TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A OCORRÊNCIA DE HLB NA REGIÃO DE SOROCABA E O MANEJO PARA CONTROLE DA DOENÇA

Por:   •  15/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.956 Palavras (20 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        OCORRÊNCIA DE HLB NA REGIÃO DE SOROCABA E O MANEJO PARA CONTROLE DA DOENÇA        4

2.2        MELHORAMENTO GENÉTICO DE CITRUS        4

2.3        ZONEAMENTO CLIMÁTICO DA CIDADE DE SOROCABA, SP        4

2.4        ESTUFA PARA CITRUS        5

2.5        FRUTICULTURA        5

3        CONCLUSÃO        7

4        REFERÊNCIAS        8

5        ANEXOS        9

  1. INTRODUÇÃO

          A presença brasileira no mercado externo, com a oferta de frutas tropicais obtém grande impacto na economia, sendo responsável por 58,1% do volume total da fruticultura mundial, que foi de 865,2 milhões de toneladas, dentre as frutas destacam-se a laranja, banana, uva, melancia e maça. (Andrade, Paulo Fernandes Souza 2020).

           O Brasil conhecido como seleiro do mundo, sendo beneficiado pelo clima, hidrografia e expansão territorial, sendo destaque como um dos maiores produtores de frutas no mundo, tendo como destaque a laranja responsável por 50% da produção mundial, sendo exportado 98%, movimentando mais de 1 bilhão de dólares por ano conforme levantamento feito pela Invest São Paulo.

            A laranja (citrus sinensis) chegou no Brasil em meados de 1530, através dos portugueses, que utilizava o fruto como fortificante do sistema imunológico que auxiliaria contra as mazelas ocorridas nos tripulantes dos navios durante as navegações. O cultivar teve como precursor a Capitania São Vicente (litoral de São Paulo), sendo utilizado mudas vindo da Espanha, com o passar do tempo a laranja foi difundido em todo território nacional.

           A expressividade e aumento no investimento no plantio de laranja na região de São Paulo, ocorreu com a queda do café, o qual ocupava a maioria das plantações, sendo devastado pelas geadas ocorridas em 1918 e 1929, sendo usada como alternativa econômica, tendo como fatores favoráveis a experiência dos produtores e a rota ferroviária.

O estado de São Paulo destaca como o primeiro produtor cítrico, sendo responsável por 77% da produção nacional. Mesmo obtendo uma significativa performance produtiva é preocupante o índice de prejuízos causados por doenças e pragas que assolam plantações, gerando grande prejuízo financeiro.

Através da vivencia e dificuldades a Associação Brasileira de Produtores de Laranja (ABPL) junto aos produtores desenvolveram um centro de pesquisas localizado na cidade de Sorocaba SP voltada a produção de laranja.

O desenvolvimento da produção textual é voltado ao aprofundamento nos conhecimentos obtidos pelas disciplinas estudadas no semestre.

  1. DESENVOLVIMENTO

        No agronegócio Brasileiro a fruticultura vem ganhando espaço cada vez mais. O Brasil é o terceiro país no ranking mundial de produção de frutas produzindo ao total cerca de 40 milhões de tonelada/ano. A grande maioria da produção atende à demanda do mercado interno com o consumo maior que 95%, ao longo dos anos o mercado externo tem aumentado significativamente. É uma área que obtém 27% da mão de obra total da agricultura brasileira. Especificamente a cultura de citrus é detentora de grande parte dessa produção cerca de 85% do total é para a produção de laranjas.

  1. OCORRÊNCIA DE HLB NA REGIÃO DE SOROCABA E O MANEJO PARA CONTROLE DA DOENÇA

        Com céu encoberto com boa precipitação e longos verões, a região de Sorocaba de clima morno e abafado favorece o desenvolvimento de plantações de citros. Por volta dos anos 2000 foi considerada a nova região citrícola do estado de São Paulo, em especial a cidade de Sorocaba que vinha se destacando sobretudo na produção de tangerinas a qual está entre os três maiores produtores do estado. Porém a produção dessa região vem caindo ao longo dos anos devido ao envelhecimento natural dos pomares, bem como ocorrência de pragas e doenças de difícil controle, dentre essas se destaca o Huanglobing (HLB), que tem causado grandes prejuízos e diminuição da população das lavouras devido a sua alta severidade, e é considerado a pior doença dos citros no mudo todo. A bactéria Candidatus Liberibacter spp. É o agente causal do Greening, essa bactéria vive e se desenvolve no floema das plantas. Os primeiros relatos da doença foram na China. No ano de 2004 foram descobertas as primeiras plantas com sintomas de Greening nos pomares das regiões Centro e Sul do Estado de São Paulo. Atualmente também ocorre em Minas Gerais e no Paraná.

        No Brasil o inseto vetor que causa transmissão da bactéria é o Psilídeo Diaphorina citri que se hospeda em todas as variedades cítricas e na murta (Murraya paniculata spp.) ele adquire a bactéria quando se alimenta de plantas doentes e uma vez adquirida a bactéria, nunca mais a perda, mesmo no estágio ninfa. Outra forma importante de transmissão e disseminação a longas distâncias é através de mudas contaminadas, que foram feitas com o uso de borbulhas de plantas doentes. Devido as condições favoráveis do clima para desenvolvimento dos citros na região de Sorocaba, as plantas quase sempre estão emitindo novas brotações, o que as torna um enorme atrativo para o Diaphorina Citri que tem preferência por essas folhas mais jovens de tecido macio. Uma vez a planta picada pelo inseto contaminado a bactéria se espalha pelos vasos do floema.

        O controle do Greening é bastante dificultado, já que uma vez infectada a planta não tem tratamento, devendo se então tomar medidas preventivas como principal meio para combater a bactéria Candidatus Liberibacter spp. Adquirir mudas sadias produzidas em viveiros certificados, inspeções constantes de todas as plantas dos pomares, arranquei-o das árvores contaminadas de qualquer idade e severidade de sintomas, controle biológico e ou químico com inseticidas registrados no ministério da agricultura do inseto vetor Diaphorina Citri baseado no monitoramento de adultos e ninfas.Os plantios devem ser bem dimensionados, baixa população de plantas facilita a dispersão pelo vento dos insetos vetores das bordas para os centros dos pomares, adensados demais dificulta a aplicação de defensivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)   pdf (549.4 Kb)   docx (240.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com