TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Agronegócio Para o Brasil.

Por:   •  3/9/2019  •  Resenha  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 3

Fichamento

Referência: PACHECO, A.M; SANTOS, I. R. C; HAMZÉ. A. F; MARIANO, R. S. G; SILVA, T. F; ZAPPA, V. A importância do agronegócio para o Brasil. Revista científica eletrônica de medicina veterinária – issn: 1679-7353, Garça-SP,  Editora FAEF, ano X, vol 19, Julho, 2012.

Palavras-chave: Alimentos; Economia; Agricultura.

O setor mais importante da economia nacional brasileira é o agronegócio representando em torno de um terço do PIB brasileiro. O Brasil é um país com grandes perspectivas satisfatórias para o agronegócio, em face de suas características e diversidades, tanto de clima quanto de solo, possuindo ainda áreas agricultáveis altamente férteis e ainda inexploradas. O agronegócio brasileiro compreende atividades econômicas ligadas, basicamente, a insumos para a agricultura, como fertilizantes, defensivos, corretivos, a produção agrícola, compreendendo lavouras, pecuária, florestas e extrativismo, a agroindustrialização dos produtos primários, transporte e comercialização de produtos primários e processados. O Brasil possui inúmeros produtos agropecuários que possuem um significante valor estratégico em nossa economia. O agronegócio é o motor da economia nacional, registrando importantes avanços quantitativos e qualitativos, que se mantém como setor de grande capacidade empregadora e de geração de renda. O que lhe dá importância crescente no processo de desenvolvimento econômico, por ser um setor dinâmico da economia e pela sua capacidade de impulsionar os demais setores. O conceito de agronegócio implica na idéia de cadeia produtiva, com seus elos entrelaçados e sua interdependência. Em relação aos problemas “fora da porteira” que afetam diretamente o produtor, surge a necessidade de investir novamente na identificação de outros mecanismos que possibilitem aumentar sua margem de lucro, uma vez que os aumentos em produtividade não foram suficientes para fazê-lo. Adequar-se às exigências do mercado para alcançar melhores remunerações ou oferecer produtos diferenciados. Adequar-se às exigências do mercado para alcançar melhores remunerações ou oferecer produtos diferenciados. Dependendo, cada vez mais, de insumos adquiridos fora da fazenda, e sua decisão do que produzir, quanto e como está fortemente relacionada ao mercado consumidor. Em relação ao agronegócio brasileiro podemos perceber algumas particularidades. Ainda que os consumidores de produtos alimentícios, fibras e bioenergia sejam tradicionalmente menos sensíveis a este tipo de ligações com marcas, e que esse processo de estabelecimento de identidade seja feito dentro de parâmetros particulares, novas demandas têm transformado esse quadro. O Brasil é considerado o celeiro do mundo, por ter em mãos um solo de qualidade, clima favorável e grande mão de obra.

Avaliação Crítica do Aluno

No Brasil, o agronegócio é o setor que tem grande importância econômica, porque chega a representar aproximadamente um terço do PIB, pois, no país existem boas características para o agronegócio, já que têm clima favorável, terras férteis, entre outros fatores que ajudam na produção. O agronegócio compreende economicamente atividades nas diversas áreas do agronegócio, desde a obtenção de insumos e serviços, até a venda do produto final, sendo ele processado ou apenas beneficiado pela indústria alimentícia ou não alimentícia. O que move a economia nacional é o agronegócio, já que tem avançado bastante nos últimos anos e se mantém com grande capacidade de gerar emprego, renda e lucro para o setor econômico, pois o desenvolvimento esse setor tem a capacidade de impulsionar ou afetar outros setores. O conceito de agronegócio está na idéia de cadeia produtiva, onde um setor depende do outro para poder se desenvolver, ou seja, no caso, o agronegócio não se prende a um setor específico, mas resulta na união de todos os setores situados na cadeia de produção em que faz parte. Entretanto, faz-se necessário o produtor adaptar-se ao mercado consumidor para que consiga obter uma margem de lucros maior e também produtos com melhor qualidade para o consumo. No Brasil, existem algumas particularidades no agronegócio, pois, diversos consumidores exigem a identificação e origem da maioria dos produtos industrializados, é importante esse processo de identificação, não só por questão de sustentar uma empresa ou uma marca, mas para saber que aquele produto é seguro ou se está próprio, e também  na parte da questão ambiental sobre a procedência daquele determinado produto.  O Brasil é o país com imenso para o agronegócio, porque possui solo rico em nutrientes e qualidade, clima favorável e diversificado, acesso a grande quantidade de mão de obra e tecnologia que ajuda na produção dos insumos e alimentos gerados no campo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (84.9 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com