TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INOCULANTES SOLUBILIZADORES DE FÓSFORO COM BACTÉRIAS DO GÊNERO BACILLUS EM ANDROPOGON GAYANUSKUNTH

Por:   •  4/3/2021  •  Projeto de pesquisa  •  6.911 Palavras (28 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1]

JORGE NETO VITAL RODRIGUES  

INOCULANTES SOLUBILIZADORES DE FÓSFORO COM BACTÉRIAS DO GÊNERO BACILLUS EM ANDROPOGON GAYANUSKUNTH

PALMAS – TO

2020

JORGE NETO VITAL RODRIGUES

INOCULANTES SOLUBILIZADORES DE FÓSFORO COM BACTÉRIAS DO GÊNERO BACILLUS EM ANDROPOGON GAYANUS KUNTH

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro UniversitárioCatólica do Tocantins, como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Agronomia.

Orientadora: Profª. Dra. Eliane Regina Archangelo

PALMAS – TO

2020

ATA DE DEFESA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

 

DEDICATÓRIA

Ao Deus único e soberano;

 A minha amada esposa Ana Lucia;

Aos meus pais,Melquior Rodrigues Martins e Adelina Vital Batista, incentivadores de minha jornada.

Dedico!

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus, por ser fonte de vida.

Aos Professores do Centro Universitário Católica do Tocantins, em especial a professora Dra. Eliane Regina Archangelo, professor Dr. Gentil Cavalheiro Adorian e ao professor Me. Marcelo konsgen Cunha, por vossa dedicação ao ensino.

Agradeço os meus colegas de sala, que me proporcionaram uma caminhada mais amena e prazerosa.

Aos funcionários do Centro Universitário Católica do Tocantins pela disposição com que trabalham, em especial, a Vilmara Neves de Sousa e Tamires Barreira dos Santos, pessoas que tenho total gratidão.

Agradeço a minha esposa, pais e todos os amigos.

Por fim, ao Centro Universitário Católica do Tocantins - UniCatólica por me proporcionar um novo conhecimento através do curso de agronomia.

INOCULANTES SOLUBILIZADORES DE FÓSFORO COM BACTÉRIAS DO GÊNERO BACILLUS EM ANDROPOGON GAYANUS KUNTH

RESUMO

Objetivou-se no presente estudo realizar uma revisão de literatura para verificar o potencial produtivo de gramíneas forrageiras AndropogongayanusKunth utilizando solubilizadores de fósforo com bactérias do gênero Bacillus. Para a redação narrativa e exploratória realizou-se um levantamento bibliográfico nas seguintes plataformas: Portal de Periódicos Capes, Googleacadêmico, Scielo, Research Gate, Elsevier. Foram estudados livros, artigos de revisão e experimentais, sites especializados nos assuntos abordados,teses de doutorado e dissertações de mestrado, como também de alguns órgãos federais, como o da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA. O critério de seleção do material de pesquisa seguiu os seguintes parâmetros: relevância do tema, referências mais atuais, detalhamento dos estudos e publicações em revistas fidedignas. As principais palavras-chaves utilizadas foram:forragicultura, agentes solubilizadores, andropogon, bacillus.Após análise e discussão das bibliografias consultadas, pôde-se concluir que a utilização de inoculantes solubilizadores de fósforo com bactérias do gênero Bacillus pode auxiliar o desenvolvimento da planta devido a solubilização do fósforo e consequente disponibilização para as plantas. Bactérias diazotróficas associativas e Bacillus são as principais indicadoras de produtividade em capim andropogon e a dose de 100 kg.ha-¹ de solubilizador de fósforo apresenta-se como dose ideal para maior resposta da planta em produtividade de matéria seca. Ressalta-se que a ação destes compostos pode auxiliar na produção de hormônios promotores de crescimento (auxinas, giberelina e citocinina), estimulando o metabolismo das raízes e consequentemente maior parte aérea, incrementando a produtividade de gramíneas forrageiras AndropogongayanusKunth.

Palavras-chaves:Micorrizas. Incremento. Simbiose.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        8

2 METODOLOGIA        10

3 DESENVOLVIMENTO        11

3.1 Pecuária: aspectos gerais        11

3.2 Caracterização do Andropogon gayanus Kunthe suas exigências nutricionais        12

3.3 O fósforo na planta        14

3.4 Características do fósforo em solos do cerrado        16

3.5 Microrganismos solubilizadores de fósforo        17

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS        22

REFERÊNCIAS        23

1 INTRODUÇÃO

O Brasil é um grande expoente mundial na agropecuária, pois é o maior exportador de carne bovina e o quarto produtor de leite. Em 2019, produziu 12,96 milhões de toneladas equivalente carcaça, tendo a pecuária de corte responsável por 8,88% do PIB total brasileiro. Já para a produção de leite, o total foi de 34 bilhões de litros (ABIEC, 2019).

Todos esses valores que mostram o avanço na agropecuária nacional são resultados das diversas pesquisas com foco no aumento da produtividade, condições edafoclimáticas no extenso território brasileiro que permite boa adaptação e produção das espécies utilizadas para as pastagens (EMBRAPA, 2014). A produção de forrageiras vem se destacando, pois estas apresentam alta produtividade e boa adaptação às condições edafoclimáticas e pastejo, dentre elas, o capim andropogon (AndropogongayanusKunth) tem sido amplamente cultivado nos mais diversos sistemas (SILVA, 2004).

O capim andropogon é uma forrageira perene, ereta, que pode crescer formando touceiras de até 1,0 m de diâmetro e produz perfilhos com altura média variando entre 1,0 a 3,0 m. Mantém sua atividade fotossintética e metabólica sob condições de estresse hídrico. Apresenta excelente adaptação a solos ácidos e de baixa fertilidade natural, desenvolvendo-se melhor nos solos profundos e bem drenados. Responde satisfatoriamente à aplicação de doses de fósforo (50 a 100 kg ha-1 ano-1 de P2O5 (ROCHA, 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.9 Kb)   pdf (409 Kb)   docx (928.7 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com