TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VANTAGENS DA SILAGEM DE GRÃOS ÚMIDOS

Casos: VANTAGENS DA SILAGEM DE GRÃOS ÚMIDOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2013  •  5.279 Palavras (22 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 22

RESUMO

Na formulação da ração total para a nutrição animal destaca-se o equilíbrio entre a exigência das vacas e os custos dos componentes da dieta como fator de fundamental importância para a eficiência da atividade. Assim, o menor custo do grão produzido na fazenda desempenha papel de alta relevância na viabilização da atividade. A silagem de grão-úmido é um processo de ensilagem onde a colheita e estocagem são feitas somente com os grãos da planta de milho, quando a umidade do mesmo estiver entre 30 e 40%. No Brasil ela foi introduzida no final dos anos 80, porém o uso por ruminantes só foi mais difundido nos últimos 4 anos, devido a disseminação das dietas de terminação com alto concentrado e o atendimento das necessidades nutricionais em confinamento com baixos custos. Portanto, hoje, vem sendo extremamente utilizada pelos pecuaristas, por permitir que os mesmos estoquem os grãos em suas propriedades de uma maneira prática, econômica e sem alterar os valores nutricionais do alimento. A presente pesquisa teve por objetivo relatar, através de revisão de literatura em publicações especializadas, tais como scielo, Jornal Ciência Animal e outros, as vantagens da silagem de grãos úmidos na nutrição animal.

Palavras-chave: Nutrição Animal – Silagem de Grãos Úmidos – Vantagens.

ABSTRACT

In the formulation of the total ration for animal nutrition highlight the balance between the requirement of the cows and the costs of the components of the diet as a factor of fundamental importance for the efficiency of the activity. Thus, the lower cost of grain produced on the farm plays a role of great importance to the viability of activity. The silage, wet grain silage is a process where the harvest and storage are made only with the grain of the corn plant, even when the humidity is between 30 and 40%. In Brazil it was introduced in the late '80s, but the use by ruminants was not more widespread in the last four years, due to spread of the finishing diets with high concentrate and nutritional adequacy in confinement at low cost. So today has been greatly used by farmers, by allowing them to stock grains in their properties in a practical manner, without altering the economic and nutritional values of food. This study aimed to report, through a review of literature in specialized publications such as scielo, Animal Science Journal and others, the advantages of high moisture corn in animal nutrition.

Keywords: Animal Nutrition - Silage Grain Wet - Advantages.

LISTA DE TABELAS

Tabela 1 – As 10 vantagens do uso do milho úmido sob o milho-grão 15

Tabela 2 – Custo operacional para produção de silagem de grãos úmidos de milho 16

Tabela 3 – Custo médio de produção de uma silagem de grãos úmidos de milho, durante o período de três anos (1995 a 1997). Produtividade média de 8.300 kg/ha 16

Tabela 4 – Composição química da silagem de grãos úmidos de milho 17

Tabela 5 - Influência do genótipo e do estádio de maturação sobre as características de degradabilidade do amido de milho 18

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 11

2 REVISÃO DE LITERATURA 12

2.1 Conceitos básicos 12

2.2 Ponto de colheita 12

2.3 Compactação e armazenamento 13

2.4 Utilização 14

2.5 Vantagens e Desvantagens do Uso de Silagem de Grãos Úmidos 14

2.5.1 Desvantagens 16

2.6 Valor nutricional da silagem de grãos úmidos de milho 17

CONCLUSÃO 23

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 24

1 INTRODUÇÃO

Diante da intensificação da produção animal, o emprego da tecnologia da ensilagem de grãos úmidos pode contribuir significativamente para a melhora dos índices de produtividade, destacando-se a importância econômica deste alimento como constituinte de rações, de grande relevância no que tange a redução do custo de produção (JOBIM et al., 2001).

Ultimamente muito se tem falado sobre silagem de grãos úmidos de milho, a qual está sendo cada vez mais utilizada no Brasil, tendo seu início na região de Castro, Estado do Paraná, em 1981, com o objetivo inicial de alimentação de suínos.

A silagem de grãos úmidos permite aos produtores estocar os grãos em suas propriedades de uma maneira prática, econômica e sem alterar os valores nutricionais do milho. Recentemente seu uso vem se expandindo também na região Centro-Oeste, principalmente em novos projetos com produção de leite e carne. É indiscutível a importância do valor nutricional do grão de milho na alimentação de suínos, aves, bovinos de corte e leite, principalmente como fonte de energia.

Esta técnica vem sendo usada para suínos há mais de 20 anos, e, desde a década de 90, para bovinos leiteiros.

Essa modalidade de silagem representa uma redução de custos na alimentação animal que pode chegar, segundo NUMMER FILHO (2001), a 20-30% no caso da bovinocultura de corte, 20% na bovinocultura de leite e de 15 a 25% na suinocultura.

Essa monografia propõe uma abordagem sobre as vantagens da tecnologia de confecção e utilização da silagem de grãos úmidos, em caráter de revisão de literatura em publicações especializadas, tendo como base de dados:

2 REVISÃO DE LITERATURA

2.1 Conceitos básicos

Por definição, é um processo de ensilagem em que estocamos somente os grãos da planta de milho. A colheita é feita com colheitadora convencional e deve ser realizada quando a umidade dos grãos estiver entre 30 e 40%. Após a colheita, os grãos devem ser moídos finos (suínos), quebrados ou laminados (bovinos de corte e leite e ovinos), com o objetivo principal de favorecer a compactação. Os grãos devem ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com