TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Membracidae - praga

Por:   •  2/9/2015  •  Dissertação  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 2

Ceresa brunnicornis  (Cigarrinha búfalo-da-soja ):

[pic 1]

Ocorrência no Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina e na Argentina. Além da soja, essa praga pode causar danos em alfafa, trigo e batata.

 Adulto mede de 6 a 8 mm de comprimento, coloração amarelada a marrom-esverdeada . Pronoto desenvolvido com  aspecto triangular com três espinhos, sendo os dois superiores bem desenvolvidos.

Ninfas coloração marrom-esverdeada ou acinzentada, dependendo do estágio, presença de uma série de espinhos dorsais. Sugam  a seiva fazendo perfurações adjacentes e muito próximas uma das outras, na haste das plantas, provocando uma depressão anelar. Esta lesão dificulta a translocação da seiva, além de causar pontos de fragilidade que favorecem a quebra da haste. Excepcionalmente, em períodos de estiagem, podem deslocar-se para as rachaduras do solo e sugar as partes subterrâneas das plantas.

Fêmeas colocam seus ovos no solo, próximo à região do colo da planta ou ovipositam endofiticamente na base da haste da soja. Após um período de incubação de cerca de 5 a 8 dias, eclodem as ninfas.

Os danos são causados pelos adultos e ninfas a partir de segundo ou terceiro ínstar, normalmente observados na haste principal da planta , podendo também atacar ramos e pecíolos das folhas, no período reprodutivo de soja. A depressão anelar, pode ser confundida com o dano causado pelo bicudo da soja (S. subsignatus) ou pelos danos tardios da lagarta elasmo (E. lignosellus) e lagarta rosca (A. ipsilon).

O monitoramento, assim como indicações de níveis de ação e manejo desses insetos sugadores, ainda são aspectos pouco conhecidos. Mas com base no comportamento destes insetos e a partir de observações feitas por ocasião da aplicação de inseticidas visando outras pragas de soja, é possível afirmar que o controle via pulverização de inseticidas depende da possibilidade de atingir a base das plantas, o que, geralmente, não é tarefa fácil.

OLIVEIRA, L.J. ; MOSCARDI, F. Pragas que atacam plântulas, hastes e pecíolos da soja. EMBRAPA. SOJA – Manejo Integrado de Insetos e outros Artrópodes – Praga. Brasília: Embrapa Soja, 2012 p. 166-169.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (121.1 Kb)   docx (355.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com