TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava - movimento contemporâneo

Por:   •  4/5/2015  •  Resenha  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Neste trabalho mostraremos a história, importância e perspectivas para o futuro da agricultura de precisão, pois sabemos que o tema abordado é de suma importância para o aumento de produções e também busca aperfeiçoar as aplicações de agrotóxicos. Acreditamos que com a aplicação dessa tecnologia iremos controlar gastos desnecessários para o produtor.

HISTÓRICO

Os fundamentos da agricultura de precisão surgiram nos Estados Unidos no ano de 1920, devido a seus avanços esta ficaram mais conhecida na década de 80, sendo estes seus sistemas de posicionamento geográfico, informações geográficas, monitoramento das colheitas e informática. Além dos Estados Unidos notou-se destaque em outros países como Alemanha, Argentina, Austrália, Inglaterra e Brasil. Em nosso país as primeiras pesquisas foram desenvolvidas na década de 90.

Com a chegada da agricultura de precisão foi direcionada principalmente para as máquinas agrícolas, ou seja, colheitadeira e semeadoras introduzindo o sistemas de GNSS(Global Navigation Satelite System) que possibilitou a geração de mapas de produtividade,aprimorando o mapeamento do solo, num melhor aproveitamento de aplicação de adubos e fertilizantes, diminuindo o impacto ambiental aumentando assim o ganho econômico.

IMPORTÂNCIA

O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) tem o desafio de aumentar lucros ao produtor e melhorar a gestão das propriedades, para alcançar essas metas é promovido diferentes atividades. Sendo elas, capacitação de técnicos sobre o assunto em diferentes regiões do país, com a intenção de aumentar cada vez mais o numero de agricultores utilizando essas ferramentas.

O Rio Grande do Sul está entre os estados brasileiros onde a AP mais avançou e um exemplo bem sucedido disso é o projeto Aquarius – que incentiva as cooperativas e produtores a utilizarem as técnicas da Agricultura de Precisão. A Agricultura de Precisão é um conjunto de técnicas para gestão de produção rural que considera a existência de variabilidade espacial das lavouras, isto é, considera que cada porção de uma área cultivada possui particularidades que podem interferir na produtividade. 

Na agricultura de precisão e separada a área em varias porções com auxilio de ferramentas tecnológicas, diferentemente de técnicas tradicionais que considerasse as medias. Associada a grandes máquinas, a agricultura de precisão é uma técnica muito eficaz na aplicação direcionada de insumos em diferentes pontos da lavoura. Utilizada em sua maioria por produtores que busca mais eficiência dos produtos aplicados e nas colheitas.

Um dos principais motivos que ainda barram o crescimento dessas técnicas de precisão nos países são os elevados custos de maquinários e monitoramento, isso se deve pelo fato de nem todos os agricultores possuírem estruturas adequadas para a implantação da mesma. Mas acredita-se que tende a crescer cada vez mais a adoção dessa técnica, devido as grandes lucratividades obtidas.

A agricultura de precisão consegue disponibilizar ao produtor informações que podem aperfeiçoar o plantio, pelo fato das máquinas possuírem tecnologia da informação no campo. Podemos citar hoje como produto mais buscado no mercado da agricultura de precisão o piloto automático, esse aparelho monitora o uso de combustíveis, tempo, eficiência da máquina em si. Uma agricultura nova é baseada em tecnologia inovadora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (89.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com