TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Praga Do Juros

Ensaios: A Praga Do Juros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 4

A praga dos juros

A política de juros altos é tanto mais eficaz quanto maior o dano que puder causar.

– Fernando Cardim de Carvalho

Banco Central, Copom, Selic. Ainda que você não queira, esses atores do cenário econômico nacional têm visitado seu jornal, sua TV e sua paciência ao longo dos últimos meses.

Longe da pretensão de querer analisar o significado de cada um desses agentes, e de tantos outros protagonistas igualmente relevantes, pretendo, ao final deste artigo, apenas apontar como tudo isso afeta diretamente você e seu bolso.

Reflexos sobre o país

O Brasil apresenta hoje a mais elevada taxa de juros reais do mundo. Juro real é uma medida da taxa de juros básica da Economia, em nosso país, representada pela taxa Selic, descontada a expectativa de inflação.

Nosso Banco Central, que paradoxalmente a tudo o que tem feito, clama por independência e autonomia, entende que a inflação é um monstro adormecido, de sono leve, que habita nosso cotidiano sob o risco iminente de despertar a qualquer momento. Parece crer, piamente, que crescimento econômico, no Brasil traz inflação em seu bojo. Por isso, sob a égide das questionáveis metas inflacionárias, impõe taxas de juros elevadas, objetivando conter a demanda agregada, ou seja, fazer com que os consumidores deixem de comprar. Assim, qual será o comerciante que elevará seus preços, gerando inflação, se já nos patamares atuais ninguém compra?

Juros altos, demanda retraída, produção contida. Desemprego como efeito colateral. Onde buscar mesmo aqueles 10 milhões de empregos da campanha eleitoral?

Mas o problema não cessa aí. Mais da metade da dívida pública do governo federal é indexada, exatamente, à taxa Selic. Taxa alta, gastos demais com juros, investimentos de menos em escolas, hospitais, habitação, segurança e infra-estrutura. É um Estado predestinado a gerar superávits primários e nada mais.

Como se não bastasse, juros reais elevados atraem investidores. Não aqueles dispostos a construir fábricas e gerar empregos, mas aqueles interessados em realizar ganhos rápidos nos mercados de capitais. São os famigerados especuladores que trazem consigo um capital tão volátil quanto éter, capaz de ir embora com a mesma velocidade com que entra num mero clique via Internet. Afetam nossa taxa de câmbio, através de seus fluxos, impactando nossa balança comercial e, por conseguinte, nosso balanço de pagamentos. É por isso que nossas reservas internacionais são tão baixas e nossa credibilidade tão insólita.

A praga dos juros altos mata o país!

Reflexos sobre as empresas

As empresas de pequeno e médio porte, aquelas que efetivamente geram empregos, sabem tão pouco sobre a taxa Selic quanto você. Pagam juros que variam entre 30% e 70% ao ano, nos Bancos, chegando a mais de 180% ao ano junto às Factorings. Além disso, arcam com uma das cargas tributárias mais distorcidas do mundo capitalista, pagando impostos antecipados sobre seu faturamento.

E por qual motivo o dinheiro lhes custa tão caro, se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com