TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância dos recursos hidricos

Por:   •  28/9/2015  •  Seminário  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 3

Importância, preservação, e garantia dos recursos hídricos

        É inquestionável o papel fundamental e particular que a água exerce na vida de qualquer ser vivo e como o seu uso desenfreado ocasiona uma serie de questionamentos com relação à garantia dos recursos hídricos as próximas gerações e a preservação dos mesmos em um futuro não tão distante.

        O Planeta Terra, também é chamado de “Planeta Água”, mas esta verdade esta sendo ameaçada pelas várias causas de degradação, poluição, desperdício e falta de compromisso com esta riqueza natural que possuímos. Sabe-se que o planeta é em seu total 70% coberto por água, sendo deste total 97% salgada; restando apenas 3% de água doce no mundo todo. Destes 3%, cerca de 2,325% estão em geleiras e icebergs e os 0,675% restantes em rios, lagos, subsolo. Disso tudo, somente 0,0091% está disponível para o consumo humano, e muito destes 0,0091% são desperdiçados todos os dias por milhares de pessoas.        

        O simples ato de lavar a calçada, lavar o carro, deixar torneiras e pias gotejando, são ações que fazem aquilo que sobra para alguns, faltar para muitos. Não somente pelo consumidor terciário, mas este bem também é desperdiçado pela agricultura, pecuária e pela indústria, com o uso de agrotóxicos em plantações, poluição de vertentes e mananciais, depósitos irregulares de lixo e entulho, esgoto doméstico não tratado, dentre outros fatores, mas o que mais caracteriza a escassez é a poluição.

                Vários países no mundo sofrem bastante com a escassez de água, dentre eles o Egito, África do Sul, Haiti, Paquistão, e passam por situações cada vez mais agravantes com o extenso avanço populacional mundial. O Brasil é privilegiado por possuir em suas terras acerca de 11,6% de toda água doce do mundo e o maior rio do planeta – o Rio Amazonas –, além de importantes reservatórios no subsolo, como o Aqüífero Guarani na Região Sul e Centro-Oeste do país e o Aqüífero Alter do Chão na Região Norte, mas mesmo assim já enfrenta nestes últimos anos sérios problemas de abastecimento, como a crise hídrica que afeta a Grande São Paulo desde outubro de 2014. De todo o potencial hídrico do país estima-se que 68% concentra-se na Região Norte, 16% na Região Centro-Oeste, 7% na Região Sul, 6% na Região Sudeste e apenas 3% em toda a região Nordeste que abriga a segunda maior população do país, perdendo apenas para a Região Sudeste. O uso de novas tecnologias e práticas de reutilização da água deve tornar-se eficaz e saírem do papel, além disso, faz-se necessário a aplicação de multas previstas por lei, nos que desrespeitarem aos cuidados solicitados com os recursos naturais. Sabe-se que a água disponível em todo o território nacional é suficiente para as necessidades do país. É preciso uma maior conscientização da população com o uso da água e por parte do governo, um maior cuidado com o saneamento básico e o abastecimento.

        A água é indispensável à qualquer ser vivo e é um recurso relativamente escasso, sendo que o aumento na demanda, o desperdício e uso inadequado, associado à poluição de toda origem podem esgotar este recurso. Devemos pensar no futuro das próximas gerações e no futuro do meio ambiente como um todo, pois qualquer ação de vida no planeta necessita voluntária ou involuntariamente da ação da água para acontecer. Dotada de valor econômico, deve ser utilizada dentro de critérios que permitam o atendimento a necessidades múltiplas, sejam de terceiros, agrícolas, pecuários e indústrias  que garantam ao futuro o seguro acesso a este tão valioso recurso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com