TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Benefícios dos Produtos da Agricultura Familiar

Por:   •  3/2/2019  •  Seminário  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

SLIDE 1

Tendo em vista isso, percebe-se como característica a produção a partir de lotes menores de terra, com uma maior diversidade produtiva, onde a família é a proprietária, gestora e responsável por toda produção e comercialização.

São aproximadamente 4,4 milhões de estabelecimentos, ela constitui a base econômica de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes; responde por 35% do produto interno bruto nacional; e absorve 40% da população economicamente ativa do país.

50% estão concentrados na região do Nordeste, 19% no Sul, 16% no Sudeste, 5% no centro-oeste e 10% no norte do país.

SLIDE 2

1.Proporciona diversidade de alimentos:

A produção é diversificada e, apesar da pequena escala de produção, sempre mantem uma oferta regular, garantindo acesso continuo, de diferentes alimentos, durante todo ano.

2.Preserva hábitos alimentares e culturais:

Expressando a identidade territorial a partir de alimentos típicos da região, preservando a tradição familiar e cultural, frente à padronização mundial da alimentação.

3. Faz uso sustentável dos recursos naturais:

Por adotar práticas ambientais mais sustentáveis em função da produção em pequena escala, o que permite a adoção de sistemas produtivos muito mais eficientes que se utilizam de menos energia fóssil e muito mais energia renovável

4. Gera empregos e fonte de renda:

Por ela ser caracterizada pela produção em pequenas propriedades, o número de beneficiados com os resultados financeiros também é um diferencial, o que possibilita a geração de renda em regiões distantes de centros industrializados, oferecendo alternativas para fixação do homem no campo.

5. Motiva benefícios aos produtores:

Agricultores familiares são beneficiários de uma série de políticas públicas específicas, que envolvem programas de incentivo à tal forma de produção.

6. Fornece alimentos de maior qualidade:

Por adotar práticas mais sustentáveis, na maioria dos casos, os produtores familiares não utilizam uma grande quantidade de agrotóxicos. Dessa maneira, os consumidores têm acesso a alimentos mais frescos e com teor nutricional mais alto.

SLIDE 4

Com isso faz com que ela possua importância econômica vinculada ao abastecimento do mercado interno e ao controle da inflação dos alimentos consumidos pelos brasileiros.

SLIDE 5

1. Aquisição dos produtos não só pela população, mas também pelos órgãos públicos, possibilitando a ampliação do mercado de consumo.

2. Por meio da sua gama de produtos, devido a policultura, e aos produtos orgânicos estarem entrando em alta no mercado, já que muitos estão a preferir ter uma alimentação mais natural, sem presença de defensivos químico, os produtos da agricultura familiar têm tido uma maior procura e consequentemente há um aumento na renda dos produtores.

3. Com as oportunidades disponibilizadas pelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (33.1 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com