TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agricultura Familiar, Insumos e Implementos - Censo Agropecuário 2006

Por:   •  4/10/2020  •  Relatório de pesquisa  •  4.757 Palavras (20 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 20

CONSULTORIA CONTRATO Nº 2012/737

PRODUTO 2: Documento Técnico contendo estudo sobre o potencial da agricultura familiar para comercialização de máquinas, equipamentos e insumos levando-se em consideração o censo do IBGE-2006

CONSULTOR: MOACIR CHAVES BORGES

Brasília, 05 de setembro de 2013.

SUMARIO

I.        APRESENTAÇÃO        1

II.        INTRODUÇÃO        1

III.        OBJETIVO        2

IV.        METODOLOGIA        2

V.        RESULTADOS        3

1.        DESPESAS GERAIS        3

1.1.        NÚMERO DE ESTABELECIMENTOS        3

1.2.        VALOR DAS DESPESAS        5

2.        INSUMOS        7

2.1.        FERTILIZANTES        7

2.2.        CALCÁRIO        8

2.3.        AGROTÓXICO        9

3.        MÁQUINAS E IMPLEMENTOS        9

3.1.        NÚMERO DE ESTABELECIMENTOS        10

3.2.        NÚMERO DE IMPLEMENTOS        11

VI.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

VII.        REFERÊNCIAS        13

  1. APRESENTAÇÃO

A participação expressiva da agricultura familiar no espaço rural brasileiro é atualmente reconhecida, especialmente por meio dos resultados apresentados pelo Censo Agropecuário de 2006, que pela primeira fez permitiu a realização do recorte entre agricultura familiar e não familiar.

A agricultura familiar responde por 85% dos estabelecimentos rurais, bem como 75% da ocupação de mão-de-obra, e isto em somente 25% da área rural, de acordo com o Censo Agropecuário de 2006. Em termos produtivos de cada R$ 10,00 produzidos pelo setor agropecuário e agroindustrial rural, R$ 4,00 são originados por agricultores familiares.

Até 2012 informações semelhantes do Censo Agropecuário de 2006 sobre a participação da agricultura familiar no consumo de máquinas, implementos e insumos agrícolas não estavam disponíveis. Entretanto, uma força tarefa do Ministério do Desenvolvimento Agrário realizada em 2012 tornou isto possível.

Com base em novas tabelas do Censo Agropecuário de 2006 o objetivo deste documento é apresentar uma análise da agricultura familiar enquanto consumidora de fatores de produção, em especial insumos, máquinas e implementos.

  1. INTRODUÇÃO

A agricultura familiar brasileira contempla grande diversidade cultural, social e econômica, podendo variar desde a exploração agropecuária para subsistência até a produção modernizada. No entanto, esse seguimento produtivo da agricultura foi negligenciado na formulação de políticas públicas para o setor até meados dos anos 90, quando do surgimento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF.

Esta diversidade também se replica nas formas de produção, uma vez que são conhecidos como agricultores familiares desde alguns produtores de soja transgênica, até extrativistas (orgânicos) de produtos da sociobiodiversidade.

Mapear tais grupos a fim de melhor orientar as diferenças nos modos de produção, bem como para melhor ordenar recursos públicos, em especial do crédito rural no âmbito do PRONAF – Programa Nacional da Agricultura Familiar –, é importante no contexto atual em que os agricultores familiares possuem significativa visibilidade social e política e para tanto têm sido demandados a atender esta expectativa.

Para tanto este documento é um primeiro ensaio sobre a distribuição espacial do uso de alguns insumos, máquinas e implementos agropecuários com base nos dados do Censo Agropecuário do IBGE realizado em 2006.

  1. OBJETIVO

O objetivo deste documento é apresentar uma análise a partir dos dados do Censo Agropecuário de 2006 sobre o potencial da agricultura familiar no uso de máquinas, implementos e insumos.

  1. METODOLOGIA

Neste trabalho foram consultadas as tabelas que fazem menção ao uso de insumos, máquinas e implementos na plataforma do SIDRA – Sistema IBGE de Recuperação Automática – segmentado por agricultura familiar e não familiar.

O resultado da consulta preliminar apresentou um conjunto de tabelas das quais foram extraídas seis para compor o rol de informações a serem discorridas ao longo do documento.

De cada uma destas tabelas foram extraídas seguintes informações por estabelecimentos agropecuários da agricultura familiar e não familiar nas cinco grandes regiões brasileiras:

  • do número de estabelecimentos agropecuários que fazem uso de insumos por produtos da adubação, calcário e agrotóxico, no geral;
  • do número de estabelecimentos e quantitativos existente nos estabelecimentos de tratores, máquinas e implementos agropecuários;
  • do número de estabelecimentos e valor monetário aplicado em despesas por fatores de produção.

As seis tabelas utilizadas são resultados de uma parceria entre o IBGE e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, sendo elas:

  • Tabela 1658 - Número de estabelecimentos agropecuários com tratores e Quantidade de tratores existentes nos estabelecimentos agropecuários, com agricultura familiar e não familiar, por potência dos tratores, condição do produtor em relação às terras, grupos de atividade econômica, grupos de área de lavoura e grupos de área total - (MDA);
  • 1748 - Número de estabelecimentos agropecuários, com agricultura familiar e não familiar, e Quantidade de máquinas e implementos agrícolas existentes por tipo de máquina e implementos agrícolas, condição do produtor em relação às terras, grupos de atividade econômica, grupos de área de lavoura e grupos de área total - (MDA);
  • 1909 - Número de estabelecimentos agropecuários que realizaram despesas no ano, com agricultura familiar e não familiar, e Valor das despesas realizadas no ano por tipo de despesa, condição produtor em relação às terras e grupos de atividade econômica - (MDA);
  • 1979 - Número de estabelecimentos agropecuários, com agricultura familiar e não familiar, por produtos utilizados na adubação, condição do produtor em relação às terras, nível de instrução da pessoa que dirige o estabelecimento e orientação técnica - (MDA);
  • 2070 - Número de estabelecimentos agropecuários, com agricultura familiar e não familiar, por uso de agrotóxicos, condição do produtor em relação às terras, tempo de direção do estabelecimento, orientação técnica recebida e origem da orientação técnica recebida - (MDA);
  • 2217 - Número de estabelecimentos agropecuários, com agricultura familiar e não familiar, por uso de calcário e/ou outros corretivos do pH do solo, condição do produtor em relação às terras, nível de instrução da pessoa que dirige o estabelecimento e orientação técnica - (MDA).
  1. RESULTADOS

Os resultados estão apresentados nos blocos despesas gerais com fatores de produção, insumos, e máquinas e implementos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)   pdf (661.4 Kb)   docx (637.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com