TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BACIA HIDROGRÁFICA DO AMAZONAS CARACTERÍSTICAS

Por:   •  13/5/2020  •  Artigo  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

NOME: Milena dos Santos Silva                       3° EDIEM

                    BACIA HIDROGRÁFICA DO AMAZONAS

              CARACTERÍSTICAS

       A bacia hidrográfica do amazonas tem cerca de 7 milhões de Km de extensão,  sendo 4 milhões de Km em território brasileiro, mas também está presente no Peru, Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela, Suriname e Guiana. A bacia hidrográfica do amazonas é a maior do mundo, contendo uma grande porcentagem da água doce mundial e com diversas espécies de peixes e faz parte da maior floresta tropical do mundo. É também a maior fonte de geração de energia do Brasil.

       Funciona também como hidrovia, possibilitando o transporte de produtos agrícolas. Com frequência a mata é inundada sazonalmente, formando a Mata de Igapó.

             

            RIOS  

       Engloba córregos, restingas, praias, igarapés, matas inundadas, lagos de várzea, etc. São os principais: Rio Amazonas, Rio Negro, Rio Solimões, Rio Madeira, Rio Trombetas, Rio Purus, Rio Tapajós, Rio Branco, Rio Javari, Rio Juruá, Rio Xingu, Rio Japurá, Rio Iça.

QUAIS SÃO OS PROBLEMAS SOCIAIS E AMBIENTAIS QUE ESSA INSTALAÇÃO CAUSA NO ESPAÇO GEOGRÁFICO?

     Esse tipo de instalação faz com que a população ribeirinha tenha que se deslocar de onde já estava instalado, exigindo até a recolocação de povos nativos, como quilombos e indígenas, pode gerar também, doenças vindas com a água como a malária e a esquistossomose. Atrapalha as migrações sazonais de animais, diminui a luminosidade nos rios atrapalhando a produção de fitoplancton e a sobrevivência de macrofitas, que consequentemente diminui a produção de oxigênio interferindo no tempo ser vida dos animais aquáticos.

     Causa também alterações no microclima regional, alagamento de grande área, destruição vegetal, assoreamento do leito dos rios, desmoronamento de barreiras, remoção da mata ciliar, aumento do efeito estufa, entre outros.

BIBLIOGRAFIA

https://pt.khanacademy.org/science/8-ano/fontes-de-energia/produzindo-energia-eletrica/a/impactos-socioambientais-das-usinas-hidreletricas

https://www.todamateria.com.br/bacia-amazonica/ 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com