradora havia praticado esporte se perguntou se a pessoa praticava alguma atividade física que não considerava como esporte; motivação para a prática da atividade física; local onde é praticada a atividade; frequência na qual a atividade é praticada; duração da atividade; a participação em competições.

b) Classifique a(s) Variável (eis) do estudo? se a pessoa moradora havia praticado esporte se perguntou se a pessoa praticava alguma atividade física que não considerava como esporte (qualitativa nominal); motivação para a prática da atividade física (qualitativa nominal); local onde é praticada a atividade (qualitativa nominal); frequência na qual a atividade é praticada (quantitativa discreta); duração da atividade (quantitativa discreta); participação em competições (qualitativa nominal).

c) Qual o método para coleta de dados no estudo? Pesquisa

d) O estudo é amostral ou populacional? Justifique. Amostral, pois o estudo não foi realizado com toda a população do país, e sim com uma amostra dela, e os resultados são generalizados, ou seja, é uma inferência para todos os habitantes do país.

4) Marque V para afirmativa verdadeira e F para a Falsa:

a) (V) Uma variável quantitativa pode passar a ser tratada como qualitativa, por exemplo, a idade trabalhada em faixas etárias pode tornar-se uma variável qualitativa ordinal, ao utlizar-se as expressões: criança, adolescente, jovem, adulto, idoso associados às faixas etárias.

b) (V) Pode-se transformar uma variável qualitativa em quantitativa. Considere a variável "prática de atividades físicas" que tem como respostas "Sim" ou "Não". Esse tipo de variável com apenas duas respostas é chamado variável binária, podendo-se atribuir o número 1 para a resposta "Sim" e o número 0 para a resposta "Não". Essa estratégia permite somar todas as respostas para construção de uma distribuição de frequência.

c) (V) Para as variáveis qualitativas, um dos gráficos mais comuns é o gráfico de barras em que as barras com larguras iguais são igualmente espaçadas e, seus comprimentos, são dados pelas respectivas frequências, cada barra representando uma resposta da variável.

d) (V) O histograma é caracterizado pela representação gráfica da distribuição de frequências de uma variável quantitativa contínua agrupada em intervalos, usando retângulos adjacentes.

Questão 5

a. Vitamina (A, B1, B2, B6, B12); Variável qualitativa nominal.

b. Quantidade de calorias na batata frita; Variável quantitativa continua.

c. Desfecho de uma doença (curado, não curado); Variável qualitativa nominal.

d. Classificação de uma lesão (lesão fatal; severa; moderada; pequena); Variável qualitativa ordinal.

e. Grupo sanguíneo (A, B, AB, O); Variável qualitativa nominal.

f. Paridade (primeira gestação, segunda gestação, terceira ...); Variável qualitativa ordinal.

g. Estado geral de um paciente (bom, regular, ruim); Variável qualitativa ordinal.

h. Número de nascidos vivos em certo hospital em junho/99; Variável quantitativa discreta.

i. Idade; Variável quantitativa discreta

j. Concentração de flúor na água; Variável quantitativa continua.

k. Atividade esportiva preferida. Variável qualitativa ordinal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (39.3 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com