TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Soja, sementes de destruição e desigual

Seminário: Soja, sementes de destruição e desigual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Seminário  •  1.862 Palavras (8 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 8

Título : Soja, as sementes da destruição e desigualde

Subtítulo : Impactos ambientais e sociais são provocados também pela soja

Autores: Amanda Albertini Barros, Caio Caggiano, Lucas Pela , Yago Trevisan Borba e Yasmin Nacaya Miura. 9º ano B Colegio Marista Arquidiocesano de São Paulo, SP , amaandabarros@hotmail.com

Resumo :

Neste artigo cientifico, feito para o Congresso Marista de Biodiversidade, falaremos sobre os impactos ambientais e socias que a soja causa, desde antes de sua plantação, passando pela sua plantação, colheita. extração, até seu consumo.

É citada também a soja transgênica, que é uma soja modificada e causa mais problemas que a soja convencional

Palavras-chave : Soja, soja transgênica, impactos ambientais e impactos sociais.

Abstract:

In this scientific article, made for the Congresso Marista de Biodiversidade, we will talk about environmental and social impacts that soy causes, since it is planting, passing through it’s harvesting, extracting, to it’s consumption.

The transgenic soy is commented too, which is a modified tipe of soy and causes more problems than the conventional one.

Keywords: Soybean,transgenic soy, environmental impacts and social impacts.

1 - HISTÓRIA

A soja, uma planta, é cultivada desde 5 mil anos atrás pelos chineses. A soja selvagem é sua espécie mais antiga e crescia nas terras baixas e úmidas, junto aos juncos nas proximidades de lagos e rios. A partir so século XX o grão passou a ser cultivado para fins lucrativos nos Estados Unidos.

No Brasil, a soja chegou acompanhado dos imigrantes japoneses em 1908 porém só foi introduzida oficialmente no Rio Grande do Sul em 1914.

A primeira expansão na plantação de soja no Brasil só se deu por ocorrer na década de 70, ocupando terras destinadas a plantação de arroz, feijão, mandioca, milho e café. A área de plantação de soja, segundo Schlesinger, subiu de 45 mil quilômetros quadrados, em 1995, para 100 mil km² em 2002. Isso corresponde a 5% ou 2 milhões de km² do cerrado, o bioma mais agredido pela expansão de soja. E hoje restam apenas 34,22% das áreas nativas remanescentes do cerrado.

A soja transgênica, um tipo modificado de soja, começou a ser plantada em 1998 de forma ilegal e foi autorizada em 2003, que hoje já representa 60% de toda a produção brasileira do grão, também segundo Schlesinger.

2 - CARACTERÍSTICAS

A soja, ou Glycine Max, é uma das principais fontes de proteína e óleo vegetal do mundo. Ela tem sido cultivada comercialmente e é muito utlilizada para a alimentação de humanos e animais desde muitos anos atrás, sem nenhum registro de danos causados aos consumidores ou ao meio ambiente. A soja é hoje um dos produtos mais cultivados do mundo, seus maiores produtores são os Estados Unidos, o Brasil, a Argentina e a China. No Brasil, as principais áreas produtoras estão nas regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste do País.

Há outro tipo de soja, a soja transgênica, que é produzida artificialmente e tem impactos sobre a fauna mundial.

3 - IMPACTOS AMBIENTAIS

O efeito estufa é essencial à vida no planeta, pois retém calor na terra. Ao lançar CO2 ( gás carbônico ) excessivamente,a Terra retém muito calor, e, consequentemente, afeta a temperatura, aumentando-a, além de aquecer a água ( lagos, rios e mares ) e afetar a vida marinha ao reduzir a quantidade de oxigênio na água. A fauna é afetada também pelo aumento da temperatura, o que pode danificar o habitat natural de alguns animais, e, se estes não conseguirem se adaptar às novas características morrerão. Para plantar a soja, é necessário o desmatamento, reduzindo a quantidade de árvores e, consquentemente, apresentando os problemas citados anteriormente.

As secas, geadas e chuvas fortes são outra consequência do aquecimento global, afetando plantações de outros produtos e até da própria soja.

Os herbicidas usados na manutenção da plantação afetam o solo, infertilizando-os, gerando complicações nas produções futuras. E, ainda, as águas e a fauna são afetadas por agrotóxicos químicos, também utilizados durante a produção da soja, que reduzem a disponibilidade de peixes e os expulsam de suas localidades.

Além disso, na região Amazônica, a partir do crescente cultivo de soja, houve o desaparecimento ou assoreamento de riachos (igarapés), essenciais às atividades agrícolas e extrativistas.

4- IMPACTOS DA SOJA TRANSGÊNICA À HUMANIDADE

As sojas transgênicas ou geneticamente modificadas são criadas em laboratórios, com a utilização de genes (partes do código genético) de outros organismos. “Esses organismos sofrem alterações em seu código genético por métodos ou meios que não ocorrem naturalmente, de modo a atribuir a eles características ‘novas’”(Portal São Francisco).

Além de causar problemas ambientais, a soja transgênica pode causar também problemas sociais. Trata-se de sementes geneticamente mudadas que desenvolverão plantas com características diferentes das sojas convencionais. A partir de fatores bióticos, ou seja, através da força dos ventos e de pequenos animais, como as abelhas ou zangões, pode haver uma polinização cruzada entre esses dois tipos de soja. O pólen das sojas transgênicas é transportado para as sojas convencionais, atuando para que, após a fecundação, haja a deformação das futuras espécies de soja, que se tornarão inapropriadas para o consumo.

Pode acontecer de algumas sojas transgênicas serem geneticamente alteradas para matar vermes e insetos, podendo causar a morte de abelhas, zangões e outros insetos benéficos à natureza. Com a polinização cruzada, as demais espécies de soja convencionais desenvolverão essas mesmas características, afetando assim, a cadeia alimentar dos ecossistemas.

Com isso, no campo, os pequenos agricultores, que produzem a soja convencional não têm capacidade para competir com os grandes produtores da soja transgênica. Logo, ou deixarão de produzir a soja convencional e, conseqüentemente irão migrar para os centros urbanos em busca de novas oportunidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com