TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Do Grao A Rocha Sedimentar

Monografias: Do Grao A Rocha Sedimentar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  1.049 Visualizações

Página 1 de 4

Do grão à rocha sedimentar: erosão, deposição e diagênese

Erosão - retira partículas produzidas pelo Intemperismo. Deposição ou Sedimentação - Partículas detríticas se depositam quando correntes (vento ou água) perdem velocidade ou quando geleiras derretem, formam acúmulos de sedimentos detríticos. Isto ocorre geralmente em áreas baixas, menos íngremes dos continentes ou nos oceanos. Substâncias em solução podem se precipitar em lagos ou mares e formar depósitos de sedimentos químicos.

Diagênese - Refere-se ás mudanças físicas e químicas (pressão, aquecimento, reações químicas) ocorridas durante soterramento dos sedimentos, provocando sua litificação de rochas sedimentares.

Sedimentação é o processo de desgaste das rochas e dos solos, ocasionada a partir dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo. Esse processo é responsável pela transformação das rochas ígneas e metamórficas em rochas sedimentares.

Sedimentos são pedaços de solo ou de rochas deteriorados em pequenas partes, ou até em pó ou poeira. Quando esses sedimentos se aglutinam, dão origem às rochas sedimentares.

A formação de sedimentos pode ser ocasionada pela água ou pelos ventos. Pela água, ela pode ocorrer pela ação das águas das chuvas, de rios e lagos ou pela água do mar. Durante as chuvas, pancadas de água ocorrem sobre os solos, podendo provocar pequenas fissuras que ajudam a dividir os solos em sedimentos, o que também ocorre com as enxurradas.

As areias são sedimentos cujas características (composição mineralógica, química, forma e tamanho do grão, etc.,) refletem a história da sua formação.

A composição mineralógica das areias pode variar, uma vez que, qualquer tipo de rocha existente na superfície da crusta terrestre as pode originar. As areias mais comuns são as areias quartzíticas, de cor clara, que apresentam o quartzo como componente predominante, o que se explica pela maior resistência deste mineral às ações dos agentes externos. Em algumas podem coexistir outros minerais como os feldspatos mais ou menos alterados, micas e outros minerais.

A cor que as areias apresentam relaciona-se muito com a sua composição mineralógica. Assim, as areias siliciosas são brancas, quando puras, assim como, as areias calcárias. As areias basálticas são negras, bem como as que são ricas em matérias orgânicas ou em compostos de magnésio. Os compostos de ferro conferem às areias coloração amarelada ou esverdeada.

As areias fundamentalmente constituídas por grãos de quartzo, devido à dureza apresentada por este mineral, riscam o vidro e o aço. São inatacáveis pelos ácidos e são praticamente insolúveis na água.

Piroclastos - fragmentos de rocha sólida que são expelidos para o ar pela erupção de um vulcão. Os piroclastos são fragmentos de rocha ígnea, solidificados em algum momento da erupção, ou mais frequentemente durante o seu percurso aéreo, ou arrancados no estado sólido por desgaste do material geológico existente ao longo das condutas eruptivas.

O intemperismo, além de gerar partículas minerais, também gera produtos dissolvidos como íons e moléculas em solução. Estas substâncias são precipitadas a partir de reações químicas ou bioquímicas, gerando sedimentos. Os sedimentos químicos formam-se no local de deposição ou próximo a ele. Os sedimentos bioquímicos são minerais não-dissolvidos de restos de organismos ou minerais precipitados por processos biológicos. É comum a sobreposição destes dois tipos de sedimentos. Em ambientes marinhos rasos, os sedimentos bioquímicos consistem em partículas sedimentares precipitadas biologicamente, como as conchas. Por vezes, as conchas também são transportadas e depositadas em sedimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com