TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LEVANTAMENTO PLANIMÉTRICO - MÉTODOS

Por:   •  27/1/2016  •  Resenha  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  1.619 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

O Levantamento Planimétrico estuda e estabelece os procedimentos e métodos de medida de distância e ângulos, para uma representação, em um plano horizontal, de algum espaço, como um terreno, uma área, uma rua etc. Quando dito “Cadastral”, junto com as informações do plano, vem citado na representação gráfica o que existe sobre este plano, como: arvores, bueiros, guias, casas, edifícios ou, em estudos fabris, máquinas, objetos e layout. Ainda, em casos onde o objetivo do levantamento planimétrico é uma ação legal, são apontados os limites e confrontações de uma propriedade, pela determinação do seu perímetro, incluindo, quando for o caso, o alinhamento da via ou logradouro com o qual faça a frente, bem como sua orientação e sua posição relativa (amarração) a pontos materializados e estáveis do terreno.

O levantamento topográfico apresenta suma importância, pois este deve representar fielmente um terreno de acordo com a escala definida. O levantamento planimétrico é um dos métodos utilizados para estudos cadastrais de áreas e não leva em consideração a inclinação do terreno, mas apenas a dimensão de uma superfície plana. Uma das poligonais definidas por esse tipo de levantamento é a poligonal fechada, na qual o profissional parte de um determinado ponto com coordenadas estabelecidas e retorna ao ponto inicial. Esta técnica estabelece a vantagem de considerar a verificação do erro de fechamento angular e linear.

Os procedimentos para a determinação de áreas podem ser auxiliados com dados analíticos, gráficos, programas de computares e mecânicos. Dentre os métodos para a realização do levantamento de áreas, a poligonação é um dos mais utilizados. Uma poligonal é estruturada a partir do método do caminhamento, percorrendo um contorno que se quer definir, através de medições de campo. Com a ajuda de dados e uma coordenada de partida, é possível calcular a formação desta poligonal e realizar o cálculo de área (VEIGA et al., 2007).

O presente trabalho teve por objetivo a determinação de uma determinada área definida na Fazenda Escola da Universidade Estadual do Maranhão- Campus São Luís, utilizando o método de levantamento topográfico planimétrico e com diferentes instrumentos (GPS, Google Eart e o programa computacional Trackmake), a fim de verificar a aplicação do método na área e realizar o cálculo da mesma.

REFERENCIA

CONIN TOPOGRAFIA: Levantamento Planimétrico. Disponível em:<  http://www.conintopografia.com/topografia/levantamento-planimetrico/  >. Acesso em 10 de dezembro de 2015.

VEIGA, L. K.; ZANETTI, M. A. Z.; FAGGION,P. Fundamentos de topografia. Apostila. 2007. 205p.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (90.2 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com