TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Exercício de Irrigação Localizada

Por:   •  15/12/2021  •  Exam  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 4

EXERCICIO DE IRRIGAÇÃO LOCALIZADA

1) Irrigação localizada como é aplicada?

Na irrigação localizada a água é aplicada ao solo diretamente sobre a região radicular com pequenas vazões e alta frequência, de maneira a manter o conteúdo de umidade na frente de molhamento do volume de solo molhado, na capacidade de

campo.

2) São três processos empregados nesse tipo de irrigação, quais são e suas definições.

GOTEJAMENTO: Constituído de instalações que envolvem toda área, esse sistema não requer muita mão de obra e proporciona uma elevada eficiência de aplicação, além de possibilitar condições ótimas de umidade . Os emissores (gotejadores), inseridos nas linhas laterais de tubos de polietileno flexível (PEF) de pequenos diâmetros internos ( de 3/4, 1 ou 1.1/4” ), operam com baixas pressões ( até 145 mCágua) e fornecem vazões bem pequenas ( de 2 a 100 litros/hora). Sua limitação é o alto custo de investimento, que dependendo do espaçamento utilizado no cultivo, poderá chegar à US $ 5000,00/ha. Os orifícios de saídas dos gotejadores situam-se entre 0,5 e 1,2 mm, apresentando como características vazão baixa e uniforme ao longo da linha, serem compacto e barato. Por terem orifícios de saída bem pequenos, o sistema gotejamento requer uma filtragem rígida para evitar entupimento dos emissores e parar a aplicação de água na área cultivada.

MICROASPERSÃO: A área molhada pela microaspersão tem a vantagem de abranger uma maior superfície, muito importante em solos de textura grossa. Os emissores (microaspersores), também localizados nas linhas laterais de polietileno de pequenos diâmetros ( ate 1, 1.1/4 e 1.1/2”), operam normalmente com pressões um pouco maiores que o gotejamento (até 20 mCágua), fornecendo vazões maiores ( até 200 litros/hora). Tem também elevado custo de implantação, e, dependendo do

espaçamento da cultura, poderá alcançar US $ 5000,00/ha. Os orifícios de saída dos microaspersores varia de 0,8 a 1,4 mm, com as mesmas características de vazão uniforme para uma determinada pressão. Também necessitam de sistema de filtragem da água.

XIQUE - XIQUE: A área molhada pelo método de xique-xique é maior que na microaspersão, o que lhes confere uma melhor aplicação de água em culturas com maior sistema radicular. Os emissores (orifícios feitos com agulhas), localizados ao longo da linha lateral de pequenos diâmetros (até 1”) e cobertos por uma luva anti-erosão (pedaço de tubo de polietileno de diâmetro ligeiramente superior e cortado longitudinalmente), funcionam com pressão até 15 mCágua, fornecendo vazões maiores (até 200 litros/hora).

3) Quais os fatores determinantes para utilização da irrigação localizada?

Os fatores determinantes são a Elevada produção, elevada eficiência de irrigação, Salinidade e Economia de operação.

4) Qual a diferença entre o gotejamento e microaspersão?

A diferença da microaspersão e o gotejamento reside na maior vazão dos microaspersores (200 litros/hora) e na pressão de funcionamento variando de 5 à 15 mCágua, com diâmetros de orifício de 0,8 à 1,4 mm

5) Na seleção de emissores quais as qualidades desejáveis?

• Apresentar vazão pequena e pouco sensível às variações de pressão;

• Apresentar pequena sensibilidade à obstrução;

• Apresentar resistência à ação química e do ambiente;

• Apresentar estabilidade temporal da relação vazão-pressão;

• Apresentar pequena variação de fabricação;

• Apresentar pequena sensibilidade às variações de temperatura;

• Produzir pequena perda de carga no sistema de conexão emissor-lateral;

• Possuir baixo custo.

6) No uso de emissores regulados quais as condições que justifica o seu uso?

• Quando o custo do emissor regulado é compensado pela redução do custo das linhas laterais devido à redução do diâmetro.

• Em terrenos com pouca uniformidade topográfica. À medida que a uniformidade topográfica da superfície diminui, com variações da direção ou no gradiente de declive, ou em ambos, os sistemas com emissores regulados devem ser preferidos para possibilitar irrigação com maior uniformidade.

• Quando a pressão da água é proporcionada pela energia de posição, sem necessidade de bombeamento e, conseqüentemente, sem custos de energia.

7) Sobre os benefícios do uso de emissores regulados é INCORRETO afirma que:

a) A uniformidade de aplicação de água é mantida em terrenos com baixa, uniformidade topográfica.

b) Os reguladores de fluxo podem prolongar a vida dos emissores e reduzir o desgaste e o rompimento dos dispositivos rotativos dos microaspersores.

c) Possibilita o controle do tamanho das gotas aumentando o efeito dos ventos, mantendo uniforme o padrão de aplicação de água e o diâmetro da área molhada por microaspersores.

d) Para um determinado tipo de regulador de fluxo pode-se combinar diferentes tamanhos de bocais, possibilitando modificações no padrão de aplicação de água por microaspersores e no tamanho das gotas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com