TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Produção de Mel

Por:   •  7/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.231 Palavras (9 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 9

ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA ZÉ DE DEUS                    

          TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA

ALEXSANDRO GHIBSON DOS SANTOS SILVA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

(Produção de mel)

COLINAS DO TOCANTINS, novembro de 2018.

ALEXSANDRO GHIBSON DOS SANTOS SILVA

Associação dos Apicultores de Nova Olinda- AAPINO

Trabalho de conclusão de curso, apresentado a escola família agrícola Zé de Deus, como parte das exigências para obtenção do diploma de técnico agropecuário.

Colinas do Tocantins, novembro de 2018.

BANCA EXAMINADORA

Orientador: Kelson Fiuca  de Souza                                                                                (Engº Agrônomo)

____________________________________________________

Prof.

_____________________________________________________

Prof.

____________________________________________________________

AGRADECIMENTO

Agradeço primeiramente a Deus, pela oportunidade de está aqui hoje. Aos meus pais pelo esforço para que pudessem me manter presente à escola, a todos os amigos e professores que contribuíram para meu aprimoramento e para meu crescimento como pessoa. Buscarei me tornar resultado da confiança e da força de cada um que influenciou particularmente em minha vida.

SUMÁRIO

1-        INTRODUÇÃO        6

2-        HISTÓRICO DA EMPRESA        7

3-        DESENVOLVIMENTO        8

3.1- COLHEITA        8

3.2- RECEPÇÃO DO MEL        9

3.3- VESTIMENTAS        9

3.4- ÁREA DE MANIPULAÇÃO        9

3.5- BANHEIRO/VESTIÁRIOS        10

3.6- EQUIPAMENTOS E UTENSÍLIOS        10

3.7- PROCESSAMENTOS DO MEL        11

3.7.1- Desoperculação:        11

3.7.2- Centrifugação:        11

3.7.3 Filtração:        11

3.7.4 Decantação:        11

4-        CUIDADOS IMPORTANTES DURANTE O PROCESSAMENTO DO MEL        12

4.1- Avaliação dos favos:        12

4.2- Desoperculação:        12

4.3- Extração:        12

4.4- Decantação:        12

5-        EMBALAGEM        12

6-        COMERCIALIZAÇÃO        13

7-        CONCLUSÃO        14

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        15

8-        ANEXOS        16

  1. INTRODUÇÃO

No Brasil e no mundo a demanda por alimentos saudáveis e de qualidade vem crescendo gradativamente. As pessoas estão tendo a preocupação com a saúde, que alimentos que não estejam em excepcional estado poderão prejudicar a mesma.

Para a produção do mel é necessário todo o cuidado, tendo em vista a importância do produto final. Dentre esses cuidados, temos uma série de fatores influentes, como: a higienização, o manejo e a saúde estável do manipulador. É necessária para uma higienização de qualidade, a limpeza dos meios que serão utilizados e do próprio manipulador, o manejo da matéria-prima é de suma importância, pois irá interferir no produto final, e também a saúde do manipulador, não deixando expostas contaminações ao alimento que será consumido por outras pessoas.

A obtenção de um produto seguro depende da qualidade da matéria-prima e dos procedimentos de transformação do produto até sua distribuição (SPERS & KASSOF, 1996).

É necessário se observar diversos fatores e etapas para que se tenha um desenvolvimento favorável da atividade e a matéria-prima se torne derivados propícios à comercialização. Como: fatores climáticos, às vestimentas (Epi´s), conhecimentos atribuídos às praticas de manejo e todo o processamento. A atividade foi desenvolvida na casa do mel da aapino, instalada no município de Nova Olinda Tocantins, sendo esta considerada uma das maiores produtoras de mel do estado.

        

  1. HISTÓRICO DA EMPRESA

        A AAPINO (Associação dos Apicultores de Nova Olinda) iniciou seus trabalhos com a apicultura em 1997. A ideia inicial da associação era de incentivar a atividade apícola no município em que foi implantada, ajudando os produtores já existentes com cursos de capacitação e conseguindo incentivos fiscais para a venda autorizada da produção.

        A associação começou com 15 associados, sofreu uma baixa no ano de 2008 por motivos de problemas na gestão dos negócios da empresa, restando apenas 9 associados.

        A partir do ano de 2011, sob nova gestão, a associação reiniciou suas atividades, voltando a incentivar os produtores, atualmente são 25 associados, que utilizam da casa do mel para fazer o processamento e embalagem do mel produzido por eles, dando em troca 10% do mel processado para custeio da operação e mantença do local, além disso, os associados pagam uma taxa mensal para possíveis imprevistos.

        O local de processamento recebe fiscalização constante para que possa comercializar os seus produtos conforme normas do Sistema de Inspeção Municipal (SIM), possibilitando a venda do produto nos supermercados do município;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com