TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Regulagem de semeadora-adubadora

Por:   •  29/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  1.021 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 5][pic 6]

REGULAGEM DE SEMEADORA E ADUBADORA

Norton Ecco*

nortan-ecco@hotmail.com

No dia 13 de setembro de 2017, foi realizada uma aula prática no galpão de máquinas, com os devidos fins de identificar as partes constituintes da própria semeadora e adubadora, onde posteriormente foi feita uma regulagem para plantio de milho.

A distribuição correta das sementes no solo e a consequente uniformidade e população de plantas é um dos principais aspectos no rendimento de uma lavoura de milho. A regulagem apropriada da semeadora é de extrema importância na determinação desses fatores.

Primeiramente é preciso fazer um levantamento do investimento a ser realizado na lavoura, onde o produtor pretende a plantar um híbrido de alta tecnologia em uma população de 70.000 plantas por hectare.

A regulagem da semeadora no próprio galpão se torna fundamental, devido as condições climáticas desfavoráveis que podem atrapalhar no manuseio e regulagem do implemento agrícola, minimizando assim os erros na situação do plantio.

  • Calculo de sementes por hectare

O potencial de germinação e o de sobrevivência da semente em campo devem ser considerados na hora da escolha da quantidade de semente a ser instalada na lavoura, sabendo que o milho tem aproximadamente 95% no teste de germinação e 92% de sobrevivência em campo sobre o ataque de pragas e fungos.

[pic 7]

  • Calculo de sulco por metro linear

Considerando que um hectare tem 10.000m² e que o espaçamento entre linhas da semeadora é de 0.45m.

[pic 8]

Esses 22.222m é definida pela quantidade de metros de plantio que vai ter em um hectare.

Para se medir o perímetro do pneu da semeadora, foi preciso fazer o levantamento do implemento com o auxílio de um macaco hidráulico

Foi preciso da ajuda de uma trena para se efetuar a medição do perímetro do pneu, onde foi constatado uma medida de 2.44m, sendo que a trena utilizada pode ter um erro de no máximo de 10% ao resultado obtido.

        Com os resultados de perímetro do pneu é possível se calcular a distância percorrida do trator, porém, vale destacar o tipo de pneu utilizado e se ele é borrachudo ou liso. A semeadora com o contato no solo, também vai sofrer o efeito de deslizamento e patinagem no pneu, podendo variar de 4 a 8 porcento, sendo que 4% quando o pneu é borrachudo, e 6% a 8% quando o pneu é liso ou misto.

Considerando que o pneu da semeadora é do tipo misto onde possui um leve agrupamento de garras, é possível definir a patinagem do pneu de 6%.

  • Calculo de patinagem de pneu

Circunferência do pneu X (1+0.06)     

2.44 X 1,06= 2,58 Distancia corrigida pelo índice de patinagem

Com 10 voltas do pneu é totalizado 25.8m percorridos (2,58 x10=25.8m percorridos), onde foi coletado 312g de adubo com o auxílio de uma balança de precisão, é possível se calcular a quantidade de adubo que está caindo por metro linear, utilizando a quantidade de adubo coletado e a distância percorrida.

                      [pic 9][pic 10]

A quantidade de adubo necessária no plantio é de aproximadamente 400Kg/ha. Sendo que o calculo da quantidade de adubo por metro linear é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (138.7 Kb)   docx (46 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com