TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade: Máquinas e Mecanizações Agrícolas

Por:   •  30/3/2020  •  Abstract  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS                                       FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS                                                       CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA                                                         CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Acadêmico: ERLEILSON COELHO MARINHO

Disciplina – MÁQUINAS E MECANIZAÇÕES AGRÍCOLAS

ATIVIDADE DE INTRODUÇÃO DISCIPLINAR

Professor ministrante: Prof. Dr. Raymundo Leite da Silva Júnior

MANAUS

2019

Atividade Introdutória

Faça uma pesquisa junto aos produtores rurais de sua região sobre como estar o nível tecnológico deles em termos de mecanização agrícola. Verifique se eles possuem tratores agrícolas, animais domésticos como tração e carga, ferramentas manuais, (enxadas, terçados, foices, etc) e máquinas manuais motorizadas (tais como: motoserras, pulverizadores, roçadeiras, etc). Verifique quais as culturas agrícolas que se produz na sua região e qual o tamanho médio das propriedades. Os escritórios do IDAM ou de assistência em extensão rural ou Secretaria de Produção Rural do Município podem ser ótimas fontes de informações.

        Ao verificar os produtores rurais do município de Manacapuru, foi possível observar uma diferença no uso de tecnologia nas propriedades rurais, entretanto, essa diferença está ligada a produção e também a cultura. Pode se ver também que, o atraso no desenvolvimento é ligado a falta de informação e apoio educacional no que tange ao conhecimento e manuseio de equipamento, bem como, estrutura para manutenção do uso dessa tecnologia, reclamação essa feita por produtores. Foi também relatado por um técnico do IDAM, que, alguns produtores rurais, após serem beneficiados por programas de agricultura familiar, não honraram com suas responsabilidades, logo, ambas as partes, tem suas razões. Não cabe julgamento nesse contexto, entretanto, fica claro que o processo de produção rural e uso da tecnologia, é limitado na realidade do município.

        O uso de mecanização agrícola esta está dividida em classes, onde, os pequenos produtores usam máquinas como: Roçadeiras, motosserras e pulverizadores manuais, enquanto que, produtores que dispõem de condições financeiras melhores, usam máquinas maiores tais como tratores e implementos. As ferramentas manuais, como: enxadas, terçados, foices, etc, são usadas por todos.

        A produção rural é diversificada e também classificada:

        Pequenos produtores: Produzem frutos e verduras, onde, os frutos são plantados sem muito cuidado com pragas no uso de produtos químicos, (veneno) na linguagem deles, e a produção com uso restrito de fertilizantes químicos e adubos orgânicos, onde, a colheita e feita manualmente e sem classificação de qualidade. Produzem a Mandioca em grande escala, em um sistema ainda tradicional, com queimadas e pouca tecnologia, sendo usado motossera para derrubar as arvores grandes e roçadeiras para fazer a limpeza periodiaca no controle de evas daninhas. onde também é feito uso de produtos (inseticida) para controle de formigas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com