TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA EM ASSOCIAR ESTUDO DA LÍNGUA AO ESTUDO DE GRAMÁTICA.

Por:   •  17/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.321 Palavras (10 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIAGES

LICENCIATURA EM LETRAS

PRODUÇÃO ÚNICA - ESTUDO DIRIGIDO DE CASO

ELIGIANE SANTANA SILVA

Texto dissertativo apresentado ao curso de Letras do Centro Universitário AGES, como um dos pré-requisitos para obtenção da nota parcial nas disciplinas de Estudos aprofundados em Educação (Risomar), Antropologia Cultural (Luciana Galante), Estilística (Aurélia), Métodos e técnicas da pesquisa (Flávia Michele)

Orientador (a): Aurélia Fernandes

Tuma: VI período de Letras

Turno: Noturno

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA

PRODUÇÃO ÚNICA

PONTUAÇÃO MÁXIMA

PONTUAÇÃO OBTIDA

1. ESTRUTURA

(   ) Introdução

(   ) Desenvolvimento

(   ) Conclusão

0,20

2. CORRESPONDÊNCIA DO TEXTO COM O CASO/PROBLEMA

0,20

3. CONTEÚDO APRESENTADO

0,80 SENDO =

3.1.Introdução

0,10

3.2.Desenvolvimento

(   ) Resumo dos Problemas

(   ) Fundamentação Teórica

(   ) Discussão

0,60

3.3.Conclusão

 0,10

4. VOCABULÁRIO ADEQUADO E GRAMÁTICA

(   )  Vocabulário (variedade e científico)

( ) Gramática (acentuação, ortografia, regência, emprego adequado dos pronomes, conjunções, tempos e modos verbais, preposições e pontuação)

0,20

5. COESÃO (construção de períodos – repetições de palavras e frases incompletas)

0,20

6. COERÊNCIA (encadeamento de ideias)

0,20

7. NORMAS TÉCNICAS (ABNT)

0,20

TOTAL

2,00

Paripiranga/BA

Outubro de 2016

  1. INTRODUÇÃO

Esse estudo de caso visa compreender indagações feitas por uma professora a seus alunos, relacionado se é ou não competência do professor da escola básica incentivar seus alunos a produzirem análises que se referem à estilística. Ao decorrer do caso os alunos não chegam a um consenso em relação às competências dos professores de Língua Portuguesa (LP), Literatura e Produção de texto. O problema apresentando no caso surgiu a partir de questionamento feito pela professora a seus alunos.

O estudo de caso não servirá somente para a compressão se de fato seja ou não competência dos professores de Língua Portuguesa, Literatura e Produção de texto, trabalharem conteúdos relacionados à Estilística, mais o melhor entendimento sobre o que de fato é a Estilística e os princípios que a tangem, ao mesmo tempo, reconhecer suas aplicações no que se refere aos estudos de Língua Portuguesa.  

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. Resumo dos problemas

Os problemas apresentados no caso giram em torno se é ou não competência do professor de Língua Portuguesa, Literatura e Produção de texto trabalharem conteúdos relacionados à Estilística.  

  1. Fundamentação teórica e Discussão

Diferente da Linguística, a Estilística não é tão abrangente, serve, no geral, para dar forma ao texto, ao mesmo tempo em que veicula significados, que determinarão a concepção de estilo, bem como a caraterização do texto literário.

De acordo com Giraud (1970), a estilística é a disciplina que estuda a expressividade de uma língua e sua capacidade de emocionar mediante o estilo, que por sua vez é também considerado um dos objetos de estudo da Estilística. Portanto, o estilo também pode ser definido não somente como estudo ou forma de escrever, mas como maneira de escrever própria de um determinado escritor, um  gênero, uma época ou uma cultura.

O estilo, no campo da estilística, pode ser considerado um resultado de transformações profundas em determinadas superfícies, que podem ou não variarem. Contudo, é possível descrever, segundo Monteiro (2005) o estilo submetido a transformações dariam origem a chamadas estruturas de superfície. Ainda, para Mattoso (1979) a estilística tem como um dos objetivos complementar a gramática, além disso, ela com sua forma abrangente serve para nortear o aluno na construção da identidade dele enquanto escritor, podendo então definir o estilo do mesmo.  

É válido ressaltar que, no que se refere às contribuições da estilística no Português, podemos trazer nas figuras de linguagem um recurso de expressividade e afetividade linguística, que apresentam maneiras de falar ou redigir diferenciados, com intuito principal de dar relevância através de expressões mais fortes, bem como, a valorização da estética na palavra.

No que se refere às competências dos professore de Língua Portuguesa, Literatura e Produção textual, vemos que a visão dele em relação ao conhecimento reflete em suas aulas e determina seu processo de ensino. Nesse sentido, o trabalho do professor é fundamental, como mediador do processo. O professor é aquele que estimula a leitura, o aprendizado e a produção. É também aquele que apresenta novos materiais, que ajuda ao aluno a solucionar os problemas que encontra no processo de aprendizagem.

Porém, o que ainda podemos observar hoje são professores de Língua Portuguesa sendo repetidores da doutrina gramatical normativa, que muitas vezes eles próprios não dominam integralmente. A importância da Língua Portuguesa está na competência do professor ao trabalha-la em sala de aula, não priorizando conceitos, regras e nomenclaturas, mas deixando o aluno livre para expressar seus pensamentos através da expressão verbal.

As aulas de Português têm se restringindo ao estudo da gramática da língua contrapondo-se ao verdadeiro objetivo do ensino de Língua Portuguesa, sendo assim, qual seria o sentido do ensino da gramática principalmente nas séries iniciais, se seu estudo da maneira como vem sendo ministrado não contribui para o aprendizado eficiente da leitura e escrita pelo aluno. O estudo da Estilística, muitas, acaba sendo deixado “de lado”, e aluno acaba por tornar-se mero repetidor de conhecimento, sem poder adentrar-se no que se refere a forma do texto. Além disso, através da Estilística, o aluno poderá criar uma nova identidade, no que se refere a sua produção textual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (190.1 Kb)   docx (79.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com