TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação da poluição do solo na agricultura

Trabalho acadêmico: Determinação da poluição do solo na agricultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

INTRODUÇÃO 1

POLUIÇÃO DO SOLO NA AGROPECUÁRIA 2

AGROPECUÁRIA 3

O QUE É SOLO 4

CONCLUSÃO 5

BIBLIOGRAFIA 6

ANEXOS...........................................................................................................................7

INTRODUÇÃO

A poluição do solo na agricultura pode ser definido quando há comprovadamente poluição ou contaminação causada pela introdução de quaisquer substâncias ou resíduos que nele tenham sido depositados, acumulados, armazenados, enterrados ou infiltrados de forma planejada, acidental ou até mesmo natural. Nessa área, os poluentes ou contaminantes podem concentrar-se em superfície nos diferentes compartimentos do ambiente, como por exemplo, no solo, nos sedimentos, nas rochas, nos materiais utilizados para aterrar os terrenos, nas águas subterrâneas além de poderem concentrar-se nas paredes, nos pisos e nas estruturas de construções.

Durante décadas não existia preocupação por parte de quase ninguém sobre a degradação ambiental, nesta lacuna muita coisa foi degradada dentre elas o solo, em especial pelos produtos e técnicas usadas na agricultura. Em primeira instancia a degradação vem da retirada da floresta de um lugar seguido da compactação, lixiviação, erosão e transporte de partículas, além da diminuição de aeração do solo, estes seriam os principais impactos físicos. Porém sem dúvidas a degradação maior vem da contaminação proveniente da utilização dos defensivos agrícolas, fungicidas, herbicidas, genericamente chamados de venenos. Estes contaminam o solo, a água, o ar, os alimentos, a fauna e consequentemente o homem que respira o ar e consome alimentos e água contaminados.

AGROPECUÁRIA

A agropecuária é o conjunto das atividades ligadas à agricultura e à pecuária. Apresenta grande importância para a humanidade e para a economia, visto que sua produção é destinada ao consumo humano e para a venda dos produtos obtidos. No entanto, vários problemas ambientais estão sendo desencadeados em virtude da expansão da agropecuária e da utilização de métodos para o cultivo e criação de animais.

O desmatamento é uma prática muito comum para a realização da agropecuária. A retirada da cobertura vegetal provoca a redução da biodiversidade, extinção de espécies animais e vegetais, desertificação, erosão, redução dos nutrientes do solo, contribui para o aquecimento global, entre outros danos.

As queimadas, método muito utilizado para a retirada da vegetação original, intensificam a poluição atmosférica, além de reduzirem os nutrientes do solo, sendo necessário usar uma quantidade maior de produtos químicos (fertilizantes) durante o cultivo de determinados alimentos, fato que provoca a poluição do solo.

Outro agravante é a utilização de agrotóxicos (inseticidas e herbicidas), que contaminam o solo, o lençol freático e os rios. Esses produtos, destinados à eliminação de insetos nas plantações, infiltram-se no solo e atingem as águas subterrâneas. As águas das chuvas, ao escoarem nessas plantações, podem transportar os agrotóxicos para os rios, causando a contaminação da água.

Na pecuária, além da substituição da cobertura vegetal pelas pastagens, outro problema ambiental é a compactação do solo gerada pelo deslocamento dos rebanhos. O solo compactado dificulta a infiltração da água e aumenta o escoamento superficial, podendo gerar erosões. Esses animais, através da liberação de gás metano, também contribuem para a intensificação do aquecimento global.

Portanto, diante da necessidade de produzir alimentos para atender a demanda global e ao mesmo tempo preservar a natureza, é necessário que métodos sustentáveis sejam implantados na agropecuária, de forma a reduzir os problemas ambientais provocados por essa atividade. O pousio, por exemplo, é uma técnica que visa o “descanso” do solo até que haja a recuperação da sua fertilidade.

SOLO

O solo é a camada superficial da crosta terrestre, sendo de fundamental importância para a vida de várias espécies. No entanto, as atividades humanas têm provocado a poluição do solo, fato extremamente prejudicial para todos nós.

A produção exagerada de lixo é uma das principais responsáveis pela poluição do solo. Durante o processo de decomposição de restos de alimentos, ocorre a produção de gases e de chorume, que é um líquido extremamente poluente e com forte odor. O chorume infiltra o solo, causando a sua contaminação, além de atingir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com