TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MAPEAMENTO DO CONTEÚDO DE CLOROFILA FOLIAR A PARTIR DE TÉCNICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO EM CRATO/CE

Por:   •  15/4/2021  •  Artigo  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 4

MAPEAMENTO DO CONTEÚDO DE CLOROFILA FOLIAR A PARTIR DE TÉCNICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO EM CRATO/CE

RESUMO: O desenvolvimento do Sistema de Informações Geográficas possibilitou aplicar nas diversas áreas do conhecimento, como exemplo estimar a produtividade da lavoura, avaliar o seu estado nutricional e o vigor, detectar ataque de pragas, identificar falhas de plantio e acompanhar desenvolvimento da lavoura, além das diversas aplicações ambientais, econômicas e sociais. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva analisar o Índice de Clorofila Verde (ICG) no município de Crato, com a finalidade de estimar o teor de clorofila em folhas a partir de Imagens do satélite Landsat-8. Os resultados demonstraram que os maiores valores de GCI foram mais elevados nas áreas circunvizinhas do centro do município, caracterizando uma expansão da cidade, diminuindo as áreas arborizadas.

Palavras-chave: Sensoriamento Remoto, Análise Espacial, Saúde da Vegetação.

1. INTRODUÇÃO

A mudança tecnológica na agricultura nas últimas décadas, especialmente, após os avanços tecnológicos de posicionamento georreferenciado, como o GPS (Global Positioning System), do sensoriamento remoto e dos softwares de Sistema de Informações Geográficas, tem sido o foco da pesquisa na área, por desempenhar uma função de decisão no atendimento às demandas futuras de produtos agrícolas (HERTEL; BALDOS; MENSBRUGGHE, 2016).

As informações em bancos de dados geográficos possibilitaram realizar comparações precisas com dados anteriores e com o histórico da área analisada (REGHINI; CAVICHIOLI, 2020), possibilitando estimar a produtividade da lavoura, avaliar o seu estado nutricional e o vigor, determinar estresses hídricos e necessidade de irrigação, detectar ataque de pragas e doenças, identificar falhas de plantio e determinar e acompanhar os estádios de desenvolvimento da lavoura.

Sendo assim, é objeto de estudo do presente trabalho analisar o Índice de Clorofila Verde (ICG) no município de Crato, com a finalidade de estimar o teor de clorofila em folhas, utilizando a razão de refletividade nas bandas verdes e próximas ao infravermelho (NIR) através de técnica de Sensoriamento Remoto. Esse índice é utilizado para estimar o conteúdo de clorofila foliar em várias espécies de plantas. O conteúdo de clorofila reflete o estado fisiológico da vegetação, diminui em plantas estressadas e também em ocupação urbana.

2. METODOLOGIA

O presente trabalho foi desenvolvido no subdistrito do Crato-CE, situado na Região Metropolitana do Cariri – RMC. A sede do município do Crato apresenta como coordenadas geográficas 7º14’03” de Latitude (S) e 39º24’34” de Longitude (W) (PINHEIRO; SILVA, 2019).

A primeira etapa desse trabalho foi a obtenção das imagens orbitais, especialmente as bandas Operational Land Imager: OLI2, OL3, OLI4, OLI5, OLI6, OLI7 do satélite Landsat-8, imagens obtidas pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos - United States Geological Survey (USGS), órbita 217 e ponto 65. A imagem escolhida para esse estudo é de 03/08/2019. As imagens do satélite foram reprojetadas para o Hemisfério Sul e foram cortadas a partir da delimitação do município de Crato a partir dos dados vetoriais do IBGE. Posteriormente, foi realizado a aritmética de bandas, utilizando o software Qgis, utilizando a Equação 1, no qual Green é a banda do verde e NIR a banda do Infravermelho próximo.:

 (1)[pic 1]

3. RESULTADOS E DISCUSSÕES

O Índice de Clorofila Verde é utilizado para quantificar a quantidade total de clorofila nas plantas a partir da banda do verde e Infravermelho próximo, no qual são sensíveis a ligeiras variações na quantidade de clorofila e são consistentes para a maioria dos tipos de plantas. A partir do mapeamento no software Qgis, a partir das imagens do satélite Landsat-8 (Figura 1), a partir da cor falsa, onde é aplicada com finalidade de visualizar os dados para uma análise eficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (222.9 Kb)   docx (650.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com