TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agricultura familiar e cultivo de frutas irrigadas

Tese: Agricultura familiar e cultivo de frutas irrigadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Tese  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA – UEFS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – CURSO DE AGRONOMIA

DISCIPLINA: FRUTICULTURA

Agricultura Familiar e fruticultura irrigada – Estudo de caso no Nordeste

Tales Vital

Yony Sampaio

O texto dos autores Vital e Sampaio (2007) teve por objetivo analisar as experiências de inclusão da fruticultura irrigada no Nordeste do Brasil. No decorrer do texto os autores vem conceituando agricultura familiar apoiada em três critérios: os trabalhos dos estabelecimentos é exercido pelo produtor; O trabalho familiar é superior ao contratado; a área do estabelecimento tem um limite máximo.

Entende-se por agricultura familiar irrigada, unidades familiares situadas em perímetros irrigados do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca e Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco. No entanto, há também unidades familiares isoladas que dispõem de alguma pouca fonte de água e que praticam algum tipo de irrigação.

Os autores salientam a importância da agricultura irrigada pois, gera produto para o consumo de casa e é importante na dieta e na geração de alguma renda monetária. Vital e Sampaio (2007) voltaram-se especialmente para uma análise de experiências políticas e de programas com o intuito de estabelecer uma agricultura familiar irrigada, voltada para a produção frutícola.

Para tanto, foram avaliados diversos fatores, como por exemplo, disponibilidade de água de qualidade e em quantidade suficiente, existência de fontes de energia para a distribuição da água, experiência dos agricultores com agricultura irrigada, disponibilidade de tecnologias de irrigação etc.

Por fim, os autores perceberam algumas deficiências para implantação de uma agricultura familiar irrigada, como por exemplo, a disponibilidade de água de qualidade e a falta de capacitação pois, no Nordeste não há tradição de agricultura familiar irrigada. Conclui-se que apesar dos problemas decorrentes da má gestão e dificuldade de articulação, há condições necessárias e experiências bem sucedidas em consolidar a agricultura familiar no Nordeste.

REFERÊNCIA

VITAL, T; SAMPAIO, Y. Agricultura familiar e fruticultura irrigada – estudo de caso no Nordeste. Vol. 4, p. 275-290. Recife 2007.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com