TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Cultura Urbana

Por:   •  20/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 3

Curso 

Sociologia III – UFMG- Sociologia 

Data 

26/01/2022 

Atividade 

Análise da construção do problema de pesquisa  

Aluna (Nome) 

Yohanna Prado de Sousa

Texto Selecionado 

Cultura urbana e espaços públicos: Estudo de caso do Viaduto Santa Tereza e da Praça da Liberdade em Belo Horizonte.

Autora

 Paola Bonetto Ferrari

Situação problemática 

Tendo como objetos de estudo a Praça da Liberdade e o Viaduto Santa Tereza, este artigo busca analisar como as relações sociais, a frequência de uso e a morfologia desses locais ocasionam na produção de espaços de intensa produção cultural urbana em Belo Horizonte.  

Identificação da questão de pesquisa 

As principais questões levantadas pela autora estão pautadas dentro de três eixos: cultural, espacial e morfológico. A partir disso, são feitos questionamentos a respeito de como esses conceitos interferem na maneira como a população se apropria desses espaços analisados.

Conceitos associados ao problema de pesquisa 

Um dos principais conceitos trabalhados pela autora foram os de espaço público, bem como seus devidos usos, e o de análise morfológica dos espaços. Pelas palavras da autora, “O entendimento do espaço público e de sua apropriação, além de seus usos decorrentes, é embasado por Abrahão (2008) e Habermas (2013), que contribuem para a compreensão do espaço como um local de interações sociais, geradores de cultura e vida urbana. Interpola-se também a estes conceitos, as ideias de Camilo Sitte (1889) de modo a se obter a partir de sua ótica, uma análise da morfologia destas áreas e investigar uma possível influência formal na consolidação destes espaços culturais. ” (p. 01)

Continuidades e descontinuidades em relação ao campo de conhecimento  

No texto, a autora não contrapõe conceitos de outros autores. Entretanto, ela faz uso de ideias como as de Camillo Sitte, em seu livro “A construção das cidades segundo seus princípios artísticos”, e de Jürgen Habermas, em sua obra “Mudança estrutural da esfera pública: investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa”. Os conceitos de Camillo Sitte são utilizados como embasamento para desenvolver uma análise simbiótica entre a cultura e a morfologia dos espaços em questão. Já os de Jürgen Habermas são fonte para a análise da cultura urbana e sua relação com o espaço público da Praça da Liberdade e do Viaduto Santa Tereza.

Hipóteses do autor 

Não foram encontradas hipóteses iniciais que orientam o trabalho

Objetivos do trabalho 

A pesquisa tem como principal objetivo entender a diversidade cultural e seus espaços de produção no Viaduto Santa Tereza e na Praça da Liberdade. Além disso, a autora busca analisar possíveis fatores que justifiquem a potencialidade desses espaços em se tratando de produção cultural urbana na cidade de Belo Horizonte.  

Recorte temporal e espacial 

O período de análise se deu desde a construção do Viaduto Santa Tereza (1924) e da Praça da Liberdade (1897) até o ano em que o artigo foi produzido (2018).

Dimensões observadas na pesquisa  

As dimensões estudadas foram a física, pelo estudo da morfologia das espacialidades e a cultural/política, pela análise historiográfica desses espaços.

Indicadores de medição 

No artigo foram apresentados dados quantitativos e qualitativos. Dentre eles, destacam-se as características dos frequentadores, o contexto histórico dos locais analisados, as características físicas do local (mobiliário urbano, ciclovias, ruas, etc), os tipos de usos e também a relação entre a quantidade de pessoas que transitam nesses espaços em determinados dias e horários da semana.

Unidades de análise 

Foram observados os bancos (se existirem), a largura das calçadas, a forma como esses locais estão inseridos no entorno e os grupos sociais que ocupam ou transitam nesses espaços.

Técnicas de coleta de dados   

  A coleta de dados se deu, principalmente, por meio de observações feitas através de visitações nos espaços analisados. A partir disso, foram feitos mapas esquemáticos e fotografias que foram utilizados pela autora para sustentar sua tese. Além desses, recursos de plataformas digitais como o Google Street View também foram utilizados na pesquisa.

Principais resultados

A partir da pesquisa feita foi possível observar as manifestações culturais presentes no Viaduto Santa Tereza e na Praça da Liberdade são, portanto, fruto de um conjunto de relações entre as mais diferentes esferas sociais que, ao se entrelaçarem, propiciam a criação de uma cultura urbana autêntica que é expressão direta da convivência social.

Críticas, comentários

 No geral, o artigo foi muito bem formulado e as análises bem estruturadas. Senti falta de uma observação mais analítica sobre as características dos frequentadores desses espaços e também acho que seria pertinente que tivessem feito entrevistas com essas pessoas.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (851.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com