TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia

Por:   •  5/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.133 Palavras (5 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 5

As potencias economicas

>> paises que apresentam os maiores desempenhos economicos, melhores indices sociais,determinam a maior partes das riquezas mundiais  e pelo dominio tecnologico, industrial e militar.

Estados unidos

Historicamente o territorio dos  estados unidos  permaneceu como colonia do imperio britanico, desde o seculo 17 quando ocorreu sua ocupaçao com a fundaçao das treze colonias inglesas na costa do atlantico norte, ocupaçao essa dada de forma bastante distinta.

  • No norte as terras despertavam pouco interesse dos ingleses, devido o clima ser temperado e acabava limitando o cultivo de generos agricolas tropicais de grande valor comercial no mercado europeu.nessa regiao ainda não foi encotrada jadizas de metais preciosos, condiçao essa que favoreceu a formaçao de colonias de povoamento com o predominio de policulturas baseado no trabalho familiar e voltadas para o atendimento de necessidades da propria colonia.

A formaçao de uma economia interna apoiada no crescimento do mercado consumidor, contribuiu para o desenvolvimento e expansao das manufaturas, do comercio  e das casas bancarias, que mais tarde assegurariam  a arrancada do desenvolvimento industrial.

  • No sul o clima tropical favoreceuo estabelecimento de colonias de exploraçao, com formaçao de grandes latifundios agroexportadores, sobretudo de algodao, baseada na mao de obra escrava (negros trazidos do continente africano)semelhante à aquelas que portugueses e espanhois implantaram em seus respectivos dominios coloniais na america.

>>A independência dos estados unidos e a conquista do oeste

Apartir do seculo 18 , a inglaterra adotou uma medida mais rigida em relaçao à sua mais importante colonia americana : pois ampliou sobre ela a fiscalizaçao e controle politico, aumentou a cobrança de impostos  e passou a controlar as atividades economicas .medidas essas que acirraram profundamente as divergencias entre colonos e a coroa britanica, o que culminou  como o inicio de uma guerra, levando as treze colonias a se libertarem do dominio ingles. Assim, em 4 de julho de 1776 foi proclamada a independencia dos estados unidos da america do norte. Em seguida iniciou um processo de ocupaçao e povoamento pelo interior com a chamada ´´ conquista do oeste ``. Vastas extensoes de terras foram gradativamente incorporadas ao territorio dos estados unidos, anexadas por meio de guerras, compradas ou cedidas por outros paises aos estadunidenses.para promover a ocupaçao oeste , o governo instituiu a lei da propriedade rural (homestead act) em 1862, por meio que assegura  a posse de toda propiedade com 160 acres de area ( cerca de 65 hectares) a quem cultivasse pelo menos 5 anos, com essa lei, as correntes migratorias para o oeste aumentaram , promovendo um grande deslocamento de pessoas, inclusive de imigrante europeus , sobretudo ingleses, franceses, alemaes e italianos, que expandiram as fronteiras demograficas e economicas , assegurando a incorporaçao de novas areas ao territorio do pais. A expansao para o oeste foi acompanhada pela eclosao de inumeros e sangrentos confrontos entre os migrantes colonizadores e os diferente povos indigenas nativos do territorio. Esse processo que se estendeu por mais de dois seculos e recebeu o apoio do governo dos estados unidos, resultou na destruiçao irreversivel e no genocidio de tribos inteiras. Em meados do seculo 19, essa expansao do territorio para o oeste já estava praticamente concluida. Assim eua assumi a configuraçao territorial que apresentam atualmente.

A guerra da secessão  apesar da unificaçao dos eua, aumentaram as rivalidades entre o norte, dominado pela burguesia urbana e industrial, e o sul controlado pela aristocracia agraria escravista .assim a situaçao acabou se tornando insutentavel quando o governo republicano de abraham  lincoln adotou uma clara politica antiescravagista , o que desagradou aos interesses dos latifundios sulistas.descontentes, os estados do sul tentaram se separar do restante do país, o que levou os estados do norte a reagirem, provocando a eclosao de uma guerra de secessao. O conflito, que se estendeu durante todo o governo lincoln, terminou em 1865 com a vitoria do norte, garantindo assima unidade territorial do pais e estabelecendo a aboliçao da escravidao. O racismo e a discriminaçao, no entanto, ainda permanecem arraigados na sociedade estanudense.

>>Os fatores da industrialização

Alem de assegurar a unidade territorial do país, que já se estendia do atlantico ao pacifico, a vitoria alcançada pela burguesia nortista na guerra da secessao foi fundamental para o crescimento economico dos estados unidos. Com o fim da escravidao e a disseminaçao do trabalho assalariado, o mercado consumidor interno se expandiu rapidamente, criando condiçoes para a estruturaçao de uma ampla sociedade de consumo, o que contribuiu de maneira crucial para o crescimento economico acelerado do país. O desenvolvimento capitalista ocorrido nos estados unidos foi favorecido pelo espirito empreendedor da maioria dos primeiros colonos e imigrantes seguidores de religioes cristãs protestantes, que defendiam uma vida austera, pautada no trabalho, como forma de acumular riquezas alem disso as condiçoes naturais do territorio formam outro fator importante para  o crescimento economico dos eua. As enormes jadizas de minerio de ferro proximos aos grandes lagos e no nordeste do territorio, e os imensos depositos de carvao mineral localizadas em bacias sedimentares na regiao dos montes apalaches impulsionaram o processo de industrializaçao do país. A exploraçao desses recursos alavancou o desenvolvimento de grandes siderurgicas e metalurgicas, gerando as condiçoes para a expansao dos demais segmentos industriais.a regiao dos grandes lagos ainda como uma visao natural funciona como  uma complexa rede de arterias para o desenvolvimento do transporte hidroviario, ligando ointerior ao litoral atlantico  pelas aguas do rio são lourenço,essas vias fluviais formadas por canais artificiais e eclusas em barragens de materias-primas e produtos manufaturados assim assumindo papel essencialno desenvolvimento economico e industrial da porçao nordeste dos eua. Na sgunda metade do seculo 19 a descoberta de campos de petroleo nas proximidades dos grandes lagos, no texas e no golfodo mexico impulsionou ainda mas o crescimento da atividade industrial, do setor petroquimico e de transportes.assim na virada do seculo19 para o 20 os eua emergiram no cenario internacional como uma das maiores potencias economicas, abrigando poderosas empresas que detinham o monopolio sobre setores estrategicos (ferroviario, automobilistico, de aço e petroleo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (156.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com