TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FICHAMENTO DAS CULTURAS APRESENTADAS NA DISCIPLINA DE OLERICULTURA

Por:   •  6/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  9.764 Palavras (40 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 40

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO

CAMPUS CAMPO NOVO DO PARECIS

CURSO DE BACHARELADO EM AGRONOMIA

ALEX OLIVEIRA ROSA

FICHAMENTO DAS CULTURAS APRESENTADAS NA DISCIPLINA DE OLERICULTURA I

CAMPO NOVO DO PARECIS
2020

ALEX OLIVEIRA ROSA

FICHAMENTO DAS CULTURAS APRESENTADAS NA DISCIPLINA DE OLERICULTURA I

Trabalho apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, como requisito parcial à aprovação na disciplina de Olericultura I do curso Bacharelado em Agronomia.

ORIENTADOR: PROF. DR. LEONARDO DURVAL DUARTE GUIMARÃES

CAMPO NOVO DO PARECIS

2020


SUMÁRIO

1        COUVE-FLOR - Brassica oleracea L. var botrytis L.        4

2        ASPARGO - Asparagus officinalis        6

3        BRÓCOLIS – Brassica oleracea        7

4        CHUCHU – Sechium edule        9

5        MOSTARDA – Brassica juncea        11

6        QUIABO – Abelmoschus esculentus        13

7        RÚCULA – Eruca sativa        15

8        ABÓBORAS E MORANGAS - Curcubita moschata e Curcubita máxima        17

9        RABANETE - Raphanus sativus        18

10        ALCACHOFRA - Cynara scolymus        19

11        NABO - Brassicsa rapa        20

12        SALSA - Petroselinum crispum        22

13        AGRIÃO - Nasturtium officinale        23

14        MANDIOQUINHA SALSA - Arracacia xanthorrhiza        24

15        INHAME - Dioscorea spp.        25

16        ESPINAFRE - Spinacia oleracea        26

17        AIPO – Apium graveolens        27

18        ACELGA - Beta vulgaris var. cicla        29

  1.  COUVE-FLOR - Brassica oleracea L. var botrytis L.

        A couve-flor, pertence à família das Brassicaceae, possui folhas alongadas, raízes que se concentram nos primeiros 20 a 20 cm de profundidade e sua inflorescência a cabeça, desenvolve-se sobre um caule curto, formando-se a partir do conjunto de primórdios florais, que se transformam-se em botões florais.

        O couve-flor é umas das brássicas mais cultivada e consumida no Brasil, principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. É uma hortaliça que possui 93% de água e apresenta, termos nutricionais, uma boa fonte de vitaminas A, B1, B2, C, é rica em minerais como o cálcio, ferro e fósforo, além de fibras.

        A couve-flor é uma planta muito sensível as condições climáticas e aos tratos culturais. Possui exigências de temperatura, clima e de manejo específicos. Devido à exigência de baixas temperaturas para formação de cabeça comerciais, seu cultivo em regiões de temperaturas amenas era restrito. No entanto com a evolução do melhoramento genético, houve o desenvolvimento de híbridos que apresentam produção adequada em climas quente.

        O solo para o cultivo da couve-flor deve ser adubado, bem estercados, profundos e bem drenados. Além de não tolerar solos ácidos e sendo mais exigente em nutrientes.

        Para a produção de mudas a maioria dos produtores utiliza bandejas, elas devem crescer em substratos ricos em fósforos, nitrogênio e potássio, de modo que as plântulas sejam vigorosas. A temperatura ideal dentro das estufas deve estar em torno de 20 a 25 ºC. O transplante ocorre quando as mudas tiverem entre 5 a 6 folhas definitivas ou de 10 a 12 cm.

        Para se ter couves-flores grandes tem que se investir na adubação, dependendo da quantidade de esterco e do resultado da análise de solo. Geralmente recomenda-se de 180 a 200 kg de N, 350 kg de P2O5 e 300 kg de K2O, durante todo o ciclo.

        O controle de plantas daninhas deve ser feito mecanicamente e manualmente durante o crescimento vegetativo da cultura. Em cultivos de áreas maiores, os produtores podem estar utilizando os seguintes herbicidas, trifularina, oxyfluorfen, esse em pré plantio. Já em pós-emergência pode-se utilizar, alaclor, propachlor e sethoxydim.

        As principais pragas são, pulgão, tripis, traça e lagartas, para o controle destas deve-se utilizar inseticidas recomendados para a cultura. Já as principais doenças são, podridão negra, hérnia das crucíferas, míldio e o fungo branco, para o controle destas deve-se utilizar uma combinação de estratégias culturais e químicas, uma vez que a resistência a doenças não está disponível em variedades comerciais.

A colheita é fundamental devido diferentes mercados exigirem tamanhos específicos de cabeça. O produto final é uma flor, altamente perecível e suscetível a qualquer dano provocado pelo excesso de sol e água. A couve-flor é vendida pela sua aparência, por isso é muito importante para o produtor produzir belas cabeças, para alcançar bons preços.  Após a colheita da couve-flor faz-se a classificação verificando se está no padrão exigido e por fim embaladas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.5 Kb)   pdf (274.1 Kb)   docx (33.5 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com