TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRESSE DE ALUMÍNIO E pH E SEUS EFEITOS NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE SOJA

Por:   •  23/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  5.955 Palavras (24 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 24

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL – UFFS

CAMPUS CERRO LARGO

CURSO DE AGRONOMIA

ESTRESSE DE ALUMÍNIO E pH E SEUS EFEITOS NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE SOJA

PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

JORDANA DOS SANTOS BARATIERI

CERRO LARGO – RS

2015

JORDANA DOS SANTOS BARATIERI

ESTRESSE DE ALUMÍNIO E pH E SEUS EFEITOS NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE SOJA

Projeto apresentado à Universidade Federal da Fronteira Sul, como parte das exigências do Curso de Graduação em Agronomia, para a aprovação na disciplina de TCC - I.

Prof. Dr. Sidinei Zwick Radons

CERRO LARGO - RS

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO            1

2. REFERENCIAL TEÓRICO            3

3. MATERIAIS E MÉTODOS          10

4. RESULTADOS ESPERADOS         . 14

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS        . 15

6. REFERÊNCIAS         . 16

RESUMO

Jordana dos Santos Baratieri. Estresse de Alumínio e pH e seus efeitos na germinação de Sementes de Soja.

Sendo a Soja a cultura anual de maior importância dentro da produção agrícola e níveis de pH ácido e alumínio tóxico os fatores que mais limitam tal produção, o objetivo do presente trabalho será avaliar os efeitos da toxidez por alumínio e pH ácido na germinação de diferentes cultivares de soja. O experimento será conduzido no Laboratório de Sementes da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo. Onde serão utilizadas três cultivares de soja, submetidas a tratamentos com solução de Al2(SO4)3 18H2O – Sulfato de Alumínio nas concentrações de 0,5 e 1,5, e também de HCl - Ácido Clorídrico nas concentrações de 7,0; 6,0 e 5,0, além da testemunha com água destilada. As analises que serão realizadas consistem em teste de germinação, avaliação de desempenho das plântulas enquanto vigor e crescimento radicular, além de peso de massa seca e concentração máxima. No experimento o delineamento utilizado será inteiramente casualisado, trifatorial com 4 repetições. E os resultados que busca-se obter são a ocorrência de diferenças significativas entre os tratamentos, diferenças significativas no comportamento das cultivares e espera-se ainda que o mesmo auxilie na obtenção de dados experimentais para a Região das Missões no que diz respeito às cultivares utilizadas.

Palavras- chaves: Glycine max -  Teste de Germinação – Produção Agrícola.

ABSTRACT

Jordana dos Santos Baratieri. Aluminium and pH stress and its effects on soybean seed germination.

Soy being the annual crop of major importance within the agricultural production and acid pH levels and toxic aluminum the factors that most limit such production, the objective of this study will evaluate the effects of toxicity of aluminum and acidic pH on germination of different cultivars soya. The experiment will be conducted at the Seed Laboratory of the Federal University of the Border South, Campus Cerro Largo. Where three are used soybean cultivars, subjected to solution treatment with Al2 (SO4) 3 18H2O - Aluminum Sulfate concentrations of 0.5 and 1.5, as well as HCl - Hydrochloric acid in concentrations of 7.0; 6.0 and 5.0, and a control with distilled water. The analysis to be performed consist of germination test, performance evaluation seedling vigor and root growth while, and dry matter weight and maximum concentration. In the experiment the experimental design will be completely randomized, three-factor with 4 repetitions. And the results are seeks to obtain the occurrence of significant differences between treatments, significant differences in the behavior of cultivars and it is expected that it further assists in obtaining experimental data of Assignments for the region with respect to those used cultivars .

Key-words: Glycine max - Germination test - Agricultural Production.

1 INTRODUÇÃO

A soja (Glycine max) é a cultura que mais cresceu desde a década de 60, período onde se estabeleceu como sendo uma cultura de grande importância para o país, e apesar de sua produção estar em constante crescimento, foi apenas a partir da década de 70 que a mesma se destacou e consolidou-se como a cultura de mais importância na balança comercial do país. Segundo dados do Ministério da Agricultura, hoje em dia a soja detém de 49% da área de grãos plantados no país, sendo que as regiões que mais se destacam na sua produção são a região Centro- Oeste e região Sul. E segundo dados do IBGE (2010) a mesma é uma cultura que lidera o ranking da produção agrícola no século XXI, tendo 23% de aumento de produção e 13% de aumento em área plantada no Brasil nos últimos anos.

Entretanto a produtividade da soja não tem acompanhado o ritmo de constante expansão que a mesma vem tendo nos últimos meses, e um dos fatores que podem ter relação com tal fato, além da compactação do solo e surtos de doenças e plantas daninhas, é a acidez do solo, pois como explicam Mascarenhas, Camargo e Falivene (1984), para se atingir uma ótima produtividade na cultura da soja deve-se ter um solo que permita um completo e melhor desenvolvimento do sistema radicular, sem que o mesmo tenha restrições físico-químicas em sua estrutura.  

Dentre as causas da acidez do solo estão a extração de nutrientes por parte das plantas, a lixiviação, a utilização de adubação inadequada e a erosão do solo, e como consequências disso estão a presença de, metais pesados, como o alumínio tóxico em grande quantidade e níveis de pH abaixo de 5,5, que caracterizam um pH ácido demais para quase todas as culturas. Tais restrições físico-químicas, como presença de alumínio tóxico e pH ácido, são hoje em dia consideradas os maiores problemas da produção agrícola, não só causam problemas na estrutura dos solos e em vários outros cultivos, como também afetam em cheio a cultura da soja, que hoje é considerada um dos principais cultivos anuais do país, podendo inclusive provocar grandes quedas em sua produtividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.7 Kb)   pdf (401 Kb)   docx (139.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com