TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇAO AO ESTUDO DO AGRONEGÓCIO INTRODUÇAO AO ESTUDO DO AGRONEGÓCIO

Por:   •  24/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

TEC. AGRONEGÓCIO

INTRODUÇAO AO ESTUDO

DO

AGRONEGÓCIO

INTRODUÇAO AO ESTUDO DO AGRONEGÓCIO

PROF:  GUILHERME A. CANELLA GOMES

ALUNO:  RODRIGO DIOGO                1630253

HEVEICULTURA

[pic 2]

Seringueira é nome popular dado à planta do gênero Hevea, famillia Euforbiaceas, natural da região amazônica do Brasil, são onze as espécies de seringueiras, a Hevea Brasiliensis destaca-se por maior capacidade produtiva, melhor qualidade de látex para fabricação da borracha.

 A seringueira forma uma árvore de hábito ereto, que pode atingir até 30m de altura, e seu tronco pode variar entre 30 e 60cm de diâmetro e duram até 50 anos. Aos quatro anos inicia-se a produção de sementes, e por volta de seis ou sete anos, a produção de látex a partir da casca da árvore, que é responsável ainda pelo transporte e armazenamento dos nutrientes absorvidos pela planta.

 Setor, que emprega uma pessoa por quatro hectares, em outras atividades agrícolas, pecuárias e florestais tradicionais essa proporção é de um para dez. Heveicultura é responsável pela geração de 80 mil postos de trabalho no país.

A seringueira é cultivada em doze estados: Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Pará, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Paraná, Amazonas, Acre e o estado de São Paulo, maior produtor de borracha. 

Os maiores produtores mundiais são a Malásia, Tailândia, Indonésia, Vietnã, Índia e China. De toda borracha importada, 50% vem da Ásia. Atualmente, Tailândia e Indonésia respondendo por 27% e 29% da produção total mundial.

O Brasil, que no início do século XX detinha o monopólio da produção mundial de borracha natural, hoje responde por apenas 1%, não conseguindo sequer suprir as necessidades da indústria consumidora instalada no país.

A borracha natural vem sendo utilizada em mais de 50 mil produtos, em aplicações como adesivos,  luvas descartáveis, material cirúrgico (tubos intravenosos, seringas, estetoscópios, cateteres e esparadrapos), preservativos, pisos e revestimentos, impermeabilização de fios, tecidos, pneus, entre outros. A  indústria pneumática consome 80% da produção mundail.

  O látex natural centrifugado é aplicado na confecção dos mais variados produtos, de acordo com a tecnologia disponível. 

As expectativas atuais aponta que para o ano 2020, mantendo-se uma taxa de crescimento de consumo entre 3% e 5%, é prevista uma demanda interna de 500 a 600 mil toneladas com uma produção que dificilmente ultrapassará 200 mil toneladas.

INDICADORES DA BORRACHA – SP

O GEB-10 é um produto beneficiado, puro e seco, já o coágulo é um produto com impurezas e alto teor de umidade, por isso é importante determinar o Teor de Borracha Seca (TBS) contido no coágulo para determinar quanto o produtor vai receber pelo seu produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (432.5 Kb)   docx (380.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com