TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mitocôndrias: transformação e armazenamento

Por:   •  14/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.056 Palavras (9 Páginas)  •  1.442 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

  CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS

Curso: Agronomia

Disciplina: Biologia Celular

Profª. Me. Nívia Maria Borges

APS 2 Trabalho: Mitocôndrias: transformação e armazenamento de                                     energia

Valor: 5,0 pontos      - 3 horas  

Flávio Adriano Rodrigues Silva e José Augusto Pereira do Amaral

Data de entrega:  01/05/2017 até as 23 59 min.

Titulo da atividade: Mitocôndrias: transformação e armazenamento de energia

Objetivos:

- Verificar a importância das mitocôndrias das células para a transformação e armazenamento de energia.

- Compreender a estrutura e composição das mitocôndrias para a etapa da fosforilação oxidativa (aeróbia).

- Compreender as etapas que constituem a respiração celular bem como as reações envolvidas em cada uma delas e seus produtos finais.

- Relacionar algumas doenças devido a mutações no DNA das mitocôndrias.

Instruções para realização desta atividade prática supervisionada: Trabalho

  1. Esta atividade deverá ser realizada em grupo de quatro alunos e as questões devem ser distribuídas igualmente entre os integrantes da equipe.
  2. As atividades abaixo deverão ser feitas o melhor possível pelo grupo para que um único trabalho fique completo e assim, os integrantes do grupo conquistarem a pontuação de acordo com o material e/ou arquivo enviado.

C) Pesquise o assunto no livro do Junqueira e Carneiro (2005), Biologia Celular e Molecular, 8ª ou 9ª ed., pág. 63 a 75; e em outras fontes de pesquisa e depois faça o que se pede nas questões abaixo:

  1. Não passe o trabalho para outros colegas. Ele deve ser único na sua constituição e organização para ter validade. Trabalhos iguais não serão valorizados.
  2. Leia duas ou três vezes o trabalho corrigindo-o e ajustando-o antes de anexá-lo no portal.
  3. Cada integrante do grupo deve ter todo o trabalho para estudar para as avaliações.
  4.  Envie o arquivo com os nomes dos alunos até o dia marcado. Não deixe para última hora para postá-lo, ok?

Bom Trabalho!! Nívia

_________________________________________________________________________

  1. Explique de maneira bem detalhada de acordo com o texto da pág. 68, como é a estrutura funcional das mitocôndrias.

Respostas :As mitocôndrias apresentam duas membranas que envolvem um espaço interno onde se localiza a matriz mitocondrial. As membranas mitocondriais são bicamadas de fosfolipídios, contendo pequenas quantidades de outros lipídios. A membrana mitocondrial externa é lisa e muito permeável a diversos tipos de moléculas com peso abaixo de 5 kDa (quilodáltons). Essa permeabilidade é devida à presença de proteínas intercaladas na membrana, as porinas, que formam canais com o diâmetro de 1 nm. Entre as duas membranas, observa-se o espaço intermembranoso. A membrana mitocondrial externa é parecida com a membrana plasmática das células eucariontes e a membrana interna tem muita semelhança com a membrana das bactérias e, como estas, contém o sistema de transferência de energia para ATP. A membrana interna apresenta envaginações geralmente em forma de prateleiras, formando as cristas, que aumentam muito a superfície dessa membrana. Em certos protozoários e em células que sintetizam esteroides, as cristas podem ter a forma de tubos, Uma mesma mitocôndria pode apresentar cristas em prateleiras e cristas tubulares. Na superfície da membrana interna que está voltada para o interior da mitocôndria, existem pequenas partículas em forma de raqueta, que se inserem pelos seus cabos nessa membrana. São os corpúsculos elementares, com cerca de 10 nm de diâmetro, onde se geram ATP e calor. No interior das mitocôndrias, encontra-se uma substância finamente granulosa e elétron-densa chamada matriz. É frequente observar grânulos densos no seio da matriz, com diâmetro de 30 a 50 nm, contendo cálcio e de função pouco conhecida. A matriz mitocondrial contém filamentos de DNA, difíceis de visualizar no microscópio eletrônico, e ribossomos medindo 15 nm de diâmetro.

2) Explique como as células vegetais obtém energia para realizarem suas atividades?

Respostas :Na célula vegetal, compostos orgânicos são sintetizados com a energia resultante da transformação de energia solar em energia química durante o processo de fotossíntese. As células, porém, não usam diretamente a energia liberada dos hidratos de carbono e gorduras, mas se utilizam de um composto intermediário, a adenosina-trifosfato (ATP), geralmente produzido graças à energia contida nas moléculas de glicose e de ácidos graxos.

3) Por que se diz que as mitocôndrias apresentam um genoma próprio, embora incompleto?Admite-se que, ao longo do processo evolutivo, as mitocôndrias gradualmente perderam a maior parte do seu genoma, que foi transferido para o núcleo da célula hospedeira, e tomaram-se dependentes de proteínas codificadas pelo genoma do núcleo celular.

4) Explique por que o DNA mitocondrial é exclusivamente materna?

Respostas :As mitocôndrias do organismo se originam das mitocôndrias do óvulo, sem participação das mitocôndrias do espermatozoide.

5) Quais são os dois mecanismos utilizados pelas células para retirar energia   dos nutrientes?  Em que local cada mecanismo acontece?

Respostas :Os dois processos são respiração aeróbica e fermentação.Aeróbia divide-se em duas etapas: o ciclo de Krebs que ocorre na matriz mitocondrial das células eucarióticas e no citoplasma das células procarióticas, e a cadeia respiratória que ocorre nas cristas mitocondriais e próximas à face interna da membrana plasmática, em eucariotos e procariotos, respectivamente.A fermentação ocorre na ausência do oxigênio no citosol da célula eucariótica e procariótica. A glicose é degradada em substâncias mais simples, como o ácido lático (fermentação lática) e o álcool etílico (fermentação alcoólica). Tanto na fermentação lática como alcoólica há um saldo de apenas 2 moléculas de ATP.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (221.2 Kb)   docx (645.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com