TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Graos

Resenha: Graos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  Resenha  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 2

A maioria dos produtos agrícolas é colhida com teores de umidade superiores ao recomendado para uma armazenagem segura. A secagem é uma das etapas mais importante do processamento dos grãos, ela visa remover esse excesso de umidade. É um processo que envolve transferência de calor e massa entre o produto a ser secado e o ar usado na secagem.

Secagem é a operação que tem por finalidade reduzir o teor de umidade do produto a nível adequado à sua estocagem por um período prolongado, mantendo ao máximo a sua qualidade.

A operação correta dos secadores permite economizar tempo, mão de obra, combustível, e reduzir os riscos de incêndios. A umidade do produto após secagem deve ser de acordo com os valores recomendados para armazenagem.

Para secar os grãos de maneira correta, é necessário fazer antes uma pré-limpeza do produto, objetivando retirar o excesso de impurezas e matérias estranhas do produto.

Essa operação é importante porque as eliminações desses materiais vão permitir obter um maior rendimento do secador, maior economia de combustível e menores riscos de incêndios.

A secagem tem efeito direto na qualidade do produto, se for mal conduzida pode causar a deterioração ou reduzir a qualidade de tal, tornando-o mais susceptível à quebra ou diminuindo o rendimento nas etapas de processamento.

A remoção da umidade deve ser feita de modo que os grãos fiquem equilibrados com o ar do ambiente onde será armazenado, tal processo exige manter aparência, qualidade nutritiva, quantidade e viasibilidade como semente.

A meta maior da armazenagem é conservação da matéria seca. Para tanto, devido

ao menor custo é recomendada a secagem. Para as condições brasileiras, o teor de

umidade ideal para a armazenagem de grãos e sementes é de 13%. Este valor foi

estipulado por estabilizar a atividade aquosa do produto (Aa) e assim inviabilizar,

principalmente, o desenvolvimento de fungos e bactérias. (SILVA, 2005).

A impôrtancia da secagem dos grãos aumenta à medida que a produção cresce, pois permite antecipar a colheita, dando lugar para novos cultivos, minimiza a perda do grão no campo, permite ser amazenado por longa data e impede o desenvolvimento de microrganismos e insetos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com