TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PLANTIO DIRETO COM SEMEADORA ADUBADORA

Por:   •  20/11/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.868 Palavras (8 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

FACULDADE REGIONAL DA BAHIA - UNIRB

ENGENHARIA AGRONÔMICA

4° SEMESTRE

PROJETO DE AVALIAÇÃO DE SEMEADURA DIRETA DE SOJA, ULTILIZANDO SEMEADORA ADUBADORA.

BARREIRAS- BA

2020

DAMISON SILVA DE SANTANA NETO

PROJETO DE AVALIAÇÃO DE SEMEADURA DIRETA DE SOJA, ULTILIZANDO SEMEADORA ADUBADORA.

O pressente projeto é apresentado ao curso de Engenharia Agronômica do Centro Universitário UNIRB, como requisito para nota complementar da AVII para a disciplina de Maquinas e Mecanização Agrícola. Cujo orientador é o professor Anderson Ravanny de Andrade.

        

BARREIRAS- BA

2020

Sumário

1.        RESUMO        4

2.        INTRODUÇÃO        4

3.        OBJETIVOS        4

4.        REVISÃO DE LITERATURA        4

4.1.        Características da soja        5

4.2.        Importância da soja        5

4.3.        Preparo do solo        5

4.4.        Semeadura        6

5.        METODOLOGIA        7

6.        CRONOGRAMA DE ATIVIDADE        8

7.        REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS        8

        

  1.  RESUMO

Este trabalho tem por objetivo avaliar o desempenho de uma semeadora-adubadora em um sistema de plantio direto. A cultura escolhida para o presente trabalho foi à soja (Glycine max), por conta de seu alto valor econômico e por sua importância agronômica. Também iremos observar as diferenças entre as semeadoras comuns e as semeadoras adubadores e as principais vantagens do sistema de plantio direto.

Palavras chave: semeadora-adubadora, plantio direto, semeadura de soja.

  1. INTRODUÇÃO

A utilização eficiente dos meios de produção vem se tornando cada vez mais significativa, devido à necessidade de se produzir cada vez mais alimentos com um menor custo operacional. Por conta disso vem se tornando comum que cada vez mais produtores optem pelo sistema de plantio direto. Neste sistema, as semeadoras-adubadoras assumiram importância fundamental, pois sua operação é caracterizada pela mínima mobilização do solo antes e após a operação de semeadura, além de utilizarem órgãos ativos que fazem o corte da vegetação rasteira seca, e abrem os sulcos para a distribuição da semente e do fertilizante.

 A semeadura é a operação inicial para o estabelecimento da cultura da soja (Glycine max), sendo assim o desempenho das semeadoras-adubadoras são de suma importância, visto que uma das causas da baixa produtividade é a dificuldade de se estabelecer condições ideais para o pleno desenvolvimento da planta, o que torna necessário a utilização de fertilizantes desde o momento do plantio para que tal problema não venha a ocorrer.

  1. OBJETIVOS

O objetivo desse trabalho é avaliar quais as condições maias favoráveis para a semeadura da soja, e os fatores que contribuem para seu bom desempenho como: Velocidade, espaçamento, profundidade e quantidade de fertilizante utilizado.

  1. REVISÃO DE LITERATURA

  1. Características da soja

A soja é uma planta anual, dicotiledônea, da família Fabaceae, subfamília Papilionoideae, gênero Glycine, e vem se destacando no agronegócio mundial. Considerada uma das mais relevantes leguminosas, tem origem em clima temperados e adapta a climas subtropicais e tropicais, tem grande valor econômico por conta da sua composição, 20% de óleo, 38% de proteína, 34% de carboidratos, além de fibras e constituintes inorgânicos, e de sua produtividade de grãos (SEDIYAMA et al., 2005 e EMBRAPA, 2011).

No Brasil, a soja começou a ser cultivada, por volta de 1882 na Bahia. Com a chegada dos primeiros imigrantes japoneses em 1908, foi introduzida em São Paulo, em 1914, no Rio Grande do Sul, onde apresentou melhor adaptação, face às condições bioclimáticas mais semelhantes aquelas das regiões tradicionais de cultivo (CAMPELO et al., 1998).

  1. Importância da soja

Ao longo das últimas décadas a produtividade da soja no Brasil vem se expandindo, a eficiência, a lucratividade e a sustentabilidade econômica e ambiental são aspectos muito importantes. Dessa forma, vem se buscando novas tecnologias com o objetivo de atender tais aspectos onde se destacam; genótipos com alta adaptabilidade, melhorias da qualidade física, química e biológica do solo, cultivares transgênicas, , manejo fitossanitário, época adequada de semeadura e densidade populacional.

A produção de grãos no Brasil, vem crescendo, como mostram os resultados do quinto levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). As lavouras de soja e milho, principalmente, impulsionam o volume total de grãos para mais um recorde histórico, com estimativa de 251,1 milhões de toneladas, uma variação de 3,8% sobre a safra passada e ganha de 9,1 milhões de toneladas Para área total, espera-se um incremento de 2,5%, alcançando cerca de 64,8 milhões de hectares e acréscimo de 1,6 milhão de ha. As culturas de primeira safra estão respondendo por 45,6 mil hectares, enquanto que as de segunda, terceira e de inverno, por 19,3 mil. (CONAB, 2020).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (131.5 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com