TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM BIODIGESTOR NA ESCOLA E.M.E.B CONSTÂNCIO JOÃO DA COSTA E UTILIZAÇÃO DO BIOFERTILIZANTE

Por:   •  16/6/2018  •  Monografia  •  8.600 Palavras (35 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 35

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ARAÇATUBA

CURSO DE TECNOLOGIA EM BIOCOMBUSTÍVEIS

CAIO ALEKSSANDER ZANCHETTA

IGOR RODRIGUES DOS SANTOS

ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM BIODIGESTOR NA ESCOLA E.M.E.B CONSTÂNCIO JOÃO DA COSTA E UTILIZAÇÃO DO BIOFERTILIZANTE

Araçatuba

2016

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ARAÇATUBA

CURSO DE TECNOLOGIA EM BIOCOMBUSTÍVEIS

CAIO ALEKSSANDER ZANCHETTA

IGOR RODRIGUES DOS SANTOS

ANÁLLISE DE UMA PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM BIODIGESTOR NA ESCOLA E.M.E.B CONSTÂNCIO JOÃO DA COSTA E UTILIZAÇÃO DO BIOFERTILIZANTE

Trabalho de Graduação apresentado à Faculdade de Tecnologia de Araçatuba, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, como requisito parcial para conclusão do curso de Tecnologia em Biocombustíveis sob a orientação da Dra. Sandra Costa de Melo.

Araçatuba

2016

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ARAÇATUBA

CURSO DE TECNOLGOIA EM BIOCOMBUSTÍVEIS

CAIO ALEKSSANDER ZANCHETTA

IGOR RODRIGUES DOS SANTOS

ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM BIODIGESTOR NA ESCOLA E.M.E.B CONSTÂNCIO JOÃO DA COSTA E UTILIZAÇÃO DO BIOFERTILIZANTE

Trabalho de Graduação apresentado à Faculdade de Tecnologia de Araçatuba, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, como requisito parcial para conclusão do curso de Tecnologia em Biocombustíveis avaliado pela banca examinadora composta pelos professores.

Dra. Sandra Costa de Melo

Orientador—Fatec Araçatuba

Dr. Wesley Pontes

Fatec Araçatuba

Me. Agatha Stela de Moraes

Fatec Araçatuba

 

Araçatuba

2016

Dedicatória

[pic 1]

Araçatuba

2016

AGRADECIMENTOS

Nossos agradecimentos ao nosso pais, sendo de Caio Alekssander Zanchetta, Nilvan Zanchetta e Luzia Cristina Machado Zanchetta; e os de Igor Rodrigues dos Santos, Reinaldo dos Santos, Adriana Souza Santos e Maurinda da Silva Guimarães.

A nossa orientadora Sandra Costa de Melo, por ter nos dado o total apoio, toda ajuda possível e pela sua paciência de mãe conosco.

Ao professor Marcus Vinicius Gandolfi, por sempre confiar em nossas capacidades, sempre dando ótimos conselhos e por estar presente com a gente quase todos os semestres expondo seus conhecimentos.

A professora Agatha Stela de Moraes, pelos ótimos ensinamentos na área da engenharia, sempre muito paciente além de ser nossa grande companheira nas confraternizações que fazíamos dentro da sala de aula.

Ao professor Wesley pelos ótimos papos, que sempre nos abria a novas ideias e pelo incentivo a publicação de trabalhos, para sempre estar crescendo profissionalmente.  

A minha tia Rosinéia Rodrigues dos Santos, por ter me ajudado também em momentos difíceis nesse caminho até a Graduação, sendo tia do Igor Rodrigues dos Santos.

.

[pic 2]

RESUMO

Neste trabalho, o objetivo principal é a percepção sobre a viabilidade financeira e ambiental totalmente favorável diante da implantação de um biodigestor movido a partir de resíduos que seriam descartados pela “Escola Emeb Constâncio João Da Costa”, e também a utilização do efluente gerado pela respiração anaeróbia, no caso o biofertilizante.

Diante disso, as sobras provenientes das merendas servida para os alunos iria ter um destino certo no qual através de um processo fermentativo iria resultar na formação do chamado biogás, que posteriormente seria convertido em energia elétrica para auto sustentação.

De acordo com o aspecto econômico, observou que a quantidade de energia elétrica que poderia ser produzida pela quantia de biogás seria um adianto em relação as despesas da instituição, o que tornaria o projeto cabível ao ponto de vista, além de ter também a comercialização do biofertilizante.

Já na parte do aspecto ambiental, conforme a necessidade de um destino ou tratamento e conscientização dos operadores e alunos sobre o descarte resíduos, não somente alimentício, notificou-se um ambiente mais “limpo”, além de ser renovável, cuja alimentação é a partir de alimentos.  

Palavras chave: Biodigestor – Conscientização – Escola – Meio Ambiente

ABSTRACT

In this work, the main objective is the realization of a fully favorable financial and environmental feasibility before the implementation of a biodigester moved from waste that would otherwise be discarded by the "Escola Emeb Constâncio João Da Costa", and also the use of the effluent generated by respiration anaerobic in case the biofertilizer.

Thus, the leftovers from the lunches served to students would have a certain destination where through a fermentative process would result in the formation of so-called biogas, which would later be converted into electrical energy for self support.

According to the economic aspect, he noted that the amount of electricity that could be produced by the amount of biogas would be a go forward towards the expenses of the institution, which would make the project appropriate to the view, and also have the marketing biofertilizers.

In the part of the environmental aspect, as the need for a destination or treatment and awareness of operators and students about waste disposal, not only food, it has reported one more environmentally "clean" as well as being renewable, whose power is from of food.

Keywords: Biodigestor - Awareness - School – Environment

LISTA DE FIGURAS

Figura 1: Biodigestor por batelada...............................................................15

Figura 2: Biodigestor Indiano.......................................................................17

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.6 Kb)   pdf (737.7 Kb)   docx (659 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com