TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROVA DE ZOOTECNIA GERAL 

Por:   •  26/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

FACULDADE DE AGRONOMIA E MEDICINA VETERINÁRIA

PROVA DE ZOOTECNIA GERAL (NUTRIÇÃO ANIMAL) – TURMA “B”

II SEM/2020 – PROF. MARCELO REZENDE

NOME: Evelin Lorrane Vieira Santos                        MAT.:17/0141365

1ª QUESTÃO: Considerando a figura abaixo, explique por que existe a recomendação do “período ótimo de pastejo” para bovino criado a pasto? Na sua resposta, comente a relação entre os parâmetros: composição química, valor nutricional e a produção do capim por hectare, com relação ao aumento da idade desse capim. (2,0 pontos)

                                            [pic 1]

R: Existe a recomendação do período ótimo de pastejo, porque a composição da fibra bruta do capim vai demonstrar o valor nutricional para o ruminante, de acordo com a idade da planta, sua fisiologia vai mudando, logo, no seu estágio vegetativo, a planta está se desenvolvendo, formando celulose, hemicelulose e lignina na sua parede celular. Celulose e Hemicelulose são os alimentos que o animal ingere, metabolizando e transformando em energia para ele. Na fase inicial da planta, tem uma porcentagem maior destes dois compostos em relação a lignina. No rúmen reticulo, existem bactérias que irão fermentar celulose e hemicelulose, pois elas possuem enzimas que degradam essas substancias. Já a lignina não tem bactérias no rúmen reticulo que irão fermentar elas, e consequentemente as estruturas de ligninas não serão degradadas, e não irão trazer valor nenhum ao ruminante, não saciando sua fome, só aumentando o volume de espaço dentro do rúmen do animal. Celulose e hemicelulose têm elevado valor nutricional para o ruminante, pois as bactérias irão liberar as substancias degradadas desses compostos, nutrindo o animal e dando a ele, energia. A lignina não tem valor nutricional para o ruminante, pois ele não consegue absorver nutrientes da mesma. Então, à medida que a planta vai crescendo e se desenvolvendo, essa camada de celulose e hemicelulose vai diminuindo e a camada de lignina estará em maior porcentagem, na sua fase reprodutiva e na sua fase de senescência, tornando um capim não viável para o ruminante. E a sequência de produção de capim nas áreas de pastejo desse ruminante deve ser manejada de forma intercalada, com espaços, para que a planta não esteja em desenvolvimento uniforme nos vários talhões de pasto, ou seja, preparar os talhões de acordo com a hora de pastejo do ruminante em cada área. Então, o período ótimo de pastejo é na fase de desenvolvimento vegetativo da planta.

2ª QUESTÃO: Em um ensaio biológico para determinar o valor energético de um alimento para suínos machos (fase inicial), obteve os seguintes resultados: Energia Bruta = 3.910 Kcal/kg de alimento, Energia Digestível = 3.130 Kcal/kg de alimento e Energia Metabolizável = 3.201 Kcal/kg de alimento. Os valores apresentados pelo pesquisador estão corretos? Explique. (2,0 pontos) 

R: Estão incorretos. Pois o valor da energia urinária deu negativo.

Cálculo:

ED = EB – EF

3,130 = 3,910- EF

EF= 780

EM = ED- EU

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (90.4 Kb)   docx (35.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com