TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRODUÇÃO DE BIOFERTILIZANTES

Por:   •  19/4/2018  •  Monografia  •  1.800 Palavras (8 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

ETEC PREFEITO JOSÉ ESTEVES

GIOVANNA BEATRIZ DE MORAES

JOÃO OCTAVIO TAVARES

VITOR GABRIEL GOMES

PRODUÇÃO DE BIOFERTILIZANTES

 UTILIZAÇÃO NA PASTAGEM

CERQUEIRA CÉSAR/SP

2017


ETEC PREFEITO JOSÉ ESTEVES

GIOVANNA BEATRIZ DE MORAES

JOÃO OCTAVIO TAVARES

VITOR GABRIEL GOMES

PRODUÇÃO DE BIOFERTILIZANTES

UTILIZAÇÃO NA PASTAGEM

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para a ETEC Prefeito José Esteves Centro Paula Souza, como exigência à qualificação como Técnico em Agropecuária.

Orientação Prof. Henrique Paulo Picanço.

CERQUEIRA CÉSAR/SP

2017


ETEC PREFEITO JOSÉ ESTEVES

GIOVANNA BEATRIZ DE MORAES

JOÃO OCTAVIO TAVARES

VITOR GABRIEL GOMES

PRODUÇÃO DE BIOFERTILIZANTES

UTILIZAÇÃO NA PASTAGEM

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para a ETEC Prefeito José Esteves Centro Paula Souza, como exigência à qualificação como Técnico em Agropecuária

Orientação Prof. Henrique Paulo Picanço.

Aprovada pelos membros da banca examinadora em ___/___/201_, com menção_________.

Professor e Orientador

Etec Prefeito José Esteves

Professor

Etec Prefeito José Esteves

Coordenação Pedagógica

Etec Prefeito José Esteves

CERQUEIRA CÉSAR/SP

2017


DEDICATÓRIA

Primeiramente agradecemos a Deus, aos nossos familiares, nossos amigos e aos professores que nos ajudaram e nós deram forças nessa longa caminhada, nos proporcionando o conhecimento para que precisamos para levar adiante, nos proporcionou a afetividade da educação nos mostrando o caminho certo.

RESUMO

O objetivo desse trabalho de conclusão de curso é fazer a implantação de um tanque de biofertilizante, para que se obtenha uma mutualidade de benefícios visando a melhor lucratividade, “A aplicação do biofertilizante nas plantações favorece a multiplicação de micro-organismos, proporcionando saúde e vida ao solo” (DELGROSSI, 2008), realizando o melhoramento da fertilidade do solo, para o alcance de melhores resultados em analises bromatologicas das gramíneas ali implantadas, consequentemente gerando melhor produtividade na produção de leite. Essa integração terá benefícios em áreas distintas sendo as principais delas econômicas, ambientais e financeiras. O tanque será implantado próximo ao estábulo do setor de bovinocultura leiteira da Etec Prefeito José Esteves, onde serão separados e divididos dois piquetes para a experimentação do trabalho, atualmente estão inseridos dois módulos de gramíneas de inverno, de verão que são (Tifton, Mombaça), o período de implantação do tanque será na segunda quinzena de Maio, e as análises bromátologicas iniciarão na segunda quinzena de outubro, para a aplicação do biofertilizante na área separada será utilizado um equipamento denominado de pulverizador costal, e as análises serão realizadas no laboratório de solos da própria propriedade, aproveitando a existência e disponibilidade dos instrumentos necessários para a sua realização, por fim chegando a um resultado para concluir se a integração desse sistema será benéfico ao produtor.

Palavras-chave: Integração.Lucratividade.Benefícios.

SUMÁRIO                                                                                                          página

I – INTRODUÇÃO........................................................................................................1

II – JUSTIFICATIVA.....................................................................................................2

III – OBJETIVOS..........................................................................................................3

IV – REVISÃO BIBLIOGRÁFICA................................................................................4

V – MATERIAIS E MÉTODOS.....................................................................................5

VI – RESULTADOS E DISCUSSÃO............................................................................6

VII – CONCLUSÃO......................................................................................................7

VIII – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................8



I – INTRODUÇÃO

O desenvolvimento do Tabalho de Conclusão de Curso(TCC) foi realizado na ETEC Prefeito José Esteves, no setor de bovinocultura, com a implantação de um tanque de biofertilizante para o melhoramento do valor nutritivo das gramíneas e a análises bromatológicas para a avaliação dos resultados nutricionais das plantas.

Através de pesquisas é possivel obter resultados que indicam que a utilização do biofertilizante pode chegar a diminuir em ate 66% dos custos com a fertilidade do solo. Também é possivel alcançar  resultados que indicam que a utilização do fertlizante químico vem degradando e contaminando o ecosistema local.

Analisando tais problemas uma possivel solução seria a utilização do biofertlizante  pois o mesmo mantém fatores orgânicos do solo, e não causa risco de contaminação ao meio ambiente, trazendo também benefícios econômicos a propriedade criando uma certa auto-suficiência ao produtor rural.


II – JUSTIFICATVA

O números de Conscientização sobre os risco e desvantagensdos fertilizantes quimicos estão aumentando visando que o agricultor esta conciente dos risicos que os quimicos causam ao solo, “A matéria orgânica forma um escudo orgânico ao redor dos sais. Funciona como um tampão contra os danos causados pelos sais. Na medida em que os solos se tornam escassos em matéria orgânica nós não poderemos mais usar os sais de forma tão direta” (ALBRECHT, 2015),e a demanda por produtos orgânicos estão com  uma demanda maior, através de pesquisas é possivel obter resultados que indicam que o biofertlizante está ganhando seu espaço, e  em 2020 deve atingir US$ 1,88 bilhões com um índice de crescimento de 14% em relação a 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (150.5 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com