TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE ENG AGRONOMICA/ZOOTECNIA / ENG FLORESTAL

Por:   •  9/8/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.253 Palavras (6 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – UFRN          [pic 2]

ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ – EAJ

CURSO DE ENG AGRONOMICA/ZOOTECNIA / ENG FLORESTAL

                         Bioquímica                         

Lista de Bioenergética e Introdução ao Metabolismo

  1. Qual a diferença entre anabolismo e catabolismo?

O anabolismo, há gasto de energia, pois há formação ou transformação de ligações químicas é a fase biossintética e consumidora de energia do metabolismo, é divergente, há a síntese. Citamos um  exemplo de anabolismo é o processo de formação de moléculas orgânicas usando energia solar pelos autótrofos.

No catabolismo, há ganho de energia, pois são quebradas ligações químicas, é a fase degradativa e liberadora de energia do metabolismo, é convergente e há quebra como exemplo para catabolismo é a quebra dessas moléculas pelos heterótrofos.

  1. Qual parte do ATP contém as ligações que fornecem energia para a maioria das reações das células?

São encontradas nas ligações que fornecem energia estão entre os grupos fosfato, ou seja, a molécula de  adenosina trifosfato, onde é composta por  uma base nitrogenada adenina, uma ribose que são carboidrato, e três grupos fosfato. Ex. o repouso para o gasto de energia.

  1. Defina bioenergética e metabolismo

Bioenergética é a análise de como a energia flui e como é usada pelos organismos,  células e organismos necessitam realizar trabalho para: manutenção da vida, crescimento e reprodução.

Metabolismo é Atividade celular altamente dirigida e coordenada, que volve sistemas multienzimáticos, são os resultados de todas as transformações químicas e reações químicas que ocorrem na célula ou organismo, através de processos de síntese e degradação.

  1. Como é obtida a energia/ATP no animal e vegetal?

     É obtida no animal mediante os alimentos, carboidratos, lipídeos e proteínas diante de outros elementos em vias metabólicas;  e no vegetal pelo sol que é a energia nuclear luminosa (fotossíntese energia química) e térmica os carboidratos.

     A obtenção de energia tanto em animais como em vegetais, se dá pela conversão de carboidratos em energia, na forma de ATP. Esse processo requer oxigênio (processo aeróbio bioquímico, chamado de respiração celular). A organela responsável pela respiração celular, tanto em animais como em plantas é a mitocôndria.

     05)  Qual a função da ATPase?           

Atpases ou adnosinatrifosfases consistem uma clase de energia que catalisam a decomposição do trifosfato de adenosina (A.P.T) em adenosina diversos fatores. ATPases são enzimas que hidrolisam o grupo fosfato terminal do ATP, sendo amplamente distribuídas na natureza com diferentes papéis biológicos. A existência de vários compartimentos no interior das células (organelas e uma rede altamente organizada de membranas) e a manutenção de um equilíbrio de solutos nesses vários compartimentos requerem um mecanismo preciso e constante de suprimento de energia. As chamadas "bombas de prótons" (ATPases) desempenham, nesse contexto, um papel fundamental no provimento dessa energia, essencial para a vida celular.

  1. Quais as vias de ressíntese do ATP, quais são aeróbias e anaerobias?

               As via de ressíntese são anaeróbica alática, via anaeróbica lática ou glicolítica e via oxidativa ou aeróbica.  E quais são aeróbias  e anaeróbias:

       1 - VIA ANAERÓBICA ALÁTICA - Ressíntese - tem a formação com a ação da creatina fosfata, auxiliar o grupamento fosfato., ação da creatina fosfato (CP) ATP         ADP + Pi + E    ADP + CP        ATP + C +  E  Sem O2.

        2 - VIA ANAERÓBICA LÁTICA OU GLICOLÍTICA - Ressíntese - decomposição do glicogênio muscular em ácido pirúvico.  GLICOGÊNIO que vai ser quebrado, produzindo o   ATP + ÁCIDO PIRÚVICO

       3 - VIA OXIDATIVA OU AERÓBICA - Ressíntese – precisa da oxidação do glicogênio do fígado e ácidos graxos do tecido adiposo, aminoácidos.

  1.  O que é a glicólise e como ocorre?

               É  a via  metabólica composta por um conjunto de dez reações catalisadas por enzimas livres no citosol, na qual a glicose produz duas moléculas de piruvato, duas moléculas de ATP e dois equivalentes reduzidos de NADH+, que serão introduzidos na cadeia respiratória ou na fermentação. Como ocorre,  investimento onde usa, junto com a enzima para quebrar  a molécula.               Ela ocorre no citoplasma da célula de qualquer ser vivo, seja ele anaeróbio, seja aeróbio,  sem a presença de oxigênio e que tem como produto final ATP e ácido pirúvico. Nessa via metabólica, que ocorre no citoplasma das células de todos os seres vivos, acontece a formação de ácido pirúvico (C3H4O3) e de moléculas de ATP.

  1.  Como ocorre a conversão de piruvato à lactato e etanol

          Para obtenção de energia sob a forma de trifosfato de adenosina (ATP), a glicose é convertida a piruvato através da glicólise.  Nestes casos, a glicose é convertida a piruvato e depois a lactato, através da via da fermentação láctica, obtendo os músculos ATP, sem recorrer ao oxigénio, ou seja, ocorre uma redução da molécula, entrada de hidrogênio.  O Piruvato é reduzido por 1 NADH e resulta em Ácido Lático (Lactato). A reação é catalisada pela Enzima Lactato Desidrogenase (LDH); também ocorre em microorganismos e em animais superiores (inclusive no Ser Humano);  Além da regeneração do NADH em NAD+, esta fase mantém a Glicólise em condições anaeróbias.

  1.  Como ocorre a conversão de piruvato à acetilcoA

Se dá na mitocôndria, onde também ocorre o Ciclo de Krebs. O responsável é um complexo dito piruvato descarboxilase. A Enzima Piruvato Desidrogenase (complexo enzimático) catalisa esta reação na presença de NAD+ e CoA, o que resulta em Acetil-CoA, mais NADH e CO2;  O NADH transferirá H+ (mais 2 elétrons) para O2 na Cadeia de Transporte de Elétrons, formando-se H2O;  Esta reação ocorre na Mitocôndria (reação aeróia).

  1.  Qual a função e importância do NAD e FAD?

Nad - (nicotinamida - adenida  dinucleitideo) – transportador de hidrogênio, de eletro, são transportadores, auxiliam

Fad - (flavina – adenina -  dinucleitideo) -   transportador de hidrogênio

  1.  Qual a diferença entre o NAD e o NADP, em relação a sua estrutura e sua atuação ser em vegetal ou animal.

O Nad, são portadores de elétrons, aceitam eletros e pronts , transfere eles.

O NADP tem um elemento fosfato da sua estrutura  e atua mais na fotossíntese, e no vegetal o mais ativo o NADP, são mais envolvidos  nos vegetais.

  1.  Qual a relação entre a fase clara e escura, em relação a produção e uso de ATP e NADPH.

Fase clara e escura, a relação se completa dentro do processo fotossintético, para a obtenção de açucares e de energia. Eles são formados na fase clara diante da incidência da luz, liberado elétrons.

“Tente ser feliz ao invés de tentar ser perfeito!”       SHI!!!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (136.5 Kb)   docx (249.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com