TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medidas de densidade de sólidos regulares e irregulares

Por:   •  24/6/2019  •  Ensaio  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 4

MEDIDA DE DENSIDADE DE SÓLIDOS REGULARES E

IRREGULARES.

Guarapuava

2019

1. INTRODUÇÃO

1.1 Densidade de Sólidos

A densidade é expressa pela razão da massa pelo volume do objeto ou liquido. A medição da densidade dos sólidos para a química e seus experimentos é te extrema importância pois através dela sabe-se a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume.

Para facilitar a medição e o cálculo da densidade em líquidos se tem o uso de equipamentos adequados com medidas precisas sendo as volumétrica, enquanto a massa é obtida através da diferença de massa de um recipiente vazio e cheio com o volume do líquido que se quer medir. Já para medir dimensões de pequenos objetos com precisão, o paquímetro (figura 1) é uma excelente ferramenta, sendo uma régua graduada, com encosto fixo sobre o qual realiza um cursor.

Figura 1.

Fonte: http://paquimetro.reguaonline.com/

2. OBJETIVOS

- Compreender métodos de medida em sólidos;

- Realizar as medidas de objetos regulares e irregulares;

- Através de uso de equipamentos de medidas como o paquímetro e a balança analítica descobrir a densidade de diferentes objetos.

3. MATERIAS E MÉTODOS

3.1 Materiais e Reagentes

Sólidos regulares e irregulares. Proveta plástica de 100 mL, paquímetro balança analítica.

3.2 Técnica Procedimento

a) Uso de paquímetro e balança analítica

Madeira

Foi utilizado o paquímetro para a realização das medidas dos sólidos, após isso foi apontado as medidas obtidas, determinando a espessura e o raio. A balança analítica foi utilizada para a determinação da massa dos objetos estudados. b) Determinação experimental da densidade de amostras sólidas

Metais

Foi determinado o volume dos metais através da variação de volume em uma proveta graduada, em seguida foi pedado os sólidos na balança e calculado sua densidade.

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Ao realizar as medições nos objetos de matéria foi possível destacar a precisão do paquímetro que demonstrou eficácia no efetuar do experimento. Assim vale para os mateis que foram submetidos a um outro método, o qual foi necessário a observação da variação do volume inicial de agua na proveta, cada método utilizado foi efetua três vezes para obter melhor precisão nos resultados.

Tendo em vista os dados obtidos, conclui-se que através dos instrumentos e métodos e de medida aproximadas para cada material, teve-se dados precisos em relação ao seu volume raio e espessura, mediante disso foi possível calcular a densidade para cada qual, podendo arrematar que por meio da prática realizada foi-se possível desempenhar importantes processos para um bom efetuar da experimentação química.

As medidas obtidas no procedimento da medida das madeiras estão expressas na Tabela 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com