TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CURSO DE LICENCIATURA EM ENG. INFORMÁTICA DE GESTÃO

Por:   •  8/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  6.352 Palavras (26 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1]

UNIVERSIDADE JEAN PIAGET DE ANGOLA

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNÓLOGIAS

CURSO DE LICENCIATURA EM ENG. INFORMÁTICA DE GESTÃO

INTEGRANTES DO GRUPO

ÍNDICE

1 - INTRODUÇÃO        1

2 - DESENVOLVIMENTO        2

2.1 – A influência da religião no convívio social e político em relação aos primeiros homens        2

2.2 – A influência da religião no convívio social e político na Mesopotâm        3

2.3 – A influência da religião no convívio social e político no Antigo Egito        4

2.4 – A influência da religião no convívio social e político no Grécia Antiga        5

2.5 – A influência da religião no convívio social e político na Império Romano        7

2.6 – A religião na idade média, o renascimento, humanismo e a influência na sociedade moderna e contemporânea.        9

3 - CONCLUSÃO        12

4 - REFERÊNCIAS        14

1 - INTRODUÇÃO

O presente trabalho busca compreender a influência das religiões no cenário social e político ao longo da história. Não se olvida que há uma infinidade de religiões compostas de distintas modalidades de adoração, mitologias e experiências espirituais como o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo. No entanto, o presente trabalho não pretende a se voltar aos aspectos das religiões em si, explorando uma a uma as suas doutrinas, rituais e demais singularidades.

O presente trabalho tem como fundamento percorrer alguns momentos históricos para refletir sobre a importância e a influência da religião na sua concepção lato senso, na construção social e política de alguns povos e da sociedade atual.

O que se busca é uma reflexão filosófica sobre como vários povos se estabeleceram e política e filosoficamente apela religião ao longo do tempo. Também se busca demonstrar que independente do período histórico ou independente da sociedade em que se vive a religião sempre terá alguma influência na vida social e política.

Para se chegar ao objetivo desse trabalho se faz necessário averiguar as primeiras concepções do homem primitivo enquanto ser religioso que prática religiões mais voltadas à adoração de seus ancestrais ou de adoração aos fenômenos da natureza. Analisaremos também o desenvolvimento religioso dos povos antigos que já dominavam a escrita, bem como a influência de suas crenças na vida social e política. Analisaremos ainda a influência da religião na vida social e política da idade média, do período do renascentismo, do humanismo, do período moderno chegando até o período contemporâneo.

Logo, o presente estudo tem como finalidade aguçar o sentimento crítico e filosófico acerca do convívio social atual fortemente influenciado pelas várias concepções religiosas para tentar entender a importância, ou não, da influência religiosa em nossas vidas que advêm do Estado influenciado pelas religiões ao longo de todo período histórico.

2 - DESENVOLVIMENTO

2.1 – A influência da religião no convívio social e político em relação aos primeiros homens

Podemos entender a religião como uma construção cultural das sociedades, pois, “fundamenta as exigências mais específicas da ação humana nos contextos mais gerais da existência humana”. (GEERTZ, 2008).

Assim, podemos defini-la como um sistema de símbolos que atua para estabelecer poderosas, penetrantes e duradouras disposições e motivações nos homens através da formulação de conceitos de uma ordem de existência geral e vestindo essas concepções com tal aura de fatualidade que as disposições e motivações parecem singularmente realistas (GEERTZ, 2008).

Existe uma imensa quantidade de documentos não escritos como pinturas rupestres, sítios arqueológicos, ossadas, fósseis, entre outros que permitem estudar a ação dos seres humanos primitivos que viveram há milhares de anos. Esses vestígios são tratados como fontes históricas. (PINTO, 2013)

Estudando as evidências do homem na antiguidade percebe-se que desde os primórdios há evidências da influência da religião no convívio social e político. A religião antiga era constituída por diversas crenças, dentre as quais, o culto à morte merece o maior destaque. A morte foi a primeira ideia acerca do sobrenatural e fez o homem confiar no que não via, inserindo-o no mundo dos mistérios estabelecendo uma ideia primitiva de religião, considerando o morto como um Deus e seu túmulo um templo.

Nesse sentido, Eliade (2010, p. 19) aponta que o homem primitivo geralmente fundamentava sua religiosidade devido à crença na imortalidade da alma e que inúmeros achados arqueológicos comprovam isso.

A religião na antiguidade se desenvolvia nas casas e não em templos como conhecemos hoje. O culto era puramente doméstico, ademais, na religião antiga cada deus só poderia ser adorado por uma única linhagem.

O falecimento de um membro da família transformava aquela pessoa em uma espécie de Deus. Ao parente morto prestavam-se homenagens periódicas, dirigiam-se orações e pedidos de ordem prática, como a fartura de alimentos e de animais.

Neste sentido, bem esclarece Coulanges (2004) dizendo que “A família antiga é mais uma associação religiosa do que uma associação natural”.

 Assim como os mortos eram pensados como divinizados, o solo no qual eram sepultados também era entendido como sagrado. Com este pensamento eram estabelecidas as primeiras características da relação do homem com a propriedade, e também com outros institutos basilares para o Direito como o casamento, a adoção e a sucessão que tiveram na religiosidade e seus primeiros regramentos. Todos estes institutos eram disciplinados de modo a não permitir que os cultos se misturassem ou se perdessem. (ANANIAS, 2016).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41 Kb)   pdf (188.4 Kb)   docx (61.6 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com