TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MBA em Agro

Por:   •  19/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]             CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

ENSINO A DISTÂNCIA

CURSO: Pós-Graduação MBA Agronegócio

DISCIPLINA: Legislação e Licenciamento Ambiental aplicada ao Agronegócio

PROFESSOR(A): Gisele Souza Rosa
ACADÊMICO:  

Atividade 1.

ANALISE CRITICA DO TEXTO INTITULADO “ATAQUE À LEGISLAÇÃO AMBIENTAL E A ATUALIDADE DA TRAGÉDIA DOS COMUNS”

Ao analisar o texto, ele nos leva refletir sobre a necessidade da preservação ambiental e seu impacto na economia do país e até mesmo no bolso dos que o atacam. Estes temas implicam cada vez mais o envolvimento dos órgãos federais de gestão ambiental. Pois só com a colaboração e boas práticas de todos os envolvidos obteremos bons resultados, seja ecológico e financeiro.

Relativamente ao primeiro aspecto apresentado, considero que o enfraquecimento da legislação ambiental, de fato, a médio-longo prazo será um tiro no pé. O texto enfatiza que os produtores aparentemente apenas pensam em aumentar a produtividade a qualquer custo, e que de fato essas práticas irão prejudicar todos nós. Onde a descentralização   do licenciamento ambiental passando de federal para órgãos estaduais e municipais apenas aumentariam a pressão nos órgãos de ambientais locais.

        Subjacente o texto trás a ideia, do bom momento econômico do nosso país não é dado apenas pelo avanço tecnológico, mas sim em sua maior parte pela exportação de commodities e matérias primas.         

        Por tanto, pode-se concluir que o enfraquecimento da legislação e Licenciamento ambiental, nos trairia um retrocesso, e se repetiria o mesmo do que já se ocorreu em alguns países europeus, que o uso desenfreado impactara negativamente para todos, produtores, governo e sociedade. E que esse assunto deveria ser pautado em órgãos federais pois é um problema que não impacta apenas alguns estados e municípios, mas sim todo planeta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (68.5 Kb)   docx (48.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com